Instalar Ubuntu no notebook asus transformer t100

Opa vou dar uma olhada valeu…

1 curtida

Opa, sei que o tópico é antigo, mas acabei de instalar o Ubuntu 20.04 LTS no meu Asus T100 e foi bem fácil.

O problema dele é o seguinte: embora o processador suporte 64 bits, a UEFI é de 32 bits. Então precisa de uma “gambiarra” para instalar. Segui este tutorial, mas não tive problemas com a instalação do GRUB (ou seja, foi muito mais fácil): clique aqui.

Foram poucos passos:

  1. Criar o pen drive de boot com a .iso do Ubuntu conforme o tutorial;
  2. Copiar o arquivo de inicialização de 32 bits para a pasta de EFI, conforme o tutorial;
  3. Desativar o secure boot na BIOS e colocar o pen drive como opção primária;
  4. Instalar o Ubuntu normalmente, sem testar (ele trava se você tentar rodar pelo pen drive, sem instalar).

No final vai ter uma mensagem de erro, mas funciona normalmente. Apenas duas coisas não estão funcionando: a câmera (o LED fica aceso o tempo inteiro e ela não é detectada) e os botões de volume. Vou ver se encontro alguns drivers para resolver isso. No mais, está rodando super bem! Inclusive, estou digitando nele agora.

2 curtidas

Cara! Essa resposta me salvou. Eu já estava ficando maluco tentando descobrir o que eu estava fazendo de errado. Graças a você eu consegui instalar xubuntu no meu Asus T100. :slight_smile:

Por acaso você conseguiu fazer o sistema reconhecer a webcan e os botões de volume?

1 curtida

Ei, @danwhat, seja bem-vindo! Fico contente em saber que a resposta foi útil. Por mais que eu goste do T100, o hardware específico dele acaba sendo chatinho.

Ainda não tentei resolver o problema da webcam e dos botões de volume, mas vou ver se qualquer dia tiro um tempinho para isso. Aparentemente existe solução (ainda preciso explorar): linux-asus-t100ta/webcam at master · jfwells/linux-asus-t100ta · GitHub.

Não parece ser algo simples. Parece ser necessário modificar a BIOS: I finally found why this Camera driver won't work on an unmodded ASUS laptop-BIOS · Issue #4 · jfwells/linux-asus-t100ta · GitHub

O engraçado é que os botões de volume pareciam funcionar antes, em uma versão mais antiga do sistema. A questão desses botões deve ser mais fácil de resolver (repare que ele diz que estavam funcionando): Latest steps to install Ubuntu on the Asus T100TA | John Wells

1 curtida

Eu estou ligado que o Asus T100 é bem fraquinho. Brinquei um pouco com ele instalando xubuntu e mintlinux mas acho que vou colocar Android (tem um projeto chamado Android x84 que é uma “versão do Android” para PCs). Acho que a forma de deixá-lo mais funcional.

Perguntei sobre a webcan e os botões mais por curiosidade. Também não vejo tanta necessidade.

Para ser sincero eu vou deixar a câmera e os botões sem funcionar se for difícil de resolver. Acho que não vale o esforço e o risco.

Eu não achei ele tão fraquinho assim… Para tarefas básicas, é claro. Eu levei ele para a universidade durante 4 anos direto e usei para acompanhar as aulas. Tinha ótimo desempenho com o Windows 10 x86 para esse uso, que envolve navegar na Internet, editar documentos e ouvir músicas. Com o Ubuntu 20.04 LTS (x64) ele escorrega um pouco, mas ainda fica bem usável.

O maior fator limitante dele, em termos de desempenho, é certamente a memória ram. Porque o processador (Atom Z3775) é surpreendentemente bom ao ser comparado, por exemplo, com um Core i3 final U daquela geração. E é impressionante como consome tão pouco.

Já usei esse método e funciona bem!

1 curtida

Acabei de atualizar do Ubuntu 20.04.1 LTS para o Ubuntu 20.10. Os botões de volume passaram a funcionar e o LED da câmera, que antes ficava o tempo inteiro aceso, agora fica apagado (mas a câmera ainda não é reconhecida). O controle de brilho automático da tela está funcionando muito bem.

Vocês conhecem a expressão “dar com uma mão e tirar com a outra”? Pois é… A rotação automática de tela parou de funcionar, com ou sem o dock do teclado. Talvez o sensor não esteja sendo detectado. Fica o alerta. Para mim não faz diferença, já que uso o modo tablet de vez em nunca.

Eu já instalei o ubuntu no T100 da minha mulher e ficou bom, mas eu nem tentei dar dual boot, pq ele estava muito lento com o W8 imagina com o 10.

Mas se você quiser, esse foi o método que eu usei:
http://www.jfwhome.com/2016/01/04/latest-steps-to-install-ubuntu-on-the-asus-T100ta/

e esse faz o mesmo método, só que mais organizado.

1 curtida

Antes do Ubuntu, eu estava usando o Windows 10 Home x86. Não rodava mal. Na realidade, diria que rodava melhor que o Ubuntu 20.04.1 LTS (ou 20.10).

talvez com uma distro mais leve ele funcione melhor, mas eu não tentei mais nada pq como eu disse é a máquina da minha mulher e ela não gosta que eu fique testando dez mil coisas na máquina dela.

Ei, pessoal!

É muito mais negócio esquecer o Ubuntu e instalar o Debian Testing (Bullseye) nessa máquina. Além de não ser necessário fazer gambiarras (a imagem MultiArch do Debian já é preparada para dar boot em máquinas com UEFI x86 e instalar o sistema x64), rodou beeeeeeeem mais liso e leve:

O Debian não instala drivers proprietários por padrão. Durante a instalação, para ter uma conexão com a Internet, faça o download do firmware proprietário da placa de rede Wi-Fi e coloque em um cartão SD: Debian -- Package Search Results -- firmware-brcm80211. A .iso você prepara da forma convencional, em um pendrive, para inserir no dock.

Dessa forma, o sistema irá perguntar se você deseja buscar o firmware de rede durante a instalação e irá localizá-lo automaticamente no cartão SD.

Após a instalação, o áudio não funcionará. Instale este firmware proprietário: Debian -- Package Search Results -- firmware-intel-sound

4 curtidas

Não consegui instalar o driver de rede WI-FI

Olá! Seja bem-vindo!

Você está tentando instalar o Debian? Poderia ser mais específico quanto ao problema?

Mais um caso em que o Debian tem vantagem sobre o Ubuntu.

Depois, claro, de ser devidamente “ajustado” com adição de firmwares… O Debian é chatinho em instalação e pós-instalação, mas depois compensa com estabilidade e leveza.

1 curtida

Nesse tablet a diferença foi bruta… Usando o mesmo GNOME, o Debian deixou o Ubuntu comendo poeira. Eu já esperava que seria mais rápido, mas fiquei surpreso. Talvez porque a memória RAM seja bem limitada com os 2GB.

Fiquei mais de um ano usando o Ubuntu em todos os meus computadores. Foi uma ótima experiência. Depois acabei migrando para o Pop!_OS e, então, para o Debian. Quando me perguntam o quê instalar, agora eu digo de forma bem sincera: tem conhecimento sobre GNU/Linux? Então deixe o Ubuntu de lado e experimente o Debian.

Um colega meu, que conhece bem mais sobre GNU/Linux que eu, sempre me dizia: “quer a melhor experiência? Vá até a origem”. Agora eu entendo.

2 curtidas

Para quem estiver com dificuldade na instalação do Debian, basta seguir este artigo:

Lembrando que, no caso do Asus T100, é necessário baixar a imagem MultiArch para realizar a instalação da versão x64: https://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/multi-arch/iso-cd/debian-testing-amd64-i386-netinst.iso

Não é necessário realizar alterações na .iso, ao contrário do Ubuntu e seus derivados. Isso porque há suporte nativo a UEFI x86.

Até dá para usar o GNOME (se você gosta muito, como eu), mas o ideal para extrair o máximo de desempenho da máquina seria escolher KDE ou Xfce, por exemplo.

O Debian tem uma versão x86, mas recomendo instalar a x64 mesmo. A arquitetura x86 já está perdendo o suporte de diversos aplicativos faz algum tempo.

Ei, pessoal! Acabei de comprar um SSD DRAM Less de baixo custo (Netac N530S, de 120GB), direto no AliExpress, e instalei na dock desse tablet/netbook. Gastei R$ 90,00, com frete incluso.

Fiz isso para evitar desgastar a limitada memória interna eMMC (que tende a durar bem menos que um SSD e é soldada) e ter mais espaço e desempenho. Ou seja, instalei o sistema no SSD na dock, e não na memória do tablet. Como consequência, não posso mais usar o tablet separado da dock. Contudo… Nossa! Foi da água para o vinho.

Fica a dica para quem quiser aproveitar esse hardware ao máximo: esqueça a forma tablet (até porque é grande e desconfortável, de qualquer forma), compre um SSD básico e coloque na dock. Instale o Debian nele (conforme minhas instruções acima) e crie uma partição swap de 6GB ali. Para aproveitar o HDD que vem nele dá para montar um HDD externo, bastando comprar um case.

Agora tenho um netbook touchscreen com desempenho bem bacana para tarefas do dia a dia! Estou muito impressionado em como ficou show! Neste momento estou digitando nele, com três abas do Firefox abertas, Rhythmbox, Discord e Steam. Está indo surpreendentemente bem, sem engasgar, e estou usando GNOME!

Ainda dá para se virar muito bem com 2GB se a utilização for voltada a tarefas do dia a dia e aplicativos de conversa. Basta saber lidar com isso e respeitar os limites da máquina.

P.S.: caso alguém tenha curiosidade, o nome da extensão que mostra a utilização dos componentes é Vitals: Vitals - GNOME Shell Extensions

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.