Instalar o Linux sem pendrive

Tem como instalar o Linux sem pendrive ou CD, em uma partição quero fazer dual boot

Cartão SD? :sweat_smile:

Também dá pra instalar via rede interna (vc vai precisar de outro computador). Nunca instalei por rede, mas com breve pesquisa você deve encontrar mais informações.

1 curtida

e melhor um dvd se vc tiver a gravadora de dvd fica mais fácil, ja que cd fica limitado a uns 700 mb vai ter poucas distros que caiba num cd.

1 curtida

Se você tem uma versão original do Windows, pode acessar a loja e baixar algumas distros que tem por lá. Não sei exatamente quais, mas é possível baixar e instalar direto do Windows.

@ricardomoc Mas lá não é só o terminal?

Não sei dizer. Mas sei que existe. Aliás, no site do Olhar Digital confirma que é só terminal. Mas pode, com algum esforço, instalar a interface gráfica. Lá não especifica o que seria esse “algum esforço”, mas dependendo da distro, não acredito ser difícil. Se instalar o Ubuntu, por exemplo, um ‘sudo apt install gnome’ deve resolver. Mas fico devendo esta informação com exemplos, pois não tenho Windows na minha máquina. Grande abraço.

2 curtidas

Eu tenho com Mint instalado, criava uma partição e queria ver se da para colocar outra distro Linux

Não tem nenhum problema em instalar um terceiro sistema, uma outra distro além do Mint e do windows. Se não quer usar DVD nem pendrive, pode instalar via rede, coisa que nunca fiz, ou apelar para os velhos disquetes…

1 curtida

Eu por exemplo tenho um trial boot entre win10, Mint 19.1 e Fedora 30, e funciona de boa :slight_smile:
Agora em relação aos disquetes: Será que alguém ainda utiliza isso? :thinking: :joy:

2 curtidas

Hahahahahahaha
Acho que só em museus!

2 curtidas

Tenho W10 num pc e outro quero colocar dois Linux Mint e Fedora

1 curtida

Vou encomendar um disquete na minha internet discada so 1 minuto

3 curtidas

Recomendo baixar o linux Dizinha. :crazy_face:

1 curtida

Parece que é possível mas funcionar como deve ser outros quinhentos rsrsrsrsrsrs

1 curtida

Muito bom! vou até salvar o link nos favoritos para testar um dia.
:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

1 curtida

HD externo? hehe eu perdi meu pendrive e formatei pelo HD externo kkkk, por sorte eu não tinha muita coisa e fiz backup antes, é claro.

Você pode instalar sim, a partir do GRUB de uma distro linux que vc tenha instalado (ou mesmo de um outra outra distro que vc tenha de um pendrive por ai).

Você vai precisar, para isso, uma partição a parte aonde vai ficar a ISO do sistema (uns 6Gb deve dar pro gasto, mas vai depender do tamanho da sua ISO).

Obs.: Só não formate nem exclua a partição ajá onde está a ISO, nem altere a tabela de partição, tipo MSDOS para GPT, nem vice-versa. Só crie a nova partição.

Baixe a ISO e mova ela para a partição a parte que vocẽ já criou.

Então, na sua distro já instalada (mas serve também para você entrar com o GRUB da live de um pendrive e colocar ele pra iniciar a ISO de qualquer outro lugar - vocẽ só vai ter que ter os comandos anotados num caderno e assim, no boot, editar a entrada, e colocar os comandos para a sua ISO) vá em /boot/grub/grub.conf (como Root). Edite o arquivo (pelo nano ou outro editor de texto).

No caso do UBUNTU(substitua o X pelo numero da sua partição):

menuentry “Boot pela ISO” {
set isofile=“sua-iso-amd64.iso”
loopback loop (hd0,X) $isofile
linux (loop)/casper/vmlinuz iso-scan/filename=$isofile boot=casper noprompt noeject
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Coloque essas informações em /boot/grub/grub.cfg ou aonde estiver o grub.cfg na sua distro instalada. Coloque dentro, antes de começar os menuentry.

Se estiver no menu do GRUB de alguma distro em modo live, altere a entrada colocando só o que estiver entre { }.

Caso sua distro tiver entrando direto no sistema: reinicie a máquina, e assim que estiver ligando, clique várias vezes no ESC do teclado que vai aparecer o menu do GRUB.

Caso sua distro seja diferente, ou tenha dado algo errado, abra ela com o seu gerenciador de arquivos zipados, e procure aonde estão os arquivos dentro da ISO vmlinuz(Kernel) e initrd e anote o caminho das pastas.
Ou estão logo no inicio, ou geralmente em /boot ou /casper (no caso do Ubuntu).

Procure o menu.cfg, syslinux.cfg, ou grub.cfg. Um deles deve mostrar a forma e os parâmetros (que vão depois da informação sobre o caminho de onde está o Kernel) que a sua iso entra em modo live.
Anote, ou tire foto desses comandos, para na hora só alterar a entrada no boot e iniciar a ISO pelo modo live.

2 curtidas

Os aficionados por retrocomputação ainda usam e vale uma grana considerável (se forem de boa qualidade):