Estou tentando instalar e configurar o Network Manager junto com um Tray para gerir minha rede numa instalação mínima do LXQT.
Já procurei todo tipo de instrução na Web, mas não consigo fazer funcionar apropriadamente.
- Instalo o ‘network-manager’ e o ‘network-manager-gnome’
- Faço nesta ordem:
‘sudo systemctl stop systemd-networked’
‘sudo systemctl disable systemd-networked’
‘sudo systemctl start NetworkManager’
‘sudo systemctl enable NetworkManager’
- Re-logo no sistema e aparece o ícone de rede na área de notificações. Só que com um ‘x’ no ícone e informando “device no managed”.
Já fui ‘/etc/NetworkManager/NetworkManager.conf’ e no item ‘managed’ editei para ‘true’, mas continuou do mesmo modo. Acredito que não seja isto.
Gostaria que alguém me ajudasse a fazer isto de forma certa. Se alguém puder me ajudar, ficaria grato…
Bom vamos lá, amigo
Voce disse que ja alterou ```
/etc/NetworkManager/NetworkManager.conf
de managed=false para managed=true nao é isso?
após isso voce deu o comando
sudo service network-manager restart
??
Opção simples ,instalar o wicd gerenciador e verificar se ele reconhece.
Alternativamente, você pode remover a interface de /etc/network/interfaces.
faça backup do arquivo de interfaces atual:
sudo cp /etc/network/interfaces /etc/network_interfaces_backup
Exclua tudo nesse arquivo e copie e cole o seguinte:
auto lo
iface lo inet loopback
Salve e de um restart no network manager:
sudo service network-manager restart
1 curtida
Talvez não seja o modo mais correto, mas eu já consegui fazer funcionar aqui. Eu fiz assim…
Em
/etc/netplan/01-network-manager-all.yaml
Deixei da seguinte forma:
#This file describes the network interfaces avaliable on your system
#For more information, see netplan(5).
network:
version: 2
renderer: NetworkManager
este arquivo estava diferente, e o item ‘renderer’ estava antes como ‘networkd’.
Executei o seguinte comando:
sudo ip link set enp0s3 up
E fiz um reboot. Quando voltou, já voltou normal, só tive que fazer um link do ‘resolv.conf’ da pasta ‘/run/systemd/resolve/resolv.conf’ substituindo o de ‘/etc/’. Fiz um novo reboot e estava tudo certo.
Acho que assim deve funcionar também. Mas antes tem que instalar o pacote ‘ifupdown’, não?
Vou tentar dessa forma no virtualbox depois pra ver se vai também…
já vi muitos casos do NetworkManager não funcionar corretamente… o systemd-networked é ruim? systemd-networked esse que vc usava anteriormente?
O systemd-networked é o padrão que o Ubuntu utiliza na instalação para baixar os pacotes durante a instalação do sistema. Ele é bem limitado e parece não permitir configurações de modo “amigável”…
Cara, não entendi sua pergunta… você quer instalar o network-manager para gerenciar as conexões via interface gráfica, correto?
No meu, instalei da seguinte forma:
apt-get install network-manager
As configurações realizei diretamente via interface mesmo.
Caramba! Nunca pensei que o Ubuntu pudesse ser mais trabalhoso que o Arch. No Arch foi só instalar os pacotes e rodar um enable e start com o systemctl que tudo ficou funcionando de boas.
1 curtida