Tenho o seguinte cenário:
SSD 01: /dev/sda
SSD Nvem2: /dev/nvme0n1
No nvme0n1 estou com o Win 11 pro instalado.
No /dev/sda instalei o Ubuntu 24.04. O boot loader foi instalado no /dev/sda também.
Aliás, o instalado do Ubuntu não me deu a opção de instalar no nvme0n1.
Normalmente eu instalaria o grub no /dev/nvme0n1 onde está o boot loader do Windows.
O Ubuntu instalou sem problemas. Porém não consigo dar boot no mesmo.
Só o Windows dá boot.
Isso pode acontecer porque o volume pode ficar bloqueado no windows, devido a inicialização rápida. Da uma olhada em como desativar isso antes de instalar o Ubuntu.
O que pode estar acontecendo é que o seu sistema está bootando pelo mesmo dispositivo via BIOS/UEFI, tenta ver as configurações da sua BIOS.
Geralmente tem um botão que dá pra escolher na hora do boot qual ssd usar, geralmente é f12 f10 ou f9. Tenta aí e seleciona o dispositivo do Ubuntu.
Bom dia,
Fiz isso.
Desabilitei a icialização rápida e reinstalei i Ubuntu no SSD Maxtor.
Instalei o boot loader no SD Maxtor.
Quero dar boot do modo que você falou. Ao ligar o notebook, precionar F12 (notebook LeNovo) e escolher o HD para dar boot.
Faço isso e escolho o SD Maxtor, onde está instalado o Ubuntu e o boot loader mas não dá boot. A BIOS passa o boot para o próximo dispositivo de boot, no caso o SSD onde está o Windows.
Alguns PCs mais antigos só conseguem dar boot em modo legacy, ou seja, com a tabela de partições em MBR. Verifica se o seu se enquadra nisso, pois seu ssd pode estar em modo gpt e aí não vai bootar mesmo você fazendo tudo certo.
Vê nas configurações da BIOS se tem algo do tipo “boot mode UEFI/legacy”. Tenta alterar essas configs e testa.
Se não tiver e já que você está aparentemente com o ssd livre, apaga todas as partições se não tiver seus arquivos nelas, e cria uma nova tabela de partições como MBR. E instala o Ubuntu de novo.
Uma questão: quando você seleciona o ssd que tem o Ubuntu ele passa direto pro windows sem apresentar nenhuma tela, nenhum texto mesmo que rápido?