Instalar Programas no Linux , para iniciantes

Boa Noite a tds, do fórum.

1º - Quero aprender a instalar por exemplo minha placa de video Offboard: AMD HD5450 1Giga DDR3, e drivers de video sendo placa Offboard e Onboard, Google Chrome, Pacote Office 2010 por exemplo, etc. ( Mais ao menos essas 3 coisa e já é um bom começo pra mim. )

PC Desktop: Placa mãe: PC CHIPS P53G (V1.0) Soquete LGA 775 e RAM DDR2 Chipset: VIA P4M900CD / VT8237S , Processador Intel Pentium Dual Core E2180 2.0 GHz, 1MB Cache, 3 Gigas de RAM DDR2 667MHz, SSD 120 Gigas + HD 160 Gigas, Placa de Video AMD HD5450 1 Giga DDR3 64 Bits, Fonte 500W Power X ( Eu sei que entrega menos, mas segura tranquilo p/ essa humilde configuração.

Vejam: Diz que tem driver para Linux, e Ubuntu ( Só não sei instalar ) OBS!!! Pega o link abaixo e colo amd. , pois não deixa colocar 2 links por ser novo usuario; entt. o site é amd. com/pt/suporte …
Basta adicionar na frente do link abaixo: amd.

com/pt/support/graphics/amd-radeon-hd/ati-radeon-hd-5000-series/ati-radeon-hd-5450 <<<<<
-------------//---------------

2º - Quero saber outra coisa tbm, tenho um Netbook PC TABLET DA POSITIVO MOBO 5900, Distribuído no ano 2013. ( Só presta digamos assim o windows 7 32bits, sendo que ele suporta 64bits e lê se colocar 4 Gigas de RAM, mas infelizmente se colocar qualquer outra versão do win seja 8.1 e 10, mesmo 32bits não tem driver de video. ;; Outra coisa se colocar qualquer windows ate msm o 7 , mas por 64bits , tambem não tem driver de video. ( O problema é instalar o Driver de Video numa versão do Windows 64bits. ) Exemplo: Eu coloquei 4 Gigas Ram 1600MHz , mas tive que colocar o windows 7 32 bits, porque se não , eu não teria como instalar o driver de video, Só tem o Driver de Video para o Windows 7 32bits . >>> Chipset Intel® NM10 <<<

Quero colocar Linux nele de preferencia 64bits e utilizar toda memoria RAM os 4 Gigas, mas preciso saber qual colocar, e como instalar os programas e driver de video nesse engraçadinho. E ter mais desempenho/fluides ( Exemplo: Pensei no Endless OS, mas não sei ).
Queria fazer milagre nesse Netzin, pq já não é muito bom e com Windows vish!.

Se tiver uma versão mesmo que seja 32 bits , mas q rode melhor que o windows e que instale o driver de Video’ Pra mim ta perfeito.
Os detalhes completo no site da Positivo lix … <
https://www.revendedorpositivo.com.br/PositivoB2B/Assets/Produtos/Documentos/1715.pdf

NETZINHO
https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/58916/intel-atom-processor-n2600-1m-cache-1-6-ghz.html

Fiz o que o amigo: Guarazinho disse abaixo: ( Obrigado )
apt-get install fglrx

Mas infelizmente não melhorou nada e em assistir um video testei antes e depois continua igual,
Por enquanto estou usando Igual usar o Windows sem instalar o driver de video.

Só Vocês pra me ajudar!

Desde já, Meu extremo agradecimento.
Obrigado.

Mano, coloca um Linux Mint 64 bits ( interface XFCE) Tenho 2 GB de RAM e consigo utilizar, se for uma coisa por vez é claro.

Linux Mint - Torrent do servidor da Universidade do Paraná

Linux Mint - Torrent da Universidade Federal de São Carlos

Sobre o seu driver de vídeo da AMD HD540, vai ter que fazer uma gambiarra e instalar o driver fglrx, assim poderá ver filmes e vídeos em tela cheia.

Para instalar o driver, abra o terminal e cole essa linha:

apt-get install fglrx

image

O Google Chrome pode ser instalado direto do site da Google

Google Chrome

Office

O Linux Mint já vem com o Libre Office como padrão, e ele me atende melhor do que o Office da Microsoft, mas também poderá usar a suíte do Google que é totalmente on-line.

2 curtidas

…Tem certeza disso? Eu sempre fui bem servido pelos drivers incluídos no kernel para minhas placas AMD, fora que o fglrx está desatualizado há mais de cinco anos. Como o @ruanelivelton18 notou, é preciso desatualizar o servidor gráfico X para poder rodar.

3 curtidas

Sem falar que o fglrx ja nem funciona no X das distros principais

2 curtidas

Respondendo à outra pergunta, sobre o laptop-tablet da Positivo:

O Linux rodando aí vai ser muito lento.

Se quiser arriscar, pode usar o mesmo Mint XFCE e ver no que dá.

2 curtidas

Man, Tentei o comando mas não mudou nada. testei em vários Linux >> ( Exemplo: abri uns videos e rodando daquele jeito sabe né, sem driver e depois de fazer o comando mesmo depois de reiniciado, continuava do mesmo jeito. (citei isso na postagem nestante , kkk , mas era só responder por aki. >> Sendo que testei no Desktop com a placa de Video Offboard HD5450 1Giga DDR3 64Bits. , Não tentei no Netbook, pois o que intendi, foi que era para usar no pc com Placa de Video Offboard. Posso ter intendido errado.

O Google Chrome deu certo no Xubuntu e Lubuntu, e em mais um ou dois. ( Teve alguns que não consegui dessa forma citada, e claro: Por não saber outra forma; não instalei.

Já sobre o Libre Office, por mim é tranquilo, o negocio é que preciso saber para colocar o OFFICE 2007, 2010 por exemplo, em linux para outras pessoas. ( Exemplo de meu Pai, que não larga o Word nem a pal.

Basicamente: Quero saber instalar drivers, principalmente o de Video, o Google Chrome, e OFFICE 2007 e 2010.

Nesse link: Os drivers da placa de video do Desktop:
https://www.amd.com/pt/support/graphics/amd-radeon-hd/ati-radeon-hd-5000-series/ati-radeon-hd-5450

Comprei (esperando chegar) um Processador: Intel Core 2 Quad Q6600 2.40GHz 8MB Cache, para esse Desktop, estava utilizando o Windows 8.1 aparentemente menos pesado que o windows 10. Mas quero usar o Linux.
Já é um bom começo. :slight_smile:

Eu atualizei com mais detalhes a postagem, peço que se possível analisem p/ uma possível melhor solução.

Desde já,
Obrigado.

Imagino, Por pode ser Linux até 32bits mesmo. Caso exista essa possibilidade de funcionar td certo.
Foi uma grande bosta esses net’s. ( Fora que ainda tem um sistema de bloqueio (ant furt ) que bloqueia do nada, ai a pessoa tem q ficar desbloqueando muito breve.
Eu sempre pensei que apenas o Linux poderia ser uma possível solução, e fazer um milagre naquele net.

Eu atualizei com mais detalhes a postagem, peço que se possível analisem p/ uma possível melhor solução.

Desde já,
Obrigado.

Você rodou esses vídeos de onde? Da internet ou do HD?

Lembrando que é possível instalar drivers para decodificação de vídeo em GPU por meio do comando:

sudo apt install mesa-va-drivers vainfo

Esses aqui não são compatíveis com o fglrx nem com o Chrome da Google (precisa do Chromium disponível na Snap Store dos Ubuntu)

Opções:

Linux de 32 ou 64 tanto faz nesse laptop. Não existe driver de placa de vídeo para Linux desse laptop, tudo vai ser na CPU.

Pelo navegador Firefox e apos instalar o Google Chrome por ele tbm.

Interessante, vou fazer. Mas então só funciona no Chromium ? ou basta telo instalado para funcionar no Google Chrome e Firefox.

Bacana esse WPS Office acho que da certo mesmo. Boa ideia.

Nesse tipo de caso digamos assim; É possivel que funcione como no Windows 7 32bits ? Ou vai ficar impossivel assistir youtuber por exem. ?
Esse comando que você citou acima da pra resolver, ou só testando msm pra ver. ?

Tentei instalar o Linux Mint XFCE 64Bits , e todas as versões do Mint no Desktop citado nessa postagem. Mas todas depois que termina de instalar, ao reiniciar ( mesmo q escolha desligar) quando liga fica nessa tela: Todas que testei foram em 64Bits e testei tbm em 32Bits. e todas dão o mesmo problema!

Faz idea do que seja, ou seria que não suporta 64Bits, ?
E apenas 32Bits. ?

Só funciona no Chromium (não há muito o que se preocupar, o Chromium é um Chrome adaptado).

É possível que funcione e que abra o SO, mas vai ficar tudo lento, porque não tem driver algum (o comando que eu indiquei depende do fabricante ter posto o seu driver na coleção mesa-va-drivers, o que a AMD fez e a Intel faria, se a parceria não tivesse terminado tão cedo).

Honestamente, não.

na verdade o Chrome é um Chromium “adaptado”

Pessoal sou novo no fórum se estiver postando isso no local errado peço desculpas. Mas estou com um problema na instalação do Antivírus ClamaV no Linux Ubuntu 18.04.03 LTS após a instalação eu não consigo atualizar a base de dados nem a versão do programa. Segue em anexo print do “erro”.

1 curtida

Nunca tentei utilizar uma ferramente com essa funcionalidade, mas acredito que para funcionar corretamente é necessário ter privilégio de execução, nesse caso um sudo freshclam deve executar.

Caso não funcione, pode abrir um novo tópico.

@Dio , @Diolinux, Chega ae man.

Desde já,
Agradeço

Abra o Monitor do Sistema, clique em “Processos” e procure por freshclam
Aí você clica nele e pressiona as teclas Ctrl e K para matar o processo. Daí no terminal você dá o comando freshclam

Eu fiz isso quando aconteceu esse problema ao rodar o freshclam e funcionou :slight_smile: :v:

Continua com o mesmo erro, vou abrir um novo tópico. como @thespation falou.

2 curtidas

Oi brother, dá uma conferida neste material: Tudo o que você precisa saber sobre os drivers AMD no Linux - Diolinux

1 curtida

Ok. Obrigado a todos, e vlw @Dio, você é o cara".

Infelizmente para o pc com AMD HD5450 , não consegui fazer rodar um video em 720p no youtube, e abaixo disso tbm estava horrível; Fora isso o resto estava ok. ( Sendo que no Windows 7 , 8.1, e win 10 tanto em 32/64bits, rodava tranquilo, e drive de video ok.
Com alguns teste vejo que o Windows 8.1 está mais leve e ligando mais rapido tbm , que o Windows 10 e até msm o 7. Até meio impressionado com isso. (Pois sempre achei que só o Windows XP e o Windows 7 eram os mais leve. ). >>> Coloquei o Windows 8.1 Pro 64bits

No Netbook que citei acima, irei testar o Linux tanto a 32 / 64 bits, ainda há esperança de fique melhor que Windows, Lembrando para uso de navegar principalmente Youtube nem que seja apenas uma janela no maximo 720p no Linux , essa é a idea.
(No Windows 7 Pro 32 bits, roda bem mesmo com mais coisas aberta um video no Youtube em 720p)
Espero que o Linux tire onda do Windows nesse PC.

Aceito sugestões de Linux para esse Netbook ?
(Quero rodar Youtube 720p, e o menor consumo e mais leve ( ou mais leve possível, mas funcional, o foco é "Navegação apenas)
@Dio , Uma curiosidade, como rodava videos no youtube ? como naqueles videos que você instalou em Netbook’s extremamente fracos e tal’s, *Pelo menos em alguns que vi, não era testado o desempenho no Youtube, mesmo que em apenas 1 janela/aba aberta ( “Posso n ter visto todos” ). ?
Ou não era possível para a config. baixa deles; ?
O que acha desse Netbook citado por mim ?

Sei que to falando demais, mas é que o Linux despertou tal esperança, principalmente para computadores mais fracos como os citados aqui, e me parece fazer milagres digamos assim. :slight_smile:

Ou qual distro coloco nele ?

Desde já, Obrigado

tmj.

Consegui instalar 32/64 bits , Tive a idea de formatar o pendrive para o formato NTFS, não sei por que apos isso consegui formatar com os Linux Mint XFCE 32/64 e etc.
Só não deu certo como citado acima: Apenas sobre a Placa de Video HD5450 .

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.