Instalar o programa da Receita Federal no Linux nunca foi tão fácil

Instalar o programa da Receita Federal no Linux nunca foi tão fácil - Diolinux

Estamos na época de prestar contas com o leão e no artigo de hoje, você vai conhecer um projeto que te ajudará a instalar o programa da receita federal no Linux para realizar sua declaração do Imposto de Renda.

10 curtidas

Sensacional, Carlinhos! Vai ser uma mão na roda para quem tá chegando agora no pinguim e já é da PEA, mas leigo no uso do computador :smiley:

2 curtidas

Nossa não precisei de nada disso, só fui nas propriedades do app da declaração e permiti como executável, e instalei normalmente.

A questão é que, por ser um bin para Linux, ele pode entrar em conflito com, principalmente: dependências não satisfeitas e versão do Kernel em uso não possuindo suporte / retrocompatibilidade.
Além mar: a versão em Java, apesar de ser “universal”, é chata de instalar, isso para usuário mais leigos, pois você terá de criar um atalho, pós instalação, com o MenuLibre ou a ferramenta de ajuste de menu do Plasma…

Não funcionou no OpenSUSE.
Captura de tela de 2022-03-08 20-32-26

1 curtida

Basta entrar no eCAC, fazer login no gov.br e preencher a declaração online, muito mais simples e sem complicações.

3 curtidas

Mas aí tá dizendo que funcionou

1 curtida

Eu usei a versão Java. Só instalar o OpenJDK-JRE e permiti o .jar rodar como executável e pronto! Como eu sei onde coloquei os arquivos, era só dar 2 cliques que o programa abria.

Eu não gosto da versão .bin por conta de não saber para onde os arquivos vão, pois pra desinstalar, vai ficar lixo espalhado no sistema.

3 curtidas

Tente executar pelo terminal, ou incluir o diretório Validadores no arquivo .desktop.

+1, dei a preferência pelo apt no lugar do Flatpak e Snap. O Synaptic é muito lento, melhor nem considerá-lo.

Defina: lento

Uso Synaptic desde 2006 e não troco por outro.

1 curtida

Mas synaptic é só um botão pro apt, como pode ser mais lento?

2 curtidas

Com certeza é interessante. Mas hj em dia é tranquilo demais. Dá pra fazer até pelo celular de boas.

1 curtida

Sim, mas o facilitador instala outros apps que podem ser mais chatinhos, como o SPED e outros softwares da área contábil, aí pode ser que ele valha mais a pena para alguymas pessoas.

2 curtidas

Pessoal, me desculpe, mas esse título foi de zoação? Será que tem necessidade mesmo de um tutorial desse tamanho para instalar um app? Fiz um vídeo instalando no BigLinux, na minha máquina.

Acho que vocês deveriam repensar algumas coisas, acredito que muitas pessoas acham o Linux “complicado” por causa de tutoriais assim, que são válidos para coisas complexas, mas nesse caso pegaram algo simplesmente banal e complicaram.

Para testar se está legal, pega uma pessoa leia e quando ela ver que tem que digitar comando no terminal para instalar um app da receita, vai desistir.

3 curtidas

E para desinstalar qual procedimento?

Mals ae, confundi, é a Ubuntu Software que é lenta.

2 curtidas

sim esse seu método é basicamente como mencionei lá em cima.

Mesmo usando base arch, concordo com o Daigo, Synaptic é vida

1 curtida