Instalando o Adobe Reader DC no Ubuntu 20.04

Antes de tudo, esse tutorial não é de minha autoria e os créditos vão para Carlos Salvador winehq

Para instalar o Adobe Reader DC primeiramente iremos instalar o Wine versão development.
Ative a arquitetura 32bits, caso não esteja ativada.

sudo dpkg --add-architecture i386

Após isso vamos baixar a chave para o repositório do wine.

wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key | sudo apt-key add -

E agora iremos adicionar o repositório.

sudo add-apt-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu focal main’

Após isso só precisamos baixar o Wine Development e o winetricks.

sudo apt install --install-recommends winehq-devel
sudo apt install winetricks

Iremos agora instalar algumas bibliotecas com o winetricks (Não é recomendável rodar em sudo o winetricks).

winetricks atmlib
winetricks riched20
winetricks wsh57
winetricks mspatcha

Após isso somente para configurar usem o comando winecfg e instalem o Mono e o Gecko.

winecfg

E já que o Adobe Reader DC que nós instalaremos será a versão para Windows 7, iremos baixar as fontes do Windows 7 e adiciona-las em nosso sistema fontes.
Depois de baixadas e extraídas, basta move a pasta das fontes para /usr/share/fonts e então rode o comando para recarregar as fontes.

sudo fc-cache -vf

Agora que já temos instalado tudo que precisamos, nós iremos no site da Adobe e iremos baixar o Adobe Reader DC para Windows 7 64bits download, depois de baixado, vocês irão instalar normalmente ele pelo wine, e após desinstalar vocês irão selecionar a opção "always start with protected mode disabled".

E feito, vocês possuem o Adobe Reader DC funcionando perfeitamente (exceto pelo login), no ubuntu 20.04.
Essa foi a minha primeira tentativa de um tutorial, então se não ficou muito bom tentem relevar e boa sorte para vocês! :slight_smile:

Configurações do meu sistema:
Sistema: Ubuntu 20.04
Wine: winehq-devel 5.8
Placa-mãe: Biostar B350GT3
Processador: AMD Ryzen 2400G
Placa de vídeo: Integrada
Driver: Padrão do Ubuntu 20.04

3 curtidas

Existe alguma vantagem em usar o Adobe Reader para visualização de pdf ou foi só pelo desafio de instalar no Ubuntu?

Pergunta de leigo mesmo, porque uso leitor de pdf somente para isso, ler.

Para eu que utilizo para jogar dungeons and dragons o sistema do adobe reader foi melhor do que qualquer outro. A maioria tem problemas para lidar com fichas auto completáveis e etc., ironicamente usar o Adobe Reader com wine foi mais estável.

1 curtida

Todo auto completar funciona perfeitamente.
Eu testei bastante leitores de PDF, enfrentei problemas desde a seleção de fontes, pois alguns não permitiam eu escolher a fonte e ai a fonte ficava sem acento, outros problemas sérios com a auto completação, problemas como não funcionar, ou como funcionar errado, alguns programas não diferenciavam Inteiro de String e ai exemplo: Imagine que eu tenha um somatório de 4 e 2, ele indicava como 42 em vez de 6… Era triste, tentei utilizar uma maneira nativa, mas não consegui achar, somente leitores pagos funcionavam perfeitamente, MAS POR MILAGRE DO DESTINO, o Adobe Acrobat Reader é uma maravilha mesmo via wine.

1 curtida