Instalar 2 linux em discos diferentes

Boa tarde moçada.
Tenho 2 SSD, um com Ubuntu, outro vazio.
Quero instalar um segundo Linux no SSD vazio, vou ter que criar outra partição EFI ou a que já existe (500MB) é suciciente. e terei dualboot?

Instala uma distro em um SSD e a outra no segundo?

Sim uma em cada SSD. A primeira já tá instalada com partição EFI, etc… Terei que fazer outra partição efi, ou uma só é suficiente? E o grub reconhecerá as duas no boot?

Se você vai instalar em outro SSD, qual a necessidade de dar uma volta ao mundo e não apenas selecionar o disco em questão e instalar? Se o grub não reconhecer de primeira, basta mudar a ordem de boot na bios, ué

Só uma partição EFI é o suficiente, porém o seu segundo sistema vai “depender” do bootloader do primeiro, e não garanto que o GRUB vai reconhecer o segundo SO sem configuração manual (nunca fiz um setup assim).

2 curtidas

Beleza, vou fazer mais tarde e , terminando dou o retorno. Valeu!

1 curtida

Não deu certo.

1. A distro que vou instalar no segundo ssd tem que ter kernel a partir do 5.11
    2 Instalei o Deepin com kernel 5.15, mas ao dar reboot entra somente o Ubuntu que está no ssd1
    3 Não dá pra entrar no setup, a tela congela.
    4 Instalei o Deepin com partição efi, embora o Ubuntu já tenha uma , o Deepin só prossegue se fot feita uma partição pra ele. Resumindo Embora tenha instalado, é como se tivesse só o Ubuntu no micro.

Talvez rodar update-grub gere entradas para o Deepin. Se isso ainda não for suficiente, é possível escrever manualmente uma entrada para o Deepin no Grub.

1 curtida

Embora funcione com apenas uma partição efi, eu recomendo que seja feita uma partição efi no segundo disco. Com isso vc poderá remover o primeiro disco e continuar com boot no sistema.

Mas um dos sistemas será o principal, aquele que a placa mãe vai iniciar primeiro. Nesse sistema vc precisa configurar o bootloader para a instalação no disco 2. Há diversas formas de fazer isso, desde a simples auto-detecção até manualmente de forma avançada especificando o arquivo .x64 na segunda partição.

1 curtida

Valeu moçada, vou ver aqui depois dou retorno caso alguém queira fazer o mesmo.

Verdade, aqui no meu caso só foi permitido a instalação com 1 partição efi pra cada distro.

Isso mesmo, foi só atualizar o grub e o Deepin apareceu, valeu.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.