Olá pessoal!
Eu queria mostrar aqui como eu instalei o Xubuntu em um pendrive, bom, o Dio já tem um vídeo ensinando a fazer isso:
Mas nesse vídeo ele usa dois pendrives e eu queria fazer apenas com um mas não sabia como. Então no ultimo vídeo do Dio em que ele mostra como usar a ferramenta Ventoy me surgiu uma ideia e eu fui coloca-la em prática.
Eu usei um pendrive da SanDisk de 8gb, devido ao tamanho do pendrive o sistema que eu escolhi colocar foi o Ubuntu Minimal 20.04, tem um video do Dio que ensina a instala-lo também:
Okay, eu pluguei meu pendrive e usando o Gparted eu vi que meu sistema reconhece meu pendrive como /dev/sdb
, sabendo disso eu abri a pasta do ventoy e abri um terminal ali:
No terminal eu digitei o comando sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdb -r 6975
, o parâmetro -i
indica ao ventoy que você quer instala-lo, o /dev/sdb
indica onde pendrive está montado e por fim o -r
indica para o ventoy quanto espaço ele deve deixar livre, se você não usar o -r o ventoy ira usar todo o pendrive e irá impossibilitar o procedimento, o ideal é que você deixe o ventoy usar um pouco mais do que o tamanho da iso que você irá usar:
O ventoy pede pra você confirmar duas vezes se deseja prosseguir e formatar o pendrive, se você estiver de acordo basta digitar
y
nas duas perguntas.
Agora foram criadas duas partições, uma chamada ventoy
e a outra VTOYEFI
que é “invisível”.
No Gparted você irá selecionar seu pendrive no meu caso /dev/sdb
:
Note que há um espaço não alocado, você ira clicar nele com o botão direito e selecionar a opção novo
:
Aqui você vai deixar do jeito que está e só irá mudar o rotulo apenas pra ficar organizado:
No fim você terá três partições como estas:
Agora é só mover a iso para a partição ventoy
e dar boot pelo pendrive, na hora do particionamento selecione o seu pendrive no meu caso /dev/sdb
e selecione para montar o / na sua partição de arquivos, a minha é a /dev/sdb3
e no momento de instalar o grub selecione o seu pendrive também. Sempre que você quiser entrar no seu sistema é só dar boot pelo pendrive.
Depois de terminar eu fiquei pensando se não era só criar duas partições e pular todo o processo do ventoy mas eu já estou com preguiça de testar kkkkk (Eu testei e não funciona)