Antes de tudo, esse tutorial não é de minha autoria e os créditos vão para Carlos Salvador winehq
Para instalar o Adobe Reader DC primeiramente iremos instalar o Wine versão development.
Ative a arquitetura 32bits, caso não esteja ativada.
sudo dpkg --add-architecture i386
Após isso vamos baixar a chave para o repositório do wine.
wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key | sudo apt-key add -
E agora iremos adicionar o repositório.
sudo add-apt-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu focal main’
Após isso só precisamos baixar o Wine Development e o winetricks.
sudo apt install --install-recommends winehq-devel
sudo apt install winetricks
Iremos agora instalar algumas bibliotecas com o winetricks (Não é recomendável rodar em sudo o winetricks).
winetricks atmlib
winetricks riched20
winetricks wsh57
winetricks mspatcha
Após isso somente para configurar usem o comando winecfg e instalem o Mono e o Gecko.
winecfg
E já que o Adobe Reader DC que nós instalaremos será a versão para Windows 7, iremos baixar as fontes do Windows 7 e adiciona-las em nosso sistema fontes.
Depois de baixadas e extraídas, basta move a pasta das fontes para /usr/share/fonts e então rode o comando para recarregar as fontes.
sudo fc-cache -vf
Agora que já temos instalado tudo que precisamos, nós iremos no site da Adobe e iremos baixar o Adobe Reader DC para Windows 7 64bits download, depois de baixado, vocês irão instalar normalmente ele pelo wine, e após desinstalar vocês irão selecionar a opção "always start with protected mode disabled"
.
E feito, vocês possuem o Adobe Reader DC funcionando perfeitamente (exceto pelo login), no ubuntu 20.04.
Essa foi a minha primeira tentativa de um tutorial, então se não ficou muito bom tentem relevar e boa sorte para vocês!
Configurações do meu sistema:
Sistema: Ubuntu 20.04
Wine: winehq-devel 5.8
Placa-mãe: Biostar B350GT3
Processador: AMD Ryzen 2400G
Placa de vídeo: Integrada
Driver: Padrão do Ubuntu 20.04