Instalar jogos do windows no Lutris através do modo STEAM (Windows)

Então galera, eu gosto muito de jogar dois jogos: Battlerite e Brawlhalla, e estes dois jogos funcionavam perfeitamente bem instalando a steam do windows dentro do Lutris e executando o jogo dentro da steam do windows. No entanto, na página do Lutris retirou a opção de instalação STEAM (Windows), e deixou somente a versão “Steam Proton version”, nessa versão, com o proton, os jogos não funcionam, o battlerite nem abre (não abre utilizando directx 9 nem diretcx11), o Brawlhalla funciona mas fica travando muito. É possível voltar a rodar estes jogos da maneira como eu estava utilizando até então?

1 curtida

Já tentou usar o ProtonGE para ver se abre?

1 curtida

Tentei não, nem sabia da existência desse proton modificado, depois vou dar uma olhada. Obrigado pelo retorno.

2 curtidas

Depois dá uma lida rápida. O ProtonGE é uma mão na roda para certos games…

Tentei aqui mas infelizmente não funcionou, acho que só a versão windows da steam mesmo. Uma pena.

Por que usar a Steam para Windows através do Lutris se você pode usar a versão nativa para GNU/Linux, sem depender do Lutris, e rodar o Proton através dela?

Segundo o ProtonDB, esses jogos são classificados como “Platinum”. Ou seja, ambos deveriam funcionar bem no GNU/Linux usando o Proton.

Como eu disse na própria publicação…

Battlerite não está rodando no protondb, testei TODAS as versões do proton disponível na steam, tanto com DirectX 11 quanto DirectX 9, nas versões mais recentes o jogo nem ao menos abria, na versão 4.11 do proton e anteriores o jogo abria e dizia “o cliente encontrou erros ao iniciar o jogo”. O Brawlhalla funciona com todas as versões do proton, no entanto todas elas rodam o jogo travando absurdos, meu hardware é:

CPU: AMD Ryzen 5 2600 (12) @ 3.400GHz
GPU: AMD ATI Radeon RX 570
Memory: 15998MiB

Procurei ajuda também na página do Lutris, no reddit e outras pessoas relataram que não conseguiam rodar alguns jogos utilizando o Proton, mas utilizando o wine para rodar a steam do windows os jogos funcionavam perfeitamente.

No meu Lutris tem a opção de baixar a steam windows.

Veja como instalar a steam windows no seu Lutris :arrow_down:

Depois basta aguardar a instalação da steam windows.
Após a instalação volte a tela principal, já vai estar lá a steam windows

Pronto agora basta selecionar o wine steam e dar play para usar a steam do windows.

Funcionou normalmente para min teste para ver se funciona.
Espero ter te ajudado :grin:

1 curtida

Obrigado pela resposta David, fiz os procedimentos aqui, instalei a steam e tals, mas na hora de iniciar fica tudo preto e não dá pra clicar em nada, sabe como posso resolver isso?

1 curtida

Em “Wine Steam” cliquei no ícone de engrenagem, em Runner Options selecionei a opção “Show advanced options” e mudei o valor de “Wine version” de Lutris 6.1 pra Wine 6.7 e resolveu o problema, a steam fica com um tearing bem chato, mas não importa, só preciso clicar no botão de Play então não faz diferença.

Muito obrigado pela ajuda @David, não imaginava que fosse tão fácil, valeu mesmo cara.

1 curtida

De nada. Fico muito feliz, de verdade :grin:

1 curtida