Instalei o Zorin OS, mas logo depois que inicio o sistema, o mouse e o touchpad param de funcionar. O que pode ser isso?

Instalei o Zorin OS 17.3 Lite no meu notebook MUITO antigo e, depois de poucos minutos, o mouse e o touchpad param de funcionar do nada e não voltam mais. Eu tenho que reiniciar o sistema para que voltem a funcionar. Eu já pesquisei muito em vários lugares da internet (IA, YouTube, Google, fóruns…), mas não consegui resolver o problema. Já tentei de tudo… Verifiquei os drivers, atualizei, desinstalei e instalei de novo. Não é problema de hardware, não é problema no mouse, não é na entrada… Enfim… Sei que não é, pois no Windows ele funciona perfeitamente.

Obs: No Chrome OS Flex, aconteceu a mesma coisa.

Sempre coloque o modelo completo do laptop provavelmente alguém já teve o mesmo problema e já reportou em algum lugar então o máximo de informações sobre a máquina ajuda muito.
O que conecta o hardware ao software é o kernel e o kernel do zorin se não tiver enganado é LTS e vc dice que o a máquina é antiga porém antiga quanto?
Algumas coisas que pode testar as cegas:
Faz um pendrive bootavel do Fedora ou EndevourOS que tem os kenels mais novos e tem bases diferentes uma da outra se tudo funcionar considere trocar de distro ou tenta instalar aquela versão de kernel no zorin mesmo.
Se a máquina for muito velha mesmo testa no Debian q usa kernel velho por padrão ou alguma distro baseado diretamente no Debian como Peppermint ou Linux mint Debian