Eu peguei um pendrive para instalar o linux mint no meu notebook
Segui um tutorial do canal PulsarTech
Fiz os passos e até o momento tudo estava indo bem, até o momento que eu fui apertar para reiniciar o notebook
Quando apertei, ele não reiniciou, eu fui e apertei no botão de iniciar novamente
Tomei um susto pq apareceu uma tela parecendo o cmd do windows ou o terminal, tudo preto e aparecendo Unable to read, unable to start, unable unable unable
Fiquei no desespero, pesquisei no yt pra ver se tinha alguém que já passou por isso e achei um video meio simples falando pra apertar e segurar o botão de desligar e depois apertar pra ligar de novo
Eu fiz isso, na primeira vez tinha aberto uma tela escrito Enroll MOK Management
Tinha 4 opçoes, a primeira de Continue Boot, a de baixo de ENROLL MOK e outras 2 que não me lembro
Apertei em continue boot
Iniciou o linux mint
Até o momento parece que ta tudo normal
Tem risco eu continuar usando após o que aconteceu? Eu deveria tentar formatar de novo? Alguém pode me dizer o que aconteceu? Achei que ia ser simples kkkkkk
Calma, isso é muito comum.
Com o tempo, você estará testando distro todo dia parecendo o que a mídia mostra como são hackers.
Certo, escolheste o Mint como seu inicial. Eu não sou grande fã, e sempre sugiro escolher o Ubuntu como inicial. Fazendo uma analogia com pokémon, você escolheu bubalsauro, vai demorar para evoluí-lo.
Okay, já está conseguindo entrar no sistema sem o pendrive bootavél conectado? Já instalou algum app?
Estou conseguindo ligar o notebook e entrei nele sem o pendrive, instalei apenas o navegador Brave e a Steam
Até o momento está funcionando, estou instalando um jogo para testar
Não tive nenhum problema até o momento
O ubuntu é mais amigável? acabei optando pelo mint por conta de videos do canal Diolinux e vejo que o pessoal coloca que o mint sempre é a escolha amigável pra quem vem do windows
Mas, como você já escolheu, precisa treinar com Mint (risos).
Instale apps via flatpak, dará menos conflito de pacotes.
De forma simplificada, um programador ao criar um software, ele separa por nível de hierarquia e monta um mapa para o sistema operacional ler o aplicativo corretamente. Acaba que o flatpak é o melhor jeito de compilar um app linux, assim como o “.exe” é para o windows.
Isso aconteceu comigo, logo que montei o PC (vazio), em 2020, e comecei a instalar distros nele.
Fiquei quieto, só olhando – sem saber o que fazer – e depois de alguns segundos, prosseguiu o boot, sem nenhum problema.
E é comum acontecer de novo, depois que instalo outra distro.
Na dúvida, nunca apertei tecla nenhuma. – Depois de alguns segundos, ele continua o boot, e fica tudo bem.
Isso, porque desativei o Secure Boot – ou pelo menos, acho que desativei.
O que dia a IA do Google – especificamente para placa-mãe Asus (meu caso) – pois é coisa do hardware.
Chave de pesquisa que usei: “Enroll MOK Management Asus”
O que é MOK?
Machine Owner Key (Chave do Proprietário da Máquina): MOK é uma camada de segurança usada por sistemas operacionais Linux, como o que você pode estar instalando ou já ter instalado em sua placa Asus, que funciona em conjunto com a Inicialização Segura da UEFI.
Gerenciamento MOK: Este processo permite que você registre a chave pública de um driver ou sistema operacional (como o GRUB) para que o sistema possa inicializar de forma segura e verificar a integridade do software antes de carregá-lo.
Observações Importantes:
A mensagem MOK geralmente aparece após a instalação de um novo sistema operacional Linux ou a atualização de um driver que requer a assinatura do MOK.
O gerenciamento MOK está intrinsecamente ligado à Inicialização Segura (Secure Boot) da UEFI. Ativar ou desativar o Secure Boot é feito através da BIOS/UEFI, acessada frequentemente pressionando a tecla Delete ou F2 durante a inicialização.
Mais:
Para inscrever uma MOK (Machine Owner Key) em um computador Asus, você precisará iniciar o sistema e, quando o menu MOK aparecer na tela, selecionar a opção Enroll MOK (Inscrever MOK), pressionar Enter, e depois prosseguir com as instruções na tela para registrar a chave de segurança do sistema operacional. É importante lembrar que o gerenciamento MOK é um utilitário da BIOS/UEFI usado para habilitar a inicialização segura e garantir que apenas o software confiável seja carregado durante a inicialização.
Passos para insccrever MOK:
Inicialize o computador: Reinicie o computador para acessar o menu MOK.
Acesse o Gerenciador MOK: Quando a tela azul do MOK aparecer, pressione qualquer tecla para entrar no modo de gerenciamento.
Selecione “Enroll MOK”: Escolha a opção Enroll MOK (Inscrever MOK) no menu e pressione Enter.
Acompanhe as instruções: Siga as instruções na tela para completar o processo de inscrição da chave. Em alguns casos, pode ser necessário inserir uma senha ou o fingerprint da chave.
ele botou a chave EFi no seu boot para ser mokeada pra BIOS. muito comum para poder dar boot assinado no EFI. ocorreu algo parecido com o que explico neste tutorial.