Instalação Ubuntu na minha máquina

Estou tentando instalar o ubuntu na minha máquina, pois ela nao suporta o windows 11 e o windows 11 já não atualiza mais e fica travando direto. Já criei o pen drive bootavel. Entretanto, quando tento fazer a instalação do sistema operacional fica aparecendo a mensagem na imagem abaixo. Alguém poderia me ajudar a solucionar este problema, por favor.

Já tentou desativar o secure boot na bios?
Não está sendo possivel escrever na partição EFI… vc usa Windows tb, ou é uma instalação limpa do Ubuntu?

2 curtidas

Já desativei o secure boot sim, mas continua impedindo de eu fazer a instalação

Volume Full, ou seja, seu HD esta cheio ou você esta pendindo para instalar no pendrive

Essa mensagem aparece quando eu inicio a maquina apontando o pen drive com a ISO do ubuntu para instalar.

Vc usou que ferramenta para fazer o pendrive? Usou GPT ou MBR? Erro ao tentar escrever o MOK está relacionado a partição efi, que pode estar protegida pelo Win11 ou simplesmente cheia.

As duas. Porém, não deu certo com nenhuma delas.

1 - Vaio vaio f15 vjf155F11X-B0211B

2 - Eu coloco o pendrive pra ser o primeiro bootavel na BIOS. Quando o computador liga novamente já aparece esta mensagem.

3 - Já desativei o securityboot e não achei esse fastboot.

Eu estou tentando instalar o ubuntu, pois depois de pesquisar e alguns colegas da faculdades me explicaram que essa é uma das melhores “distros” pra começar.

Com a opção Enroll Key, vc pode criar sua própria chave. Vc vai ser requisitado a criar uma senha. Após a instalação do sistema, a primeira inicialização vai solicitar a senha que vc criou, e pronto. Simples assim.

Entre na bios inicie secure boot, limpe as chaves ,desative secure boot e tente novamente

Porque você aponta o pendrive? O instalador está pedindo onde você quer instalar, então você provavelmente está escolhendo o pendrive.