Instalando sistema Linux em um ssd externo

Boa tarde. Vi um video do Dio onde ele ensina a instalar uma distro em um pendrive. Gostaria de fazer algo do tipo mas com um ssd externo. A duvida é …

É possível fazer em qualquer ssd externo? Pois vi que existe alguns que mesmo com uma velocidade muito rapida, não são indicados para instalação de jogos, posso ter este tipo de problema na instalação de um sistema linux?

Caso não, alguém já fez algo do tipo, e qual ssd vocês recomendariam?

Eu já instalei num HD externo. Acredito que seja possível. Acredito que as marcas “clássicas” devem servir de boas, mas se alguém já fez isso num SSD que se expresse.
Dá uma pesquisada aqui no fórum me parece que já tentaram isso.

1 curtida

@Auder
Em minhas pesquisas pude notar que existe pessoas que nao conseguiram instalar o sistema da apple em alguns ssd. Inclusive Tem um vídeo no youtube falando sobre um ssd da scandisk que nao permitia o mesmo fazer isso, por isso resolvi pesquisar mais um pouco.

Aqui no forum achei um que fez a instalação (inclusive citou o mesmo vídeo) Mas teve dificuldade por instalar ele em efi. Mas ele não citou o ssd e nem se conseguiu resolver o problema. E como não é possível escrever no tópico dele perguntando, resolvi abrir este.

1 curtida

Verdade , acabei de ver também.

Ja instalei Windows(11) e Linux (Fedora) em ssd SATA com adaptador usb 3.0. Funciona bem, consegui até rodar jogos por ele…mas tem menos desempenho que direto na porta SATA.

3 curtidas

Rapas um HD tem a velocidade de 13ms de acesso aleatorio e 50MB de escrita, a USB 2.0 tem uma velocidade de 60MB de transferência de dados o que já é superior e o SSD tem uma velocidade de acesso aleatoria de -1ms.
Então por essa logica sim.
Você so tem que saber a velocidade de escrita do seu SSD se for superior a 30mb de escrita já esta bom d+.

1 curtida

Quanto a marcas;Kingston, Scandisk, etc, deve dar conta do recado.

1 curtida

@Pablo8 a tem um detalhe, se você for usar em USB 2.0 você vai ter uma demora nos loading igual acontecia com os HDs, e também o salve do progresso pode demorar um pouco mais dependendo do quanto os saves sejam grandes, por exemplo o ARK survival envolved são +3GB so de dados de salve, então da um atraso. Agora se você usar na USB 3.0 ai a diferença é imensa vc não vai perceber nada.

1 curtida

Olá!

Sim, bem de boas. Igual o fastOS falou.
Eu uso um Fedora 38 via SSD externo. Disco é um Kingdean 240GB. Totalmente pela USB3. A velocidade varias mas vai de 150 a 250 MB/s e pico de quase 300. Uso partições em tabela GPT e instalação de boot em modo EFI.

No meu canal no YT aarProTech os videos de review do minipc e inclusive de jogos foram feitos todos rodando por esse SSD externo.

Inclusive, vídeo essencial para vc ver la é o que fala sobre UAS ja que vai usar esse modelo de instalação.

2 curtidas

Opa. Obrigado vou ver.

sim quando tentei instalar o fedora fiquei bugado com medo de instalar a distro no hd externo que eu tava usando como meu ventoy,no fim nem terminei a instalaçao do fedora

boa noitr amigos… estou tentando realizar esse trabalho de instalar o zorin em um ssd externo, mas ele da pau tudo vez.
vejo a msg que
glib nao foi encontrado
trying to remove it
e nao vai alem disso
o que devo estar fazendo errado?
utilizei a config do dio para as particoes
500mb para efi system
raiz em/
e boootloader no mesmo hd da raiz

teho que mudar algo pra conseguir?
segui o b -e-a-b-a m,as naop rolou;, me ajudem ai

Rapaz eu já fiz e de mais, só que atualmente eu não tenho nenhum em pendrive.

Depende de qual pendrive vc esta falando, se for aqueles 2.5 é a mesma coisa, esses SSD tem a velocidade menor ou igual a 500MB/s e o USB3.0 tem 500MB/s de banda para mais dependendo da versão. Então vai depender de qual SSD vc refere.
SSD não da FPS, apenas faz as texturas carregarem mais rápido(loading) e ai que o loading pode não ter carregado a textura e vc já entre na partida, mas dps de alguns segundos todas as texturas serão carregadas, depois de elas estarem na cache de disco o uso de SSD não faz diferença, mas isso apenas acontece hoje em HD.

O SSD de 2.5 vão em teórico o que está na caixa(500MB/s) mas é teórico, na pratica isso não vai acontecer a todo o momento, a maior parte do tempo fica bem a baixo se é que vai chegar lá, é a mesma coisa com USB3.0 o teórico dela é 500MB/s, mas isso é teórico, na pratica a limitação é tanto de um quanto o outro, para ter a velocidade superior tem que trocar para um NVME.

@fastos2016 @fastos2016 usar compressão transparente do filesystem pode adicionar uma melhora na leitura e gravação do SSD e na melhor eficiência da USB3.0, uma vez que a compressão é feita na memória RAM e já é transferido para o SSD comprimido, o que diminui o consumo de banda na transferência tanto de saída quanto de entrada, mas na memória cache não muda em nada, usar cache de disco maior também melhora o desempenho do SSD assim fazendo o loading e o carregamento das texturas ficarem mais rápido(na verdade evita de ler do SSD porque já esta presente na RAM).

O kernel Linux gerencia sozinho o buffer e o cache, apesar de ter como mudar algumas coisas para melhorar o buffer e o cache, como por exemplo aumentar o uso de swap com swapingness e não comprimir a RAM com ZRAM, isso porque o ZRAM transforma a memória que iria ser usada para a cache em swap e o swapingness baixo faz com que os programas inativos fiquem inativos na RAM enquanto que swappingness maior faz com que os mesmos processos inativos vão para a swap liberando assim mais memória RAM que será usada pelo buffer e cache, mas isso só vai ser útil se tiver muitos processos inativos como o relógio, a GUI, o navegador, terminais abertos, o discord, a própria steam, tudo aquilo que fica em segundo plano quando o jogo está aberto em fullscreen fica a maioria inativo. mas lembre-se nenhum programa pode ficar full na swap, eles precisam de uma pequena quantidade de RAM para não crashar.

Vcs podem ver o buffer e o cache no free -h, o Linux está sempre tantando lotar a RAM, então se ela não estiver ocupada com programa ele vai lotar ela de copia de arquivos do SSD(cache de disco) e cache dos Inode do filesystem(buffer). Alguma utilidade ele vai procurar dar para ela.