Olá, pessoal!
Estou querendo experimentar o Arch Linux com KDE em meu tablet/netbook Asus T100TA. Esse computadorzinho possui um processador Atom Z3775, 2GB de RAM e 32GB de armazenamento eMMC.
Eis o que o torna diferente: embora o processador suporte sistemas de 64 bits, a UEFI é de 32 bits. Sistemas como o Debian x86_64 conseguem bootar sem problemas, já que a .iso inclui compatibilidade com UEFI IA32.
Vi alguns usuários do Arch comentando que agora a .iso inclui suporte a UEFI IA32 e permite instalação nesse tipo de computador. Contudo, não consigo passar da tela inicial do GRUB. Ao selecionar "Arch Linux install medium (x86_64, UEFI), o sistema não dá boot e retorna o erro 2147483651:“you need to load the kernel first”.
O Secure Boot está desabilitado nas opções da BIOS. Já tentei gerar o pendrive de boot usando o Ventoy, o Balena Etcher e o Popsicle, e todos retornam o mesmo resultado. Baixei a .iso oficial no site do Arch hoje. Tentei também com dois pendrives diferentes.
A wiki do Arch informa o seguinte:
See Unified Extensible Firmware Interface#UEFI firmware bitness, if using GRUB set
--target=i386-efi.
For users using archinstall, be sure to choose GRUB as your boot loader. By default, archinstall will install GRUB 64-bit UEFI binaries. To fix this, after archinstall has completed all tasks, chroot into your new system and issue the two commands listed above.
Note: Systems with IA32 UEFI require using a boot loader that supports mixed mode booting. For example, GRUB when installed with the
i386-efitarget.
Embora eu já tenha instalado e usado o Arch no passado, estou confuso de como proceder nesse caso. Alguém já passou por algo semelhante?
Tentei apertar “e” na tela do GRUB para editar as opções e coloquei o parâmetro --target=i386-efi na linha que inicia com “linux”. Tentei dar boot com Ctrl + X. Não obtive resultado, mas não sei se fiz o procedimento correto… Não tenho experiência com isso.
Estou achando estranho porque, de fato, ao analisar os arquivos da .iso, há a preparação para dar boot em UEFI de 32 bits.
Desde já, obrigado.