Boa tarde. Vi um video do Dio onde ele ensina a instalar uma distro em um pendrive. Gostaria de fazer algo do tipo mas com um ssd externo. A duvida é …
É possível fazer em qualquer ssd externo? Pois vi que existe alguns que mesmo com uma velocidade muito rapida, não são indicados para instalação de jogos, posso ter este tipo de problema na instalação de um sistema linux?
Caso não, alguém já fez algo do tipo, e qual ssd vocês recomendariam?
Eu já instalei num HD externo. Acredito que seja possível. Acredito que as marcas “clássicas” devem servir de boas, mas se alguém já fez isso num SSD que se expresse.
Dá uma pesquisada aqui no fórum me parece que já tentaram isso.
@Auder
Em minhas pesquisas pude notar que existe pessoas que nao conseguiram instalar o sistema da apple em alguns ssd. Inclusive Tem um vídeo no youtube falando sobre um ssd da scandisk que nao permitia o mesmo fazer isso, por isso resolvi pesquisar mais um pouco.
Aqui no forum achei um que fez a instalação (inclusive citou o mesmo vídeo) Mas teve dificuldade por instalar ele em efi. Mas ele não citou o ssd e nem se conseguiu resolver o problema. E como não é possível escrever no tópico dele perguntando, resolvi abrir este.
Ja instalei Windows(11) e Linux (Fedora) em ssd SATA com adaptador usb 3.0. Funciona bem, consegui até rodar jogos por ele…mas tem menos desempenho que direto na porta SATA.
Rapas um HD tem a velocidade de 13ms de acesso aleatorio e 50MB de escrita, a USB 2.0 tem uma velocidade de 60MB de transferência de dados o que já é superior e o SSD tem uma velocidade de acesso aleatoria de -1ms.
Então por essa logica sim.
Você so tem que saber a velocidade de escrita do seu SSD se for superior a 30mb de escrita já esta bom d+.
@Pablo8 a tem um detalhe, se você for usar em USB 2.0 você vai ter uma demora nos loading igual acontecia com os HDs, e também o salve do progresso pode demorar um pouco mais dependendo do quanto os saves sejam grandes, por exemplo o ARK survival envolved são +3GB so de dados de salve, então da um atraso. Agora se você usar na USB 3.0 ai a diferença é imensa vc não vai perceber nada.
Sim, bem de boas. Igual o fastOS falou.
Eu uso um Fedora 38 via SSD externo. Disco é um Kingdean 240GB. Totalmente pela USB3. A velocidade varias mas vai de 150 a 250 MB/s e pico de quase 300. Uso partições em tabela GPT e instalação de boot em modo EFI.
No meu canal no YT aarProTech os videos de review do minipc e inclusive de jogos foram feitos todos rodando por esse SSD externo.
Inclusive, vídeo essencial para vc ver la é o que fala sobre UAS ja que vai usar esse modelo de instalação.
sim quando tentei instalar o fedora fiquei bugado com medo de instalar a distro no hd externo que eu tava usando como meu ventoy,no fim nem terminei a instalaçao do fedora