Instale o Arch Linux rápido e fácil com Arch Install

image

Instalar o Arch Linux no PC pode ser uma tarefa muito mais fácil com o Arch Install, um script da própria distro contido na ISO do sistema que permite que qualquer pessoa consiga instalar a distro Linux rapidamente, sem se preocupar demais com detalhes.

Saiba mais acessando:

Qual é a sua opinião? Comente abaixo :smiley:

5 curtidas

Bem mais prático!
Já fiz muito lab pra testar as interfaces gráficas…
Só selecionar o que vai querer e “Install”!

Já era! Ainda pode escolher pacotes adicionais na instalação.
O Gentoo poderia ter algo parecido! Uma luta pra instalar o SO.

Tenho curiosidade de testar e ver como funciona o gerenciador de pacotes, mas ainda não tive sucesso na instalação. Praticidade que vale no NixOS também…

3 curtidas

Eu aprendi a instalar o Arch manualmente em VMs para servir de teste quando fosse instalar na minha máquina real, acabou que usei o Archinstall e deu no mesmo :man_shrugging:

Se não for algo muito específico, esse script cobre muito bem o que um usuário minimalista precisa.

2 curtidas

Mudanças no archinstall
A nova .iso do Arch Linux teve algumas mudanças na forma de instar pelo archinstall.
Será preciso adotar alguns procedimento a mais (se não, não seria o Arch rsrsrs):

(!) Não digite archinstall primeiro.

Faça desta forma:

1. digite >> pacman -Sy archinstall ( Assim ele vai baixar algumas coisas )
  2. agora sim, digite o archinstall ( novamente, como na matéria)

Desta forma o funcionamento da instalação será como antes, rola normalmente.
abraços.

6 curtidas

Obrigado pela dica! Vou anotar para atualizarmos o artigo.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Quando que vão aplicar esta mudança? Acabei de baixar a ISO e continua com o archinstall instalado.

Boa tarde!. Agradeço ao amigo fpimentajr por compartilhar essa solução. Antes de saber disso tinha que ficar colocando senha para encriptar a maquina. Agora é só alegria de instalar. Segue um print com meu Arch com gnome em meu Laptop novo.

1 curtida

Bem… a .iso de abril está assim. Mas houve muita reclamação.
Caso você esteja usando uma .iso mais antiga isso não se aplica.
Se não se aplicou a você a dica, que bom! Mas se outros necessitarem, está aí a dica.
Abraços.

Que bom! Fico feliz em ter ajudado.
Entra no Telegram no Arch já que você está usando ele agora, talvez precise de algum auxílio no futuro e o povo lá é muito maduro e disposto a ajudar. Link do grupo>>>>> Telegram: Contact @archlinuxbr
Aproveite e da uma lida na:
Main page (Português) - ArchWiki
Abraços.

Obrigado amigo.

1 curtida

Até tenho uma iso mais antiga no pc. Mas depois que vi sua informação, fui no site e baixei a versão archlinux-2023.04.01-x86_64 para ver como que ficou, e digitei archinstall e abriu o instalador sem ter a necessidade de instalar o pacote pelo pacman.

1 curtida

A post was split to a new topic: Como utilizar gpu dedicada do notebook junto com a integrada?