Olá, gostaria de uma ajuda!
Eu gostaria de instalar o linux zorin 16 em minha máquina, porém não quero perder minha licença windows. Porém mesmo ao desabilitar o security boot o sistema não permite eu fazer a instalação. Eu testei o pendrive em outro pc e ele está normal.
A bios não inicia o boot, ela reconhece o pendrive mas não inicia a instalação.
a dell tem a pior bios que existe ![]()
Eu estava conversando com meu amigo ontem e consegui fazer o pendrive dar boot com o elementary da seguinte forma (detalhe que eu não continuei a instalação, então não tesstei se dá boot depois de instalar o sistema)
vamos lá
Vá lá no inicio em General → boot sequence
agora em add boot option
em boot option name, coloque um nome aqui, pode ser zorin16
clica nos 3 pontinhos de file name
eu acho que isso aqui são os dispositivos de armazenamento, aqui o pendrive era o fs1
depois de selecionado o fs1, voce clica no nome EFI
depois boot
e e por fim grubx64 e clica no ok
agora você vê se sua bios tiver algo como “apply”, voce clica, se não tiver basta clicar no exit mesmo
depois aperta f12 e vai ter a entrada de boot que criamos, no meu caso ontem foi o elem porque ele queria o elementary
aí o pendrive deu boot
MAIS UMA VEZ EU REPITO, ESSE FOI O PROCEDIMENTO PARA O PENDRIVE DAR BOOT NO DELL, FIZ SOZINHO POR DEDUÇÃO E NÃO SEI SE É O MAIS CERTO, MAS O SISTEMA ENTROU EM LIVE CD, EU NÃO INSTALEI O SISTEMA NO HD E NÃO SEI SE O SISTEMA VAI DAR BOOT CASO VOCÊ INSTALE.
Comentários para me corrigir são bem vindos
é isso amigo, boa sorte
desabafo
eu odeio a bios da dell que odioooo AAAA ranço eterno
Primeira vez que tenho um pc Dell, mas deu trabalho de configurar. Eu passei o dia inteiro tentando configurar, e descobri como fazer, o processo foi parecido com o seu, mas tive menos passos. Deu certo aqui, consegui instalar o zorin agora só utilizar e ele configurou o dual boot, fico top.
Campeão muito obrigado pela ajuda e os print. Cê o cara!
Solução: Acessei a bios com F2, Desabilitei a opção do Boot Security > Boot Sequence > Add boot option > Coloque um nome de preferencia > No campo File System List: Selecione o Pendrive > File name: Selecione Boot > Arquivos: Bootx64.
Depois reinicie o pc e siga com a instalação.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.