Instalar JAVA no zorin

Boa noite pessoal, sou novo no Linux, estou tentando baixar o java para aprender mais sobre programação, ao baixar pelo terminal ele aparece que está instalado, porem quando dou um ’ java -version ’ ele aprece para instalar de novo e não consta a versão que foi instalada, alguém poderia me ajudar a descobrir qual o erro por favor ??

1 curtida

Dps manda qual o versão do Zorin vc ta usando, se for o zorin 17.2 ele é baseado no Ubuntu 22.04.
Como vc tentou, realmente ele ja tem jdk no repositório dele, e pelo jeito ele ja está instalado “default-jdk já é a versão mais recente”.
Na hora de testar você só usou a sintaxe errada , o certo é “java --version”.
Testa depois e manda pra nós. Abraço mano.

Eu geramente vou de
sudo apt install openjdk-17-jdk
de resto, fica tudo configurado pra mim. Nunca tive problema.
Claro que vai depender do uso que tu quer pra isso

Depois de instalar, você fechou e abriu o terminal? Sem isso, o path não é refletido. Fora que o comando é java --version

O jeito mais fácil de instalar:

- Download do java:
Java Downloads: https://www.java.com/en/download/manual.jsp
Obs.: Pode baixar o Linux x64.

- Mover pacote para os binários do sistema:
sudo mv jre-8u441-linux-x64.tar.gz /usr/bin/

- Acessar binários do sistema e descompactar:
cd /usr/bin/ && sudo tar -xvf jre-8u441-linux-x64.tar.gz

- Criar link simbólico apontado para o binário do java:
sudo ln -s /usr/bin/jre1.8.0_441/bin/java /usr/bin/java

- Verificar versão:
java -version

1 curtida

Como é para programação utilize uma versão LTS. A 21 é a LTS mais recente.

Como você aparenta ser iniciante na linguagem instale o openjdk mesmo, não vai fazer diferença para você.

Rode:

sudo apt install openjdk-21-jdk

A versão headless é para quem vai utilizar em servidores, quem vai rodar coisas gráficas é indicado não utilizar uma versão headless.

Continua aparecendo para eu reinstalar mesmo usando a sintaxe certa, e mostrando que ja está na versão mais recente