Instalando o Assinador SERPRO no Fedora 40

O mercado corporativo está sempre em constante evolução, assim como qualquer área de nossa vida e acompanhar estas evoluções pode ser um grande diferencial, seja para se destacar em sua área, ou para se sentir confortável com a evolução que gradualmente bate a porta.

Com o advento da globalização e os trabalhos na modalidade home office, a tarefa de assinar documentos de forma digital se tornou bastante comum, seja através de serviços como o autentique, a assinatura digital através do gov.br, ou mesmo assinaturas dispostas em tokens ou certificados digitais.

No trabalho que eu exerço atualmente, assinar documentos através de um certificado já virou rotina e como estou tentando migrar todo meu workflow para um sistema Linux, esta simples tarefa se tornou meu calcanhar de aquiles, porém, com a ajuda do SERPRO, o procedimento ficou bastante fácil e hoje, vou te ajudar a utilizar o mesmo no Fedora 40 (versão que eu uso atualmente).

O que é o SERPRO?

O Serviço Federal de Processamento de Dados ou (SERPRO) é o principal provedor de soluções tecnológicas para o Estado brasileiro que são utilizadas tanto pelo governo, quanto para entidades públicas e particulares seja para empresas ou pessoa física.

Dentre os diversos serviços que o SERPRO possui, um deles é a venda de certificados digitais para diversas entidades e embora este serviço seja deveras interessante para quem precisa adquirir um certificado digital, hoje falaremos de sua ferramenta gratuita, o Assinador SERPRO.

Esta ferramenta é multiplataforma e roda utilizando o Java em seu background, para realizar assinatura em seus arquivos e possui compatibilidade com Linux para distribuições baseadas no Debian, bem como distribuições que utilizam o RPM, como o Fedora, OpenSUSE e suas derivadas.

Instalando o Assinador SERPRO

Neste artigo em especifico não irei publicar o passo a passo do programa que exige o uso de terminal, pois o próprio site entrega um tutorial didático para realizar a instalação e que é atualizado conforme as versões são lançadas, que você pode conferir neste link.

Ao clicar no link acima mencionado, você terá a seguinte tela e em repositórios Linux, basta selecionar a opção desejada e seguir os passos de instalação.

AVISO: No momento de escrita deste artigo, a instalação no Ubuntu 24.04 não funcionou devido a falta de alguns pacotes que não estão inclusos no repositório, talvez no futuro isto será corrigido para as novas versões, porém, no Ubuntu 22.04 e derivadas, o mesmo funciona corretamente.

Ao instalar no Fedora 40, o passo de instalação dos pacotes “libappindicator1 e libappindicator-gtk3”, apresentará uma falha, pois o libappindicator1 não está presente no repositório (não sou um especialista, mas acredito que ele faça parte do GTK 2 que não está presente nas distribuições novas, caso souber o real motivo, pode comentar que eu faço uma errata).

Para prosseguir, pode remover o libappindicator1 do comando, pois o software funcionará sem ele.

Apos a instalação, você verá o software instalado em seu menu de aplicações.

Solucionando problemas de pós instalação

Inicialmente ele poderá apresentar o erro ASSPR0017 e para resolver o mesmo, basta adicionar uma linha no arquivo hosts de seu sistema, indicando o assinador para sua máquina local, para isso em seu terminal, digite o seguinte comando:

sudo gnome-text-editor /etc/hosts

NOTA: o textp “gnome-text-editor” pode ser alterado pelo editor de textos que você utiliza em sua distribuição (gedit, nano, mousepad), no caso do Fedora 40, este é o editor padrão.

Após isso, o editor de texto se abrirá e você apenas precisará adicionar a seguinte linha no final do arquivo:

127.0.0.1 assinador-desktop.serpro.gov.br

Com a mudança realizada, basta clicar no menu de hambúrguer e selecionar a opção salvar, após isso basta fechar o terminal e abrir o software.

OUTRA NOTA: Após isso, ele poderá apresentar o erro ASSPR0016, porém, você pode ignorá-lo e abrir o software novamente que ele executará normalmente

Configurando o certificado

Após a instalação, a janela do software se abrirá e será necessária a configuração do certificado digital para que você possa assinar seus arquivos.

Nesta tela, clique em configurações e na aba certificado em arquivo, basta clicar na opção definir certificado em arquivo e indicar o caminho do mesmo no sistema, caso ache necessário, pode optar por salvar ou não a senha do mesmo.

Caso você possua um certificado em cartão ou token, é possível carregar o driver do mesmo caso seja necessário.
Após isso, seu sistema está apto para assinar documentos em PDF e validar assinaturas em outros documentos.

Espero que tenha ajudado e até um próximo artigo!

9 curtidas

Ótimo tutorial. Só uma questão, a assinatura digital do gov.br não supriria essa demanda e substituiria a assinatura do Serpro?

A assinatura do gov.br pode suprir em partes essa demanda. No caso meu, eu realizo a assinatura usando um certificado de CNPJ que o gov.br ainda não possui e para advogados, contadores, creio que exista o mesmo problema, a assinatura gov.br não serve em 100% dos casos.

Algumas prefeituras assinam com o certificado gov.br apenas para quando a assinatura e de um servidor público (Pessoa física assinando em seu proprio nome), mas no caso de empresas ou entidades governamentais é necessário um certificado “físico” que pode ser instalado na máquina, a fins de autenticação em sites como o próprio gov.br, serviço da fazenda do estado, etc.

2 curtidas

Entendi Dr.
Qual distro está usando. Sou adv também e pretendo migrar.
Tenho preferência pelo gnome.
Essa onda de IA no windows me deixou preocupado com privacidade.

Não precisa chamar de Dr não hehe, sou assistente administrativo, como trabalho com licitações, mexo com diversas assinaturas digitais da empresa para contratos.

No momento, estou usando o Fedora 40 no notebook de trabalho, mas estou esperando sair o Zorin 18 ou o próximo Linux Mint para testar se eles se adaptam bem ao meu tipo de trabalho.

Se gosta do GNOME, recomendo o Zorin OS ou mesmo o Ubuntu 24.04, o Fedora pode ser uma opção também, mas tem que ver se ele te atende em tudo no quesito softwares, pois existem alguns drivers que são “criados” pensando na base Debian e nem sempre estão disponíveis no Fedora.

1 curtida

Hehe
Não queria uma parecida com Windows por já estar saindo dele. Sem contar que gosto do ambiente gnome.
Por outro lado quero algo mais pronto possível. Por isso considero mint ou zorin.
O problema do zorin é que a interface gnome é somente no pro.
Estava vendo algo sobre personalizar um pouco o cinnamon do mint.

Não é não. A interface GNOME está disponível no Zorin OS Core, inclusive, é a padrão. O que a versão Pro tem a mais (referente ao ambiente gráfico) são algumas opções extras de layout para o GNOME. Ainda assim dá para customizá-lo por conta própria…

1 curtida

Não sabia amigo. Vou testar

1 curtida

Boa tarde, alguém já conseguiu instalar esse assinador no ubuntu 24.04?