Intel e Google Chrome - Video Encode

Boa noite amigos!

Gosto de utilizar meu note para clouding game (jogos em streaming).
Aqui, quando faço uso do Chrome OS Flex (ou Fyde OS e até mesmo Windows) a aceleração de hardware está sendo utilizada, e o streaming funciona muito bem (VIDEO ENCODE) ! (imagem abaixo ) :

Entretanto, quando tento utilizar alguma outra distro, o resultado que tenho com o streaming é inferior, e a aceleração parece não estar sendo utilizada (VIDEO ENCODE).

Sou iniciante, e quero saber se existe alguma solução (de driver, por exemplo) que possa me ajudar a ter o mesmo resultado.

Configuração:

Bom dia!
Dei uma pesquisada aqui e acho que pode te ajudar (testei no chrome do archlinux aur)
crie o seguinte arquivo.

nano $HOME/.config/chrome-flags.conf

Coloque a seguinte linha dentro:

--enable-features=VaapiVideoEncoder,VaapiVideoDecoder,CanvasOopRasterization

Após isso, salva o arquivo e reinicia o navegador.

Opcional (Não recomendado)

Pra habilitar o webgpu, pode por a seguinte linha também no mesmo arquivo.

--enable-unsafe-webgpu

Interessante, nunca tinha reparado nisso, também utilizo o Fedora 39.

Fui no chrome://flags e procurei o Hardware-accelerated video encode, e ele tá aparecendo na parte de Indisponível:

pela descrição ali, me parece que não tá disponível no Linux essa aceleração de hardware para o video encode. Tentei usar a solução do @coffee1535 , mas aqui no meu não surtiu efeito.

Chromium no Arch Linux (GNOME - Wayland / i7-8565U)

Instale o driver compatível com a sua CPU para a aceleração de vídeo via iGPU .
Verifique os procedimentos no site abaixo:
https://fedoraproject.org/wiki/Firefox_Hardware_acceleration#Configure_VA-API_Video_decoding_on_Intel

Depois habilite a aceleração de vídeo via iGPU nas configurações do Chrome. Acesse a url chrome://flags/