Bom dia
Antes de criar este topico, eu fiz uma busca e encontrei alguns topicos sobre este problema, mas nenhum respondeu a este problema em particular e como resolve-lo
Sou iniciante em relação a linux, então certas instruções talvez possam parecer grego pra mim
Eu vi o video do Dio no youtube sobre fazer o dualboot, mas quando tentei fazer a instalação, vi que não havia a primeira opção “instalar ubuntu ao lado do windows”, isso pq o instalador sequer reconhecia o windows instalado (como podem ver na foto abaixo - desculpem a qualidade, foi foto tirada pelo celular do monitor)
Como iniciante, eu fico um pouco enrolado na opção avançada, então imagino que a mais indicada para mim seria esta de instalar ao lado do windows, então o que eu preciso fazer para que o instalador reconheça o windows e a opção apareça???
Ou estou enganado e devo ignorar isso e instalar através da opção avançada (Something else…)??
Isso pode ocorrer caso vc esteja iniciando o instalador do Ubuntu em um modo diferente da instalação do windows, exemplo: Seu windows está instalado em modo EFI e vc inicia a instalação do Ubuntu em modo legacy, ou vice-versa.
Primeiro verifique se seu windows está em modo EFI( se for win8 em diante é bem provável que esteja) e configure a Bios de forma que o Ubuntu tmbm inicie assim.
Sim amigo, mude na bios para legacy e use o Rufus pra fazer a imagem do seu ubuntu para o pendrive, não esqueça de marcar a opção para MBR no programa Rufus.
Eu fiz a imagem do ubuntu, mas sinceramente não lembro se estava em MBR. Apenas posso dizer que deixei tudo padrão no programa. Daria pra dizer que o MBR é marcado por padrão??
Tem como verificar no pendrive já criado se a imagem foi criada com MBR ou so refazendo tudo??
Aproveitando o topico, dos tutoriais que encontrei sobre instalar o ubuntu lado a lado com o windows, sempre diminuem o C: e instalam na nova partição não alocada
Porém meu HD já é particionado (já tem as 4 partições que o windows permite)