Instalar o phpmyadmin no ubuntu server 22.04

Bom dia,
Sou iniciante no mundo Linux… aproveitei um notebook dell velhinho que a tela já estava zoada, o teclado não funciona e instalei o ubuntu server 22.04… minha ideia é rodar o lamp e o phpmyadmin… porem… não sei se é algo da versão 22.04 que faça o procedimento que encontro (copio e coloco) e na vídeo, da tudo certo porem no meu caso da um erro Inicialmente dava o erro 500 quando vou acessar o servidor/phpmyadmin… (tentei usando o ip local aqui o apache carrega normal, o php instala certo, consigo criar uma pagina em php tudo certo… (php 8.1.2) olhei nos logs pra ver oque poderia ser… parece que o autoload.php não consegue ser carregado… mesmo após ter dado permissões a pasta do phpmyadmin e ao arquivo… Segui alguns procedimentos sem entender muito oque estava fazendo… no fim remove instala… remove instala de novo… agora tenho o erro 404… No apache tenho esse log apenas… 192.168.0.104 - - [03/Mar/2024:15:00:46 +0000] “GET /phpmyadmin/ HTTP/1.1” 404 491 “-” “Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/122.0.0.0 Safari/537.36”… Eu não sei meio que para onde ir… se alguem poder me dar um norte… de como faz essa instalação… (o mysql também funciona 100% rodando tudo)… Não sei se tem outra informação relevante a minha questão… Espero que alguém consiga me ajudar… (procurei algum tópico parecido e não achei)