Instalar Linux por inteiro dentro de um pen drive (dados persistirem)

Pessoal, existe uma maneira de fazer um pendrive com linux completo de forma que eu possa salvar meus arquivos mesmo reiniciando a máquina e que o mesmo não fique lento? Eu até hoje não consegui tal feito (sempre ficava muito lento)

2 curtidas

Não adianta, vai ficar lento. Aqui tem dois gargalos: a velocidade da porta (mesmo as USB 3.0 são lerdinhas se comparado a uma porta SATA III) e o pendrive (a maioria deles é 2.0; sendo 3.0 aplica-se o raciocínio acima).

Eu tenho Mabox instalado num pendrive (como se fosse o HD da máquina). É lento? É, mas é usável. Tentei fazer um pendrive com persistência no Ventoy mas deu errado, apelei pra instalar direto, é a vida…

1 curtida

Flash PC?

1 curtida

btrfs com compressão talvez te ajude nessa questão da lentidão, no mais, como o Rodrigo disse, por questão física mesmo, pendrive vai ser mais lento

1 curtida

Estou fazendo um guia de Live/CD do Arch Linux customizado que vou abordar essa situação. Vamos conseguir subir todo o sistema na RAM e usar o pendrive apenas para escrita e gravação de arquivos em uma partição separada nesse pendrive.

Criando o seu Arch Linux - Parte 1

Em cada post no final terá o link para o próximo. Você pode ir acompanhando por lá que até na semana que vem teremos essa abordagem que vc precisa.

:smiley: