Instalar Linux no HD/SSD

Olá, pessoal!

Estou tentando instalar uma distribuição Linux em um HD/SSD externo para usar como um sistema completo e portátil — ou seja, uma instalação real e persistente, não apenas um live USB. A ideia é conseguir dar boot nesse sistema em diferentes computadores, como se fosse um HD interno mesmo.

Já tentei seguir alguns tutoriais e vídeos no YouTube, mas nenhum realmente me ajudou. Em alguns casos, até consegui gravar a imagem usando o balenaEtcher, mas quando entro na BIOS/UEFI do meu computador, o HD externo nem aparece como opção de boot. Já tentei mudar algumas configurações na BIOS, mas não tive sucesso até agora.

Minhas dúvidas são:

1. Existe um método confiável para instalar o Linux diretamente em um HD/SSD externo, com persistência, como se fosse uma instalação normal?
  2. Preciso fazer alguma configuração especial no GRUB ou UEFI para que o sistema funcione a partir do disco externo?
  3. O balenaEtcher é a melhor ferramenta para isso ou há outra abordagem mais adequada?
  4. Alguma distro é mais recomendada para esse tipo de instalação (portável em diferentes PCs)?

Informações adicionais:

• Quero instalar o EndevourOS
  • Meu computador atual está com [ex: Windows 11, UEFI habilitado]

Se alguém já passou por isso ou souber de um tutorial confiável (ou puder me orientar), eu agradeço muito! Estou querendo aprender mais sobre Linux, mas essa parte da instalação tem sido um bloqueio pra mim.

Valeu desde já!

Sim, basta iniciar o instalador do LiveUSB e selecionar o HD externo como disco de instalação. Não são necessárias medidas especiais.

Qualquer instalador competente faz por padrão as medidas para tornar a inicialização independente da ordem de reconhecimento dos discos.

Só sugiro atenção a tutoriais que envolvam mexer na linha do comando do kernel. Se for algo relevante somente para um dos seus hardwares, é melhor criar uma segunda opção no Grub com um arquivo em /etc/grub.d/ em vez de mexer no /etc/default/grub.

Independente do meio onde você jogue uma ISO convencional, seja um DVD, USB, HD externo, cartão de memória ou papel perfurado, ela só será capaz de iniciar no modo live, sem persistência. Todas são projetadas para instalação.

Porém, é estranho você ter utilizado o balenaEtcher e ele não ter reconhecido o HD com a ISO. Você já foi capaz de iniciar um live USB normal? Secure boot está ativo? Esse HD precisa de um driver específico no Windows?

Como todas as distribuições têm todos os drivers de código aberto, elas são igualmente capazes de funcionar em vários hardwares sem reinstalar. Só sugiro tomar cuidado ao seguir tutoriais que envolvam a linha de comando do kernel – como disse lá em cima – ou instalar drivers externos a ele (como Nvidia ou algumas placas Wi-Fi específicas). Eles podem lhe instruir a fazer configurações que assumem que o sistema vai rodar numa configuração de hardware constante.

Não sei de nenhuma distribuição para PC que forneça algo do tipo, mas parece que você está buscando uma ISO com um sistema pré-configurado no ponto de queimar para uma memória fixa. Só vejo isso nas distros para minicomputadores como Raspberry Pi e etc.

1 curtida

Ah, acho que entendi. Estava instalando a ISO direto no meu HD Externo, em vez de usar um USB para isso e depois instalar o sistema no HD. Creio que seja isso, correto? Muuito obrigado mesmo.

1 curtida

Exatamente. Se não tiver um USB fácil aí há outras opções:

Muito obrigado! Irei testar para vê se finalmente consigo, muito obrigado mesmo.

vc alterou a ordem de boot na BIOS? seu pendrive será reconhecido na porta usb que vc colocar como prioridade 1. ele será tratado como um pendrive. veja lá se vc tem essa opção.

Tem esse vídeo com o passo-à-passo de uma instalação em que vc basicamente cria um arquivo, instala a distribuição e transfere para o pendrive. No tutorial é usado o Debian, mas vc pode usar a distro que mais lhe agrada.