Um amigo meu foi tentar baixar o linux em um nootbook acer, porem pra acessar a bios exige uma senha que meu amigo nao criou e nem sabe qual e, e onde pode conseguila, ja tentatmos de tudo e nada, alguem sabe oq fazer?
O Notebook é usado?
Senha de BIOS perdida, até onde sei só regravando a BIOS.
Mas se não estou enganado, eu tive note acer, você pode usar o menu de boot apertando a tecla F8 ao ligar o notebook. Deixe o Pendrive com Linux conectado na USB, ligue o equipamento, aperte F8 e veja se aparece um menu de Boot. Aparecendo é só selecionar o pendrive e instalar o Linux.
Caso isso não dê certo, você pode remover o dispositivo de armazenamento do Acer, colocar em outro computador. Instalar o Linux nele e depois colocá-lo de volta no Acer. Isso dá certo!
Só com o suporte da Acer, provavelmente. Prepara o bolso
Ele tenta entrar na bios mas pede senha, o pc e novo pelo oq pesquisei e a acer ferrando o usuario, mas talvez essa de o armazenamento funcione
Parece que sim, serio que bizarrice isso, eu ia ajudar ele a por o linux
Então, a senha é feita de maneira pra realmente quem não a tiver, não conseguir alterar nada. A Acer cumpriu seu papel em garantir a segurança do computador. Mas aí surge o usuário, e ele faz coisas incríveis como colocar uma senha tão importante como essa, não anotar em lugar nenhum e esquecer. Daí vem o suporte e, além de pedir a nota fiscal do produto, cobra pra fazer o reset.
Seria bom se o usuario tivesse a senha, oq mais tem e gente reclamando disso
já pesquisou no google?
Olá. ![]()
Se vocês temerariamente saíram testando todos os tutoriais de “resetar senha bios notebook acer” (como sugerido acima), e nenhum deles funcionou…
… Fazer isso…
… também me parece o mais acertado. ![]()
![]()
É notebook antigo? Hoje, em 2026, ele tem mais de 10 anos? Se sim corre o risco do sistema de inicialização ser “Bios legacy” invés de “UEFI”…
De qualquer forma, é bom vocês se atentarem à tabela de partição desse dispositivo de armazenamento que será retirado para instalar o Linux, e usar a mesma: MBR ou GPT.
E já que nesse outro computador o/a gabinete/carcaça vai estar aberto/a (pra ser possível conectar o dispositivo de armazenamento), desconecte quaisquer outros dispositivos de armazenamento de seus cabos de alimentação (o de dados, principalmente… Mas se o de dados estiver desconectado não tem motivo pro de energia elétrica se manter conectado), pra eliminar o risco da partição de boot ser criada no lugar não requisitado.
[edit] Esqueci: Não subestimem a eletricidade estática… Se corre menos risco hoje do que há 20, 30 anos, mas ainda assim… Certifiquem-se de se descarregarem, vocês e os equipamentos, antes de iniciar os procedimentos: nas desmontagens e nas remontagens [/edit]
Eu sempre recomendo o Boot em MBR porque funciona em qualquer lugar. Então atente-se em instalar o Linux em MBR. Assim evita maiores dores de cabeça.
O que eu sugeri aqui, funciona. Uso esse método e nunca me deixou na mão. Tem máquina, como por exemplo um notebook velho da HP de 2007, que uso pra produzir conteúdo. Onde, às vezes, o sistema pretendido não dá boot. Ai eu removo o SSD e instalo noutra máquina. Dai volto pro HP pra ver se funciona. Em alguns casos o sistema instalado inicializa normal, mesmo que demore um pouco por conta do hardware. Em outros casos o sistema não sobe, nem tendo sido instalado em outro computador, porque o hardware desse notebook HP é muito velho e defasado.
Mas pode fazer essa sugestão que dei, que com senha de BIOS ou qualquer outra questão ligada a ela, o sistema vai subir e funcionar sem problema algum.