Bom dia, Estou com a seguinte situação. Após um período usando Windows devido ao meu trabalho, resolvi voltar para o Linux Mint que é um SO ao qual me senti mais confortável, aí assim, meu notebook possui dois SSD, Um NVMe de 500gb e um sata de 1TB. Quero utilizar os dois da mesma forma que utilizava no Windows, com o Sistema rodando no NVMe e o Sata pra armazenamento de arquivos. Mas é aqui que começa a minha dificuldade.
Quando eu vou fazer a instalação do Linux Mint Cinnamon 22.3, o instalador não ta reconhecendo o meu SSD Sata, só me mostra o NVMe. Já alterei na Bios pra AHCI, já formatei o SSD mas mesmo assim ele não reconhece, não aparece nem no GParted e nem quando eu rodo o lsblk. Porém ele reconhece normalmente tanto na Bios quanto no próprio Windows. Porém no instalador ele não reconhece.
Notebook: Acer Aspire 3
Processador: I3 10ª Geração.
Formata ele no windows como exfat usando o diskpart
diskpart
list disk # Lista todos os discos conectados
select disk X # Substitua X pelo número do seu SSD
clean # Limpa todas as informações de partição (apaga tudo)
convert gpt # Converte para o estilo de partição GPT (padrão atual)
create partition primary
format fs=exfat quick
assign # Atribui uma letra à unidade automaticamente
exit
Eu fiz isso, porém ele ainda não reconhece o sata no instalador do mint. Por desencargo de consciência eu também tentei rodar os instaladores do Bazzite e do Manjaro mas ainda sim não reconheceu.
Posta uma foto ai na parte de seleção de disco
Ou faz um vide curto e sobe para o Catbox
E posta o link.
Opa boa Tarde, segue o vídeo
1 curtida
Esse é um problema conhecido do Acer Aspire 3, o Linux não consegue enxergar o SSD instalado na porta SATA na BIOS deste modelo de laptop, mesmo após mudar a configuração da BIOS para AHCI que se torna disponível ao definir uma senha de administrador na própria BIOS e pressionando CTRL-S na tela Main. Não há problema em reconhecer e usar SSDs conectados via porta USB (externos).
Veja o relato no próprio fórum do Linux Mint: forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=316508
Segundo alguns relatos online, se você suspender o Linux e sair da suspensão (modo de energia) o SSD poderá aparecer, e foi descrito um script que pode ser rodado durante o boot para que o kernel faça a suspensão e depois desperte o Linux a cada inicialização do sistema instalado, exigindo também outro script para restaurar a proteção contra apagamento acidental do SSD que fica desativada após voltar da suspensão do sistema. Veja as instruções no Wiki do Arch Linux:
https://wiki.archlinux.org/title/Laptop/Acer#Aspire_3_A315-56_internal_storage_not_showing_up
Em resumo, a Acer não se preocupou em compatibilizar suas máquinas (na época em que foram desenvolvidas) com os drivers AHCI do Linux, nem mesmo através de atualizações posteriores do firmware da BIOS, infelizmente.
O método do Arch Linux pode até funcionar, mas usa estratégias paliativas e sinceramente não me parece valer a pena insistir com a instalação do LInux nesta máquina, exceto se estiver disposto a “hackear” os scripts de boot do sistema (podendo perder todo o trabalho em atualizações posteriores) ou for possível transferir o SSD interno para um adaptador externo (“case”) conectado via USB, apenas para backup ou armazenamento de dados, instalando o Linux no drive NVME.
Manter o Windows 10 pode ser uma opção, pois quem tem uma conta Microsoft pode registrar a máquina e permanecer elegível para atualizações de segurança por um ano após o fim do suporte oficial a este sistema.
1 curtida
Interessante.
Se alterar o modo de boot de UEFI pra Legacy, detecta?
No caso o Aspire 3 não permite alterar para Legacy na Bios
Entra no site da acer coloca o numero serial do seu laptop e vê se tem BIOS update para ele instala a ultima versão, pode ser que resolve esses bugs.
https://www.acer.com/us-en/support
Tente
sgdisk -g /dev/sdX
Para mudar para gpt sem perder dados.
Depois disso, teste e veja se detecta

Não li todo o tópico.
Mas se for uefi, este procedimento deve resolver.
Fiz a atualização para a última versão mas mesmo assim continuou a problemática. Resolvi deixar o sistema todo no NVMe e usar o SSD como backup de alguns arquivos. To com pretensão de trocar o notebook nos próximos dias mesmo então está tranquilo
2 curtidas
Enquanto não troca de notebook, caso volte a executar o Linux no Acer Aspire 3 (seja no ambiente Live, ou com o sistema já instalado no NVMe), faça o teste de suspender o sistema para a RAM, e depois voltar da suspensão, para ver se o SSD de 1TB que está na porta SATA (controlador AHCI) passa a ficar disponível para montagem em leitura e escrita… Caso ele não surja no explorador de arquivos (Nemo ou equivalente) e nem na área de trabalho, pode tentar listar o respectivo dispositivo com o comando
ls -l /dev/sd*
ou rodando o aplicativo Discos (gnome-disks).
Se o SSD SATA estiver disponível, vai aparecer como um dispositivo de armazenamento (“disco”) adicional (além do NVMe e do dispositivo do LiveUSB, se for o caso).
Assim, enquanto não adquire um notebook novo, pelo menos terá um “atalho” para acessar os arquivos no SSD Sata pelo Linux sem precisar fazer um reboot e entrar no Windows, precisando só entrar e sair da suspensão para acessá-lo por todo o restante da sessão, até o próximo reboot.
Outra coisa q pode tentar é retirar o SSD sata do laptop colocar em outro PC e instalar o linux nele retirar o SSD e voltar para o laptop.