Instalar ClamAV no Ubuntu, como instalar?

Tentei instalar o CLAM AV no Ubuntu, mas nao consigo fazer com que ele atualize as definicoes de virus para o ClamAV. como eu instalo isso? queria proteger meu Notebook e meu Desktop.

Experimente com o comando abaixo…

sudo apt-get install clamav clamav-daemon -y

Após pare o processo ClamAv

sudo systemctl stop clamav-freshclam

Atualize a base de dados das assinaturas …

sudo freshclam

Por fim inicialize o serviço novamente…

sudo systemctl start clamav-freshclam

Para instalar a interface gráfica prossiga com o seguinte comando…

sudo apt install clamtk -y
1 curtida

O clamav no repositorio Ubuntu e seus derivados, o pacote DEBIAN vem com as configuração do atualizador de definição automatico.

Para evitar que ele demore para verificar a primeira atualização das assinaturas, faça ela manual a primeira vez, dps deixe que a automação se encarregue.

Mas eu sei que esta configurado so o pacote do repositorio ubuntu e derivados, os outros você tera que verificar.

Deu certo!
Muito Obrigado!
E por essas e outras que eu continuo usando o UBUNTU, e vou continuar usando.
Comunidade sempre unida e colaborativa.
Gostei!
Parabens !

O clamav vai ser util para scaniar arquivos apos o download e tals.
Mas ele não vem com a proteção em tempo real habilitada por padrão.

Então a sua maior proteção é manter os software atualizado com o repositorio do Ubuntu e manter também o kernel Linux.

Lembra-se para verificar se um link é um pirsing use o virustotal do google para escanear o link.

Como faço para ativar o Real Time Protection?

Eu j√° consegui ativar, mas sempre que consigo o clamd fica bloquiando o gerenciador de arquivo, n√£o sei o que causa isso.
Talves seja bug do clamav, mas a proteção em tempo real do clamav não exclui o virus, o que ele faz é usar uma função do kernel Linux para bloquiar qualquer acesso e execusão do malware.

Na documentação eles dizem que usar a função do kernel Linux para fazer o bloqueio torna o sistema de proteção mais eficiente do que eles fazer uma implementação a nivel de usuario.

Aqui esta a documentação de como implementar a RTP no clamav.

√Č o OnAcess scaning.