Pessoal, existe uma maneira de fazer um pendrive com linux completo de forma que eu possa salvar meus arquivos mesmo reiniciando a máquina e que o mesmo não fique lento? Eu até hoje não consegui tal feito (sempre ficava muito lento)
Não adianta, vai ficar lento. Aqui tem dois gargalos: a velocidade da porta (mesmo as USB 3.0 são lerdinhas se comparado a uma porta SATA III) e o pendrive (a maioria deles é 2.0; sendo 3.0 aplica-se o raciocínio acima).
Eu tenho Mabox instalado num pendrive (como se fosse o HD da máquina). É lento? É, mas é usável. Tentei fazer um pendrive com persistência no Ventoy mas deu errado, apelei pra instalar direto, é a vida…
btrfs com compressão talvez te ajude nessa questão da lentidão, no mais, como o Rodrigo disse, por questão física mesmo, pendrive vai ser mais lento
Estou fazendo um guia de Live/CD do Arch Linux customizado que vou abordar essa situação. Vamos conseguir subir todo o sistema na RAM e usar o pendrive apenas para escrita e gravação de arquivos em uma partição separada nesse pendrive.
Criando o seu Arch Linux - Parte 1
Em cada post no final terá o link para o próximo. Você pode ir acompanhando por lá que até na semana que vem teremos essa abordagem que vc precisa.