Uso o PopOS! num Dell Inspiron 5421 com processador Intel® Core™ i5-3337U CPU @ 1.80GHz × 4 e 8GB de RAM, é eu sei que é um computador antigo. Realizei o download do SO no site versão 22.04 LTS (NVIDIA) mas o driver não foi instalado - talvez pela idade da GPU; e sigo usando Intel® HD Graphics 4000.
Como devem imaginar, estou limitado, não somente pela máquina como também pela placa de vídeo. Me registrei no fórum somente para isso. Peço a ajuda de vocês.
Qual é a GPU Nvidia que existe nesse notebook? Você pode usar as dicas deste tópico para fornecer mais informações sobre o seu hardware de forma precisa.
Em tese, GPUs Nvidia anteriores a série GTX 1000 deveriam utilizar o driver legado ou até mesmo o driver Noveau. Acima disso, o driver “padrão” da Nvidia deve funcionar sem maiores problemas.
A configuração de gráficos híbridos pode precisar de alguns passos manuais, sugiro que use a ferramenta de pesquisas aqui do fórum e veja as soluções propostas em outras discussões similares.
Sugiro não tirar conclusões antes de seguir os passos da documentação que está nos posts que eu indiquei. A forma correta de instalar duas GPUs no Pop!_OS é aquela, o que pode variar no seu caso é o driver a ser escolhido para a Nvidia.
Na realidade, as GPUs com arquitetura Maxwell ainda são suportadas pela Nvidia (e, portanto, podem receber o driver mais atual). Essa arquitetura compreende as séries GTX 900 (desktop), GTX 900M (laptop, exceto algumas de entrada), GTX 800M (laptop, exceto algumas de entrada) e algumas placas GTX 700 (GTX 750 e GTX 750Ti). Há também mais algumas variações “MX” com essa arquitetura em laptops.
Poderia por gentileza rodar o comando abaixo no terminal e mostrar o resultado?
lspci | grep NVIDIA
Existem variações desse chip gráfico. Precisamos descobrir qual você tem.
Você pretende usar essa máquina para jogos, certo? Meu laptop tem uma GT 740M (variante Kepler, 128 bits) que, por não ser mais suportada, fica restrita ao driver proprietário 470 (embora as distros recomendem o driver 390, devido à existência de variações Fermi). Como eu não uso a máquina para jogos, configurei um script de ACPI_call para bloquear completamente a comunicação da placa de vídeo, e isso acaba resultando em algo semelhante a ela não existir. Isso me poupa de muitas dores de cabeça e melhora a duração da bateria, além de reduzir a temperatura.
Se você quiser usar a placa de vídeo, o Pop!_OS não vai ser a distro mais recomendada. Essa distro é desenvolvida com foco nos computadores da System76, que têm placas suportadas da Nvidia, e tende a trazer o kernel mais atual. Para quem depende de versões anteriores do driver proprietário, há um problema: é muito comum o driver falhar na compilação em versões muito atualizadas do kernel. Isso aconteceu comigo mais de uma vez quando eu insistia em usar o Pop!_OS com o driver 470…
Nessa situação (necessidade de driver proprietário antigo), eu recomendaria fortemente uma distro LTS conservadora ou até mesmo um Debian Stable, de forma a não ter “surpresas” com atualizações de kernel quebrando o seu driver. Por mais que eu evite sugerir troca de distro (cada um com sua escolha), nesse caso eu diria que é o melhor a fazer (experiência própria).
Sua placa tem arquitetura Kepler. O driver máximo suportado é o 470 (o recomendado pelas distros será provavelmente o 390).
Exemplos de distros que seguram o kernel são Ubuntu LTS (e suas muitas variantes), Linux Mint e Zorin OS (meu favorito entre esses, apesar de atualizar os pacotes muito lentamente). Há também o Debian Stable, mas ele é um sistema mais “cru” e que parte do pressuposto que você já tem alguma experiência em Linux.
Só um adendo: existem duas versões do Mint (tirando as vertentes com DE’s diferentes): Mint “normal” e a ISO Edge, o Edge usa sempre o Kernel mais recente
@eddiecsilva acessei as duas propostas de soluções que compartilhou.
Na primeira segui a dica e dei o comando sudo apt install tlp && sudo tlp start para instalar e ativar o tlp porém sem sucesso. Reiniciei o computador algumas vezes depois do procedimento.
Talvez tenha ocorrido isso porque não possuo bateria no notebook. Não me aprofundei no assunto.
Ao segui a proposta de solução (graphics switching) recebi uma outra negativa no terminal após usar o comando sudo system76-power graphics hybrid
Realmente agradeço a ajuda mas vou procurar outra distro. Já estava acostumado e realmente gostei do PopOS (por sugestão do Dionatan). É aquilo, felizmente temos muitas distros no universo Linux, vou procurar uma outra conforme sugestão.
@KairanD resolvi instalar o Ubuntu 22.04.1 LTS e dê imediato minha máquina não aceitou bem. Depois instalei o ZorinOS e aconteceu basicamente a mesma coisa. Fiquei dividido em testar o LinuxMint ou ZorinOS Lite (mesmo preferindo GNOME do que XFCE) e dei uma chance para a segunda opção.
Depois da instalação padrão, já aparece as opções que você comentou:
Infelizmente nenhuma das opções funcionaram bem. Tive que manter o Driver de vídeo Nouveau de xserver-xorg-video-nouveau, quando mudei inicialmente para NVIDIA driver metapackage de nvidia-driver-390 (proprietário) o computador congelou e quando reiniciava o travava no boot também.
A GPU recebeu reparo tempos atrás (ok, pode pensar que nem vale a pena pq é antiga rs) e quando voltou da assistência eu continuei usando Windows. Como ficou inviável, passei para o Linux.
Talvez você ainda possa tentar o Manjaro (recomendo a edição KDE), que tem base diferente (Arch) e costuma gerenciar chips gráficos extremamente bem (a ferramenta de detecção e gerenciamento de drivers dele é fantástica).
Contudo, infelizmente me parece que o problema pode estar relacionado ao hardware mesmo. O chip pode estar com algum dano (o reparo foi de solda BGA?).
Uma alternativa seria cortar a comunicação da placa de vídeo usando um script de ACPI call. Isso a manteria completamente desligada, como se não existisse. O Nouveau não é capaz de realizar o controle energético corretamente (e nem o driver proprietário, para ser sincero, já que essas placas Kepler não tinham esse recurso adequadamente desenvolvido, mas o Nouveau tende a causar superaquecimento).
Meu caro @KairanD resolvi permanecer no ZorinOS Lite mesmo. Após reiniciar o notebook, tentei mudar a configuração para o NVIDIA 418 e está funcionando normalmente
Instalei o Lutris e testei alguns jogos e funcionou. Bem, sei que não posso exigir muito desta máquina. O hardware é limitado. Estou passando aqui mesmo para agradecer o apoio a você @KairanD as dicas do @eddiecsilva e o adendo do @JG22