Eu decidi sair do debian12 que estava para o kubuntu 24.10, por simplesmente ter o plasma 6, e não ser uma base arch. Mas apos instalar ele não passa do grub, surge o erro da imagem
Pelo nome é obvio que ele não consiguiu inicializar o filesystem basico na ram, mas como resolver?
Eu ja tentei reinstalar mas não deu certo.
Em mais detalhes, instalei o kubuntu 24.10 em btrfs, instalação mormal + virt manager. Ja busquei o que fazer e não consegui resolver. Alguem sabe como resolver?
A imagem está correta?
Você fez o checksum?
Parece ser erro de descompressão do initramfs…
Não é isso, instalei um app para checksum no celular, usei o otg e não esta corrompido
Ambos dão:
3b3c6f4b14c6609bfc296f671eccf11fed4f17702e0e675e810fa79db8fc097c
Para complementar, eu usei o ventoy 1.0.99, e só consegui bootar pelo ventoy em grub2, ent talves seja do grub
Temos um problema, agora so estou com o celular, então não tem como usar o balena etcher. Vou tentar reinstalar em ext4
Tente o https://etchdroid.app
Parece que funciona
novamente mesmo problema de iniciar o instalador pelo modo uefi, e dessa vez não tinha como substituir pelo grub do ventoy então nem da bios eu passaria.
decidi instalar no modo bios mesmo, fulcionou, vou ver se tem como trocar apos a instalação.
Isso deve ser um problema do ubuntu 24.10 ou do meu pc. porque ja instalei arch, debian e outros ubuntus no modo uefi
Ok
Boa sorte
Veja se na bios está como uefi.
Pode ser isso.
Se na bios nao está como uefi nao funciona
minha bios tem uefi, e eu não troquei nada nela, quando inicio o pendrive como uefi ele fulciona o ventoy, o grub mas não boota o sistema, vou testar com o debian dnv, so para ver se boota
Os demais sistemas não tem esse problema com o modo uefi no meu pc. Foi so o kubuntu 24.10, e possivelmente a base ubuntu 24.qp como um todo
Coloque como resolvido então, já que é um problema específico da distro.
Ok, coloquei, de qualquer forma é estranho, na maquina virtual não tinha dado problema
o problema esta na instalação em btrfs em uefi, instalei em ext4 e não deu problema
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.