Intel Celeron-6305, Intel UHD -> Compensa usar o POP?

Pessoal, dúvida de leigo. Resolvi migrar do Windows 10, porque senti que poderia ter mais desempenho no meu Not (celeron kkkk). Mas as primeiras impressões que tive do POP quando iniciei, é que ficou mais pesado, exigindo mais do pouco que tem da CPU. Tô pensando de testar o Ghost Spectre ou o Mint. O que vocês recomendam? Alguma dica para otimizar esse SO (gostei dele apesar do consumo). Observação: eu uso só pra jogar, quando era Windows, eu fiz uma série de gambiarra de otimização de tutoriais para poder ficar mais fluído.

Vou dar minha contribuição. Vá para o Big Linux XFCE. Ele é fantástico. Eu rodei num Intel Atom de 2010 super lento e deu pra usar. Nesse seu Celeron vai rodar muito bem. Pode experimentar ai. Dá uma olhada:

1 curtida

Ah ele é bom pra jogar e já vem com a Steam.

1 curtida

Tenho computador com o Celeron 6305 e 4 Gigas de RAM, e o Mint Cinnamon roda muito bem nele. Sempre rodou. Também tive nessa máquina um bom funcionamento do Kubuntu.

Nunca usei esse computador para games. Entendo que Celeron não é processador para isso, mas já topei com vídeos mostrando serem viáveis alguns jogos em noteboks “de entrada” com o 6305 e mesmo processadores mais fracos.

1 curtida

Eu acho o Pop um pouco pesado, melhor ir nas opções que os amigos acima citaram. Acho que um Cinnamon ou XFCE vai rodar bem mais suave, ainda mais que o Gnome do Pop é bem antigo.

3 curtidas

boa noite, usei por muito tempo um samsung book com esse processador e 8 giga de RAM, usava o openSUSE Leap XFCE e era muito bom o desempenho, a questão com o Pop é que a versão do gnome deles é muito antiga e mal otimizada comparada ao gnome atualmente.

Na dúvida, vai de XFCE com qualquer distro que é sucesso.

1 curtida

Nesse seu caso, a DE a ser utilizada é que faz a diferença, independente da distro. XFCE e Cinnamon são as mais indicadas. Seria interessante você postar mais informações da máquina. Modelo de CPU, Quantidade de RAM, Se usa HD mecânico ou SSD etc…

1 curtida

Fiz um upgrade para 16 de RAM. Ele já vem com um NVme de fábrica. O processador dele tem o vídeo integrado UHD Graphics da Intel.
Vou te falar, esse notzinho me surpreende, eu jogo Dota 2 e Euro Truck 2 com os gráficos nos médio. Não me pergunte como, mas roda kkkk

O grande problema, na minha opinião, que nem todas as distros são tão fáceis de trocar DE. PopOS, por exemplo, tem muita coisa atrelada a DE que vem originalmente nele, aí caso o cara não entenda muito de Linux remove algo quebra tudo. Acho que pra testar diferentes interfaces as distros mais interessantes são Arch e Debian, por serem mais agnósticas nesse sentido.

2 curtidas

Saudações, @Luan_I.P! Espero que esteja tudo bem.

Eu não recomendaria o pop. Tô usando atualmente e sinto que ele é muito mais “pesado” do que o mint, que eu usava a cerca de 1 ano atrás.

Recomendo você dar uma chance pra o Linux Mint com Cinnamon, e caso ainda sinta que não está bom, pode tentar usar o Linux Mint com Xfce.

Mas o Pop só tem o Gnome mesmo(22.04) e agora vai ter o Cosmic. Quando falei em DE’s ele tem que encontrar uma distro que tenha um grande leque de opções. Nesse caso podemos citar Debian, Arch, Fedora, openSUSE, Manjaro entre tantas outras que dão várias opções de outras DE’s.

Realmente, com essa configuração é para praticamente rodar qualquer DE tranquilamente e com folga. Esse Gnome do Pop 22.04 é muito antigo, caso queira continuar no Gnome, aconselho a procurar uma distro com uma versão do Gnome mais atual. Caso queira continuar no Pop_OS sugiro esperar lançar a versão 24.04 já com o Cosmic. No seu comentário você comentou que estava pensando em testar o Mint, e ele com o cinnamon aí vai rodar super de boa.

Atualizando minhas postagens, instalei o Big Linux num mini PC Bematech com a seguinte configuração:

• Processador Intel Celeron 2.29GHz
  • RAM 8Gb DDR3 1333MHz (2x4)
  • IGPU Intel HD Graphics 2500
  • SSD 250Gb

Rodou bem melhor que no Intel Atom. Mas o dono desse PC pediu para por algo baseado no Ubuntu, que fosse bem leve.Então esse Celeron está rodando muito bem o Linux Mint XFCE. Rodrei até jogo nele.