Instalar Distros Sem Pen Drive

Olá! Recentemente, adquiri um hub USB com suporte a energia externa para alimentar meus dispositivos externos, como HDs e SSDs. No entanto, ao tentar formatar meu computador usando meu pen drive com Ventoy, percebi que a velocidade de carregamento das distros e outros processos era extremamente lenta, mesmo com o pen drive sendo USB 3.0 e o hub suportando apenas USB 2.0. A velocidade chegou a ser comparável ao USB 1.1, o que foi bastante frustrante.

Por isso, fiz backup dos arquivos na nuvem e gostaria de perguntar se alguém sabe se há alguma maneira de instalar uma distro sem usar um pen drive. Instalar sistemas operacionais a essa velocidade é muito demorado e desconfortável. Agradeço desde já pela ajuda

Olá!

Olha, você pode instalar por rede pxe, mas ai é bom pesquisar a fundo como funciona.
Pode instalar por HD ou mesmo SSD via USB (limitada ao seu 2.0).
Mas sinceramente, pode ter havido outro problema de mídia talvez, porque eu instalo muito sistema inclusive com pendrivers em 2.0 e não vejo tanto tempo assim. Basicamente demora mais na hora de dar o boot e carregar até iniciar o processo de instalação depois segue numa velocidade baixa se comparada com hdd e tal, mas de boas. Não sei exato, mas se marcar instalar sem fazer update durante a instalação acho que é uns 20 a 30 minutos num pendrive normalzão.

Essa é uma limitação dos chips de memória usadas nos pendrives, é chips mais lento do que a velocidade do USB 2.0 e não tem nada que possa ser feito.
Para ter mais velocidade você precisa comprar dispositivos de armazenamento com chips de memória de alta velocidade.
Os pendrive que eu tenho aqui é de 5MB/s de escrita, e o seu tmb deve ser, mas vem escrito na caixinha a velocidade do dispositivo, mas vem um pouco a baixo do que esta escrito porque é a velocidade máxima que vem na caixa.

Os SSD tem chips de memória chamada de Flash NAND esses chips são mais rápidos a gravação do que os chips de memória de pendrive. Ideia minha, não compre pendrive de grande quantidade de armazenamento, compre SSD e CASE que você não vai sofrer esperando, pendrive vc compra se for carregar no bolso.

Você sabe que o barramento é limitado a velocidade mais baixa do dispositivo, ou seja, se o seu USB é 3.0 e esta conectado a um hub USB 2.0, ele irá funcionar a 2.0

Outra coisa, como esta utilizando um hub, os dispositivos conectados a ele estarão todos dividindo a velocidade da entrada no seu pc e não multiplicando para cada porta a velocidade suportada pelo 2.0.

Dependendo da distro que você esteja querendo instalar, existe a versão netinstall que pode ser mais rápida dependendo da velocidade da usa internet.

1 curtida

É possível sim instalar com os arquivos no próprio disco. Depende do jeito que vc quiser fazer, é possível carregar a ISO do próprio HD, ou então criar um “mirror” no disco para ser usado durante a instalação. São dezenas de métodos que podem ser usados pra instalar uma distro, desde a base de tudo com instalação via chroot (e mais complicada) até a mais fácil de copiar a iso pro pendrive e usar o instalador padrão.

Alguns anos atrás eu fui instalar o OpenSuse e estava demorando muito tempo. O instalador ia fazer download dos pacotes e demorava 3 segundos pra baixar cada um. Lembro que eu peguei a iso dele completa e copiei no disco, numa outra partição. Na opção do instalador, em modo ‘expert’ tinha a possibilidade de indicar o repositório de pacotes manualmente. Então montando a partição manualmente era possível fazer isso. No pendrive ficou a opção “netinstall” e durante a instalação usei os pacotes que tinham na ISO completa (4.3GB).

Vai agora de ver qual método é o menos complicado que resolve o seu problema. Investigue as opções avançadas do instalador para tentar o método alternativo.

A velocidade da porta USB 2.0 é 60MB/s é o chips de memória do pendrive que gargala.
Se conectar 6 pendrive na mesma porta ainda e usar ao mesmo tempo ainda da 10MB/s para cada.

eu sei que a velocidade estaria limitada por ser uma USB 2.0, porém eu utilizei somente o pen drive durante a tentativa instalação nada mais estava conectado ao hub para interferir na velocidade, e a distro que eu estou pensando em instalar vai ser o regata os ou o ubuntu 22.04

Aqui este pendrive grava e 3MB/s e le a 10MB/s o seu desse ser perto disso ou igual: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2183569302-kit-10-pendrive-4gb-twist-20-multilaser-atacado-revenda-_JM#is_advertising=true&position=11&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=3a4df4b2-66eb-42d1-8266-e3b3c7407530&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=11&ad_click_id=MTdkOGUzMzUtNWY3OS00ZmUyLTg4YWYtZDRhMTMxMWZkN2M2

A porta é 60MB/s mas os pendrive são mais lentos.

na verdade não, ele chega a ser bem rapido normalmente chegando acima dos 100 MB/s, parecido com um desses

https://www.amazon.com.br/Sandisk-Ultra-Shift-Flash-Drive/dp/B08K7PBBDC/ref=asc_df_B08K7PBBDC/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379708137507&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=14383400521841397657&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001655&hvtargid=pla-1093291320622&th=1

100 para leitura, ele grava mais lento que isso, ele é 3.0 ne.
O que eu olhei é 2.0

Todas às vezes que instalei o openSUSE foi demorado, é a única distro das que eu testei que demora para instalar.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.