Instalar JAVA no zorin

Boa noite pessoal, sou novo no Linux, estou tentando baixar o java para aprender mais sobre programação, ao baixar pelo terminal ele aparece que está instalado, porem quando dou um ’ java -version ’ ele aprece para instalar de novo e não consta a versão que foi instalada, alguém poderia me ajudar a descobrir qual o erro por favor ??

1 curtida

Dps manda qual o versão do Zorin vc ta usando, se for o zorin 17.2 ele é baseado no Ubuntu 22.04.
Como vc tentou, realmente ele ja tem jdk no repositório dele, e pelo jeito ele ja está instalado “default-jdk já é a versão mais recente”.
Na hora de testar você só usou a sintaxe errada , o certo é “java --version”.
Testa depois e manda pra nós. Abraço mano.

Eu geramente vou de
sudo apt install openjdk-17-jdk
de resto, fica tudo configurado pra mim. Nunca tive problema.
Claro que vai depender do uso que tu quer pra isso

Depois de instalar, você fechou e abriu o terminal? Sem isso, o path não é refletido. Fora que o comando é java --version

O jeito mais fácil de instalar:

- Download do java:
Java Downloads: https://www.java.com/en/download/manual.jsp
Obs.: Pode baixar o Linux x64.

- Mover pacote para os binários do sistema:
sudo mv jre-8u441-linux-x64.tar.gz /usr/bin/

- Acessar binários do sistema e descompactar:
cd /usr/bin/ && sudo tar -xvf jre-8u441-linux-x64.tar.gz

- Criar link simbólico apontado para o binário do java:
sudo ln -s /usr/bin/jre1.8.0_441/bin/java /usr/bin/java

- Verificar versão:
java -version

1 curtida

Como é para programação utilize uma versão LTS. A 21 é a LTS mais recente.

Como você aparenta ser iniciante na linguagem instale o openjdk mesmo, não vai fazer diferença para você.

Rode:

sudo apt install openjdk-21-jdk

A versão headless é para quem vai utilizar em servidores, quem vai rodar coisas gráficas é indicado não utilizar uma versão headless.

Continua aparecendo para eu reinstalar mesmo usando a sintaxe certa, e mostrando que ja está na versão mais recente

1 curtida

Fiz o download, porem quando fui mover o pacote deu erro, como não entendo muito do gerenciamento de pastas, se puder me explicar o que houve ou por que deu diretório inexistente

tentei desta forma instalou porem quando dei um --version, pediu para instalar novamente dando o mesmo erro

Boa noite Pessoal,
acabei conseguindo resolver com uma solução que achei em outro post, acabei fazendo a burrada de dar um rm -rf na pasta JVM por que tinha instalado varias versões e queria limpar a pasta por toc kkk e reinstalar de novo, porem estava desinstalando da forma incorreta e pensei que tivesse removido por completo, nem pensei que isso pudesse ser o erro e continuava aparecendo que estava na versão mais atualizada, porem consegui fazer da forma correta e instalar, obrigado pela ajuda.

Vou deixar o código aqui para caso alguém cometa o mesmo erro que eu:

sudo apt purge -y openjdk-\*
```   para desinstalar o java corretamente
1 curtida

Ah que bom que deu certo eu ja ia passar um comando pra desinstalar todos jdk e reinstalar. Que bom que achou o comando e deu certo. Só sucesso agr.
Abraço qualquer coisa só perguntar.

Boa tarde Ramon,
Provavelmente você não estava no local a onde o download foi salvo.
Deve ter ido para Downloads na pasta do teu usuário.

Verifica onde salvou o arquivo quando fez o download, depois no terminal vai para onde está o arquivo, se estiver em Downloads (cd ~/Downloads) e em seguida fazer o sudo mv novamente.