Instalar leitor de impressão digital no Linux Mint 20.1

Olá, recentemente comprei um notebook Dell Inspiron 5000 com ubuntu de fábrica. Como eu uso Linux Mint, formatei o ele e instalei o Mint 20.1 Cinnamon. Deu tudo certo, até que percebi que o leitor de impressão digital não funciona.
Procurando em fóruns descobri que os drivers pra esse dispositivo são do fingerprint-gui mas que não está mais funcionando (Fingerprint GUI : “Fingerprint readers integration” team). Então encontrei o fprintd e instalei usando esse tutorial (Reddit - Dive into anything), mas aparentemente meu dispositivo não é compatível.
Falei com o suporte da Dell e me informaram que o driver vem junto com o ubuntu e eles não teriam como me fornecer. Daí minha esperança é instalar novamente o ubuntu de fábrica, salvar o driver num pendrive, reinstalar o Mint e salvar o driver nele. Será que vai funcionar? Alguem tem alguma outra ideia?
Meu dispositivo é “Device 003: ID 27c6:538d Shenzhen Goodix Technology Co.,Ltd. FingerPrint”
Obrigado pessoal.

1 curtida

Olá @Erison_Carlos_dos_Sa seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Encontrei um script mas para o Dell XPS 13 9300 porém o mesmo id do dispositivo fingerprint do seu laptop Dell. Levando em consideração que o Mint usa boas partes do Ubuntu acredito que se você rodar o script, talvez ira funcionar. Lembrando eu não sou usuário de Mint então caso preferir podemos aguardar mais sugestões. :smile:

O script está neste link:
https://www.dell.com/community/XPS/XPS-13-9300-Does-fingerprint-reader-work-on-linux/m-p/7628310/highlight/true#M63982

No ultimo post desta 1st página.
Se preferir podemos tentar a executar os comandos do script juntos.

Edited Só reforçando caso não tenha feito: verifica se no BIOS do Dell o sensor fingerprint está ativado enable /Edited

:pray:t2:

1 curtida

Pela listagem aqui, este hardware não tem suporte. Já tentei uns 5 modelos da Dell (Latitude) e nenhum consegui fazer funcionar o Fingerprint. Nenhum estava nesta lista. Nunca tentei num Inspiron.

1 curtida

Não custa tentar, eu acho mas, se no Ubuntu funcionar conforme a Dell te informou, então teóricamente é para funcionar em quaisquer distros Linux, só que teriamos de fazer adaptações… “As distros Linux são como carros prontos, o Linux Kernel é apenas o motor”. Isso vale para tudo “Sistemas Operacionais são como carros prontos, Kernels são apenas o motor.”

:pray:t2:

1 curtida

valeu, eu segui o script mas ele instala o Howdy, um app que reconhece a face pela câmera. Consegui fazer funcionar, mas o leitor de impressão digital ainda não funciona.

Sobre a bios, vc sabe onde consigo tutorial dessa ativação? entrei na bios mas não encontrei nada mencionando o leitor.

1 curtida

O BIOS da Dell é um negócio a parte, especialmente em modelos Enterprise. Se for o BIOS que parece uma janela de Windows XP, acredito que a opção estaria em “System Configuration” + “Miscellaneous Devices” mas, é mais para checar se o fingerprint está ativado lá, pois as vezes por motivos randomicos ele está desativado então todas as tentativas que fizermos vão por água abaixo… :joy:

Na Bios não encontrei nenhuma menção do leitor.

Sim ele funciona para os 2, mas foi solucionado para uns e não foi para outros neste tópico no site da Dell, por isso da tentativa. Como a informação foi de um Engenheiro de Sistemas deles que teve bons pontos, então eu coloquei aqui.

Teve um user que fez a configuração do howdy manualmente para funcionar.

Então teriamos de seguir a sua idéia de instalar o Ubuntu… Se lá funcionar, antes de mudar a distro, vamos executar uns comandos no terminal, copiar as informações e replica-las no Mint depois.

Blz, amanha vou fazer a instalação do ubuntu e aviso como for. Obrigado pela ajuda,
Abraços.

1 curtida

Estou instalando o Ubuntu novamente, vc sabe quais arquivos eu devo copiar para ter os drivers?

1 curtida

Vamos lá.

Para garantir, depois de instalado o Ubuntu, execute os comandos:

sudo apt-get update
e
sudo apt-get upgrade

Ao executar estes comandos reinicie o computador para termos mais garantia de certeza.

Depois o primeiro dado que iremos coletar será: após a instalação do Ubuntu e a execução destes comandos, ir nas configurações, usuários e ver se em login e autenticação irá aparecer a opção de fingerprint.

Tomara que oque o suporte da Dell te disse seja verdade e fico na torcida que a resposta seja positiva :innocent:

Oi Pessoal, foi mal a demora pra responder.
Eu reinstalei o Ubuntu e mesmo assim não consegui usar o leitor de impressão digital. Daí eu deveria ter entrado em contato com a Dell pra obter assistencia com o SO de fábrica. Mas como tinha muito trabalho essa semana, acabei desistindo, instalei de volta o Mint mesmo sem o leitor funcionando.
:frowning:

:wave:t2:Vamos fazer mais umas tentativas.
Eu tinha feito umas pesquisas e talvez consigamos resolver:

1st Precisaria estar com o Kernel 5.8 ou superior.
2nd Neste link Index of /updates/pool/public/libf/libfprint-2-tod1-goodix você faz o download do .deb
3rd No terminal instale ele com o comando sudo dpkg -i libfprint-2-tod goodix_0.0.4-0ubuntu1somerville1_amd64.deb
e então reiniciar o sistema, então ir onde teria a opção de fingerprint, no Mint eu não sei ao certo onde é, no Ubuntu fica em configurações, usuários.

Obs.: Podemos tentar fazer o Kernel ir para 5.8 e também, se preferir, tentar com o Kernel padrão do Mint, vai que… :sweat_smile:
:pray:t2:

Instalei o Drive, mas não apareceu nenhuma opção de usar o leitor na área de contas de usuários do Mint.
Sobrou a opção de subir o kernel p 5.8. Nunca fiz isso, pode me ajudar?

1 curtida

O Mint tem um seletor de kernel no próprio atualizador, é fácil de usar.

1 curtida

Obrigado,
No atualizador estou usando o kernel 5.4.0-65 e tem vários 5.8 disponíveis, vcs sabem quais seriam melhores? Os mais atuais são 5.8.0-43, 5.8.0-41 e 5.8.0-40
.

Então nessa parte são mínimos “fixes” de um para outro, é uma loteria, pode ser que funcione no 40 mas não no 41 e 43, mas pode ser que para funcionar o fingerprint precise do 43. Eu sugiro você instalar o -43 que é mais “atual”. Reforçando, faça backups se acontecer algum imprevisto.