Instalar Scidavis (software de visualização e tratamento de dados) no Linux Mint?

Pessoal, preciso instalar o Scidavis e não consigo fazer isto no Linux Mint 19.01. Antes eu utilizava o Ubuntu 16.04 e havia conseguido instalar ele através do próprio apt pelo que me lembro e agora que mudei para o Linux Mint o programa não está no repositório e não consigo compilar ele (aparentemente o guia de instalação que vem no pacote da fonte já é bem antigo). Tentei diversas vezes e baixei diversos pacotes para tentar seguir o guia de compilação mas não obtive nada de sucesso. Já tenho alguma experiência com Linux e sou bem tranquilo com o terminal (uso bastante para escrever meus programas em C e para plotar meus dados no Gnuplot), mas compilei apenas um programa que outro da maneira tradicional. Se puderem me ajudar com alguns links ou um passo a passo ou mesmo me acompanharem na instalação fico muito grato!

http://scidavis.sourceforge.net/

Qual é versão do Linux Mint você utiliza?

1 curtida

neofetch

Estou com a 19.1

Testei a instalação em uma máquina virtual com Linux Mint, abaixo segue o link das dependências e do Scidavis para você instalar.

Google Drive - Scidavis

Instalação é fácil só clicar e instalar com gdebi as duas deps e depois o scidavis. Para iniciar o scidavis use o terminal ou crie um link no menu conforme a imagem abaixo.

2 curtidas

Cara, muito obrigado mesmo! Me desculpa não te responder ao longo dessa semana, acabei não tendo tempo pra verificar a resposta. Eu usei os arquivos que tu mandou no drive e a instalação deu certo, mas essa versão não vem com importação de arquivos Origin. Tu sabe como me ajudar quanto a isso?

Estou postando a nova versão para vc, testei aqui na vm está funcionando perfeitamente. Infelizmente a versão D13 não é compatível com Origin, mesmo instalando a lib não aparece, nessa nova versão instalando a lib vc obtem o suporte a Origin.

Antes de instalar a nova versão remova todos os pacotes instalados anteriormente usando Synaptic, lembre-se de marcar no synaptic para remover comletamente. Remova tbem o link criado no menu, pois a nova versão já cria o link. Abaixo irei por o nome dos pacotes caso não lembre:

scidavis
libgsl2
libqwtplot3d-qt4

Para instalar a nova versão instale usando o Synaptic o pacote:

liborigin2-1v5

Faça download no link abaixo e instale usando Gdebi os pacotes:

GoogleDrive - Scidavis (new version)

libmuparser_2.2.4_amd64.deb
libqwtplot3d-qt4_0.2.7_amd64.deb
scidavis_1.D23_amd64.deb

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Daniel, sem palavras pra tua ajuda! Muito obrigado mesmo por toda essa força! Funcionou perfeitamente e a instalação não poderia ser mais simples!

Muito obrigado. Procurei muito por isso! Agora posso desistir da ideia de dualboot com Win10 devido a dificuldade de instalar no Mint. Vlw Daniel!

Olá Daniel, há muito tempo que procuro por pacotes que substituam ao Origin no linux. Já tentei o qtiplot, mas é pago. Tinha usado um scidavis uma vez no manjaro mas o da aur está com problema há um bom tempo. Cliquei no link do google drive que vc colocou mas não consegui acesso. Agradeço muitíssimo se vc compartilhar.

1 curtida

Liberei novamente o acesso para todos. Como faz muito tempo esse post nem tinha lembrado que estava compartilhando no meu google drive, o link segue o mesmo.

Vc que usa manjaro recomendo criar um PKGBUILD e gerar um pacote, é extremamente simple e provavelmente possua uma versão mais nova do scidavis.
Existe no AUR o alphaplot que é um fork do SciDavis / QtiPlot, e o scidavis-qt5 que funciona perfeitamente, acabei de testar aqui.

Segue o site oficial:

Scidavis sourceforge

Muito obrigado mano. Existe um pacote na AUR recente, tentei instalar e deu erro. Já tem relatos lá de outras pessoas com o mesmo erro. Tem algum site ou tutorial de como criar o PKGBUILD. Agradeço demais.

Tem na wiki.archlinux.org, só dar uma olhada lá.

Blz. Estou lendo agora. É que sempre acho a arch wiki confusa, se eu me enrolar , posso te perguntar? Vc usa arch também?

Instala da aur, primeiro instale da aur os pacotes qwtplot3d-qt5 e qwt5-qt5, depois vai conseguir instalar o scidavis, pois esses dois pacotes que citei são dependências do mesmo.

1 curtida

@RuKsu, corre aqui… precisam da tua ajuda com PKGBUILD

1 curtida

Acho que foram esses os erros da instalação .

Esses 2 pacotes já estão instalados. Esse é o erro:
Project MESSAGE: Building with preset linux_package
Project MESSAGE: Making PyQt bindings via SIP
sip: Unable to find file “QtCore/QtCoremod.sip”
Project ERROR: python python-sipcmd.py PyQt5 python-config --includes -c …/tmp/scidavis src/scidavis.sip FAILED in /var/tmp/pamac-build-waydson/scidavis-qt5/src/scidavis-2.3.0/libscidavis
make: *** [Makefile:97: sub-libscidavis-make_first-ordered] Erro 3
==> ERRO: Uma falha ocorreu em build().
Abortando…

Opa :wave:t2:

Para instalar pacotes do AUR, precisamos ter as ferramentas git e base-devel instaladas senão…
Caso não tenham eles instalado, então no terminal:

sudo pacman -S git base-devel
para garantir depois:
sudo pacman -Syu

Depois de instalado, para garantir reinicia o computador e faz os testes com o git clone e makepkg -si no PKGBUILD. Se quiser testar a integridade dele, lessPKGBUILD
:pray:t2:

2 curtidas

Eu criei os pacotes, desinstale tudo e instale os pacotes que criei do scidavis, o link se encontra abaixo:

Scidavis-dan Arch-Manjaro

Para realizar a instalação basta execute o comando abaixo:

sudo pacman -U qwt5-qt5-5.2.3.3-1-x86_64.pkg.tar.zst qwtplot3d-qt5-0.2.7-3-x86_64.pkg.tar.zst scidavis-dan-2.3.0-3-x86_64.pkg.tar.zst

Segue a foto do mesmo funcionando perfeitamente no manjaro.

3 curtidas