Instale o Radeon Software no Ubuntu e obtenha uma melhor compatibilidade para a sua GPU AMD

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/amd/instalar-radeon-software-ubuntu.html

Aprenda a aumentar a compatibilidade da sua GPU da AMD no Linux com softwares como o DaVinci Resolve utilizando o Radeon Software.

11 Curtidas

Que legal! Outro tópico para continuar a tentar resolver meu problemas com a minha Radeon RX 570 vs. DaVinci Resolve. :sweat_smile:

4 Curtidas

Infelizmente o funcionamento do Resolve no Linux com GPU AMD parece não ser uma ciência exata. Tem muitos procedimentos internet afora, inclusive aqui no fórum que dão certo para uns e não para outros. É mesmo uma bagunça! haha

1 Curtida

Algo bem absurdo e sem sentido para mim é que, no Ubuntu (20.04.2 LTS), seu eu instalo o driver mais recente da AMD, o sistema simplesmente se corrompe, isso significa, começar a se comportar estranhamente (opções de resoluções desaparecem, dispositivos de armazenamento USB não respondem, mensagens de erros espontâneas), nem desinstalar o driver retoma o sistema ao normal. Eu testei o tutorial do post e resultado não foi diferente. :sweat_smile:

A única distro que “quase” tudo tem dado certo foi no Pop!_OS, o que é (também) estranho, porque o suporte oficial do OpenCL é no sistema da Canonical. Apesar disso, no da System76 faço um Workaround pra coisas funcionarem e, infelizmente, tenho ainda que usar uma versão desatualizada do DaVinci Resolve. :disappointed:

1 Curtida

Já sei por que o driver não tá pegando no Ubuntu 20.04.2. O driver só chega, por enquanto, até o 20.04.1 :grimacing:

2 Curtidas

Sinto bem burro… Pois faz muito sentido! :upside_down_face:

Mas será que a versão 20.04.2 não seria retrocompatível com os drivers das versões anteriores? :thinking:

Pois é, isso é uma coisa muito chata mesmo (para me manter educado). haha

Exatamente por isso mencionei apenas o 20.04.1 no artigo, inclusive, eu também tive problemas ao tentar instalar o driver no meu Ubuntu 20.04.2. Mó sacanagem!

Esse negócio de Resolve com GPU AMD até funciona em alguns casos. Eu mesmo já consegui usar aqui no 20.04.1 e no Fedora 33 (tem artigo também). É algo bem incerto, e se a pessoa quiser uma melhor garantia de o quão bem e por quanto tempo vai funcionar, só me resta recomendar o Windows.

3 Curtidas

Tem uma forma de usar no Pop_OS! também através de um script do Dio, vou escrever sobre isso assim que possível. Embora nenhum desses métodos seja 100% garantido, pode ser uma grande ajuda para alguém. Então é sempre válido compartilhar.

2 Curtidas

Bem complicadinho heim, pra uma empresa que gosta tanto do mundo open source, fazer um driver que além de ser tão ruim de instalar ainda perde desempenho, ai complica né, a Nvidia mesmo com todos os problemas tem um driver bem superior pra Linux, e ainda tem NVENC, a AMD nem tem o AMF pra Linux, é tenso…

2 Curtidas

Sim, tem o script do Dionatan, mas, infelizmente, comigo não funcionou. :disappointed:

Quer dizer… Até funcionou nas versões do DaVinci Resolve mais antigas, mas com a mais atual - 16.2.8 - , o visualizadores ficam bugados, somente reproduzindo a faixa de áudio. Somente na aba Fairlight que o som e imagem são reproduzidos ao mesmo tempo. :sob:

NOTA: a placa de vídeo que ele utiliza é Radeon RX 580, talvez possa ser por isso que não funcionou comigo.