Instalei o Linux Mint 19.2 e ele não inicia

Boa noite a todos!

Sou usuário do Ubuntu(novato) e ontem tentei instalar o linux mint 19.2 porem para minha surpresa o mesmo não iniciou apos a instalação.
Ao ligar o notebook ele da boot, aparecer a imagem do Linux Mint(logo LM) e logo em seguida cai em uma tela preta com a seguinte mensagem:

BusyBox v1.22.1 (Ubuntu 1:1.22.0-19ubuntu2) built-in shell (ash)
Enter ‘help’ for a list of built-in commands.
(initramfs) :

Formatei varias vezes, baixei a imagem iso da distro novamente, refiz o pendrive boot varias vezes, instalei a versão 19.1 e o mesmo erro apareceu, nada resolveu.

Voltei para o Ubuntu e agora estou aqui na esperança de encontrar uma solução pois gostaria muito de usar o Linux Mint.

Att. Velofuri

Tente ir nas configurações da sua Bios e mudar a forma de boot. Se estiver em UEFI, coloque em Legacy e vice-versa.

criou as partições ou deixou o instalador criar?

deixei o instalador criar e em uma tentativa eu mesmo criei a partição, nada deu certo ate agora.

verifique a partição e tente novamente
sudo fsck /dev/sdb1

Já tentou dar um “exit”?

Cinnamon, mate ou xfce?

sim, fiz isso e não deu certo, vou tentar a opção que o leohns disse, nas só amanha poderei testar

ao digitar exit aparece algumas linhas com informações de kernel e outras coisas que não me lembro e depois trava tudo
a iso é Cinnamoon

Todas as vezes você utilizou a mesma ISO ou você baixou uma ISO nova para cada tentativa?
Você verificou a ISO baixada?
Ele consegue iniciar em modo Live?

Baixei nova iso para garantir que nao era falha do arquivo iso, mas nao foi uma nova iso por tentativa e sim ele inicia no modo live

E qual é este erro?

(Postagem precisa ter no mínimo 20 caracteres) < Só pra poder postar… rs

Agradeço o tempo de vcs mas nao tem como eu ver qual é esse erro pq ja estou instalando o ubuntu novamente e nao vou mais insistir com o mint, queria muito mas o meu notebook nao quer.
Obrigado a todos!

Olá @Velofuri qual é o seu hardware? Esse tipo de mensagem pode estar associado à problemas no disco, mas também pode indicar erros durante a instalação do GRUB.

Notebook positivo premium xs7010, core i3, 2gb de ram

Pensei que poderia ser problema fisico do disco porem o ubuntu funciona normalmente

De qualquer forma, faça uma verificação da integridade de seu HD, pois o fato de um SO instalar e outro não, pode-se indicar defeitos físicos.
Eu já instalei o Linux Mint em máquinas completamente duvidosas e até hoje não tive problemas…
Dê uma olhada aqui caso você resolva tentar novamente…

Vou olhar, mais uma vez muito obrigado!

Essa mensagem acontece quando o o bootloader carrega o kernel, o kernel carrega o initrd, mas o kernel não consegue acessar o disco rígido.

Com isso sabemos que:

  1. A partição EFI carregou sem problemas (no caso de boot UEFI)
  2. A BIOS achou o hd e carregou o bootloader da MBR (no caso de boot legacy), que carregou informações da partição /boot.
  3. O kernel não achou nenhum disco rígido ou a partição raiz

Como descobrir mais informações?

  • No boot do grub, remover as opções “quiet” e “splash” passadas para o kernel. Isso poderia dar mais informações sobre a inicialização do sistema

Quais as prováveis causas?

  • Uso da partição raiz em LVM porém o LVM não foi carregado no initrd
  • Argumento passado como “root=” para o kernel está errado
  • Disco rígido criptografado mas o cryptsetup não foi carregado na initrd
  • Uso de partição em RAID porém o raid não foi carregado no initrd
  • Driver incomum para controlador de disco rígido (SCSI, virtio, e outros), mas o módulo específico não foi carregado no initrd

Provável caminho para solução:

  • Se existir um kernel mais antigo que funcionava, dar boot por ele.
  • Caso não exista (como foi o caso aqui), dar boot pelo pendrive de instalação (ou outra distribuição linux instalada) e seguir tutorial para entrar no sistema via “chroot”, daí gerar novo initramfs com o elemento faltante.

Acho que esse tipo de problema é um dos que mais dá trabalho para resolver. Tanto que o mais fácil é instalar novamente o sistema mudando/removendo opção de LVM e raid.

3 curtidas

@Deleterium parabéns, realmente gostei da sua explicação, infelizmente nao sei aplicar a solução indicada, poderia ate gastar um tempo pesquisando a respeito mas como o ubuntu esta funcionando vou continuar com ele. Muito obrigado a todos!

Nao sei se ainda tentou fazer o que eu sugeri, mas tua BIOS pode estar dando boot no grub da instalação anterior (que pode ser UEFI ou Legacy). Mas ele cai no initramfs porque nao há sistema operacional nenhum em UEFI , ou Legacy se for o caso. Então, se ainda não tentou, mude a forma de boot na BIOS. Troque para UEFI se estiver em Legacy ou o contrário.

1 curtida