Instalar VM em SSD externo usando Virt-Manager

Olá, pessoal.
Estou com um problema para instalar uma maquina virtual usando o Virt-Manager. A VM será instalada em um SSD externo. Já criei o disco .qcow2 tranquilo mas dá erro na hora de instalar. Acredito que seja por alguma permissão, mas revisei tudo e não consegui resolver. No VirtualBox funcionou, mas o desempenho do Virt-Manager é superior.

Segue erro do print acima:
Não foi possível completar a instalação: “Cannot access storage file ‘/run/media/rogerio/34944e1c-16c7-49d8-a08a-6ae1c23d0663/vm/umbrel.qcow2’ (as uid:107, gid:107): Permissão negada” Traceback (most recent call last): File “/usr/share/virt-manager/virtManager/asyncjob.py”, line 71, in cb_wrapper callback(asyncjob, *args, **kwargs) ~~~~~~~~^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ File “/usr/share/virt-manager/virtManager/createvm.py”, line 2085, in _do_async_install installer.start_install(guest, meter=meter) ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ File “/usr/share/virt-manager/virtinst/install/installer.py”, line 768, in start_install domain = self._create_guest( guest, meter, initial_xml, final_xml, doboot, transient) File “/usr/share/virt-manager/virtinst/install/installer.py”, line 709, in _create_guest domain = self.conn.createXML(initial_xml or final_xml, 0) File “/usr/lib64/python3.13/site-packages/libvirt.py”, line 4545, in createXML

Primeiro observe se vc adicionou seu usuário nos grupos libvirt e libvirt-qemu
Dps altere o arquivo " seu editor favorito /etc/libvirt/qemu.conf" e altere onde tem
“user=libvirt(ou libvirt-qemu)> pelo seu usuário” essa linha vai estar com # aí vc apaga apenas o #
“group=libvirt-qemu” vc apenas remove o # nessa linha
Salve e execute "systemctl restart libvirtd
Isso vai liberar a execução e gravação fora da pasta libvirt

2 curtidas

Funcionou, muito obrigado. Estive a varias semanas pesquisando sobre esse problema e não conseguia chegar a uma solução. Muitíssimo obrigado

1 curtida

Agora estou sem áudio kkkkk.
Fiz o que me indicou e consegui instalar sem problemas, porém, não funciona o áudio

1 curtida

O audio na VM?

Sim. Revisei todas as configurações da vm mas não funciona

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.