Instalação Ubuntu em Macbook 2011 - sistema não inicia

Olá pessoal, bom dia…
Estou tentando instalar o Ubuntu 20.04 (Tentei também o 18.04) e não estou conseguindo. Particionei tudo certinho, instalei o Bootloader rEFInd no Mac El Capitan. Mas quando tendo iniciar ele não funciona… Desabilitei o securet boot do mac, mesmo assim não foi. Alguém sabe o que está faltando. Desde já agradeço!

Eu tenho um macbook 2012, quando eu fazia dual boot, nunca instalava o rEFInd, eu segurava o option(alt) no boot e selecionava se queria entrar no ubuntu ou macOS, pra remover o dualboot, eu só montava a unidade EFI depois e apagava a pasta ubuntu.

Olá RazarJP, obrigado por ajudar. Também tentei isso… desinstalei o refind e tentei como disseste. Volta com essa mensagem de erro:

Referente ao rEFInd em sí, não posso ajudar muito, pois usei uma unica vez e ele acabou com meu boot, tive que fazer backup e formatar o HD todo, pois, remover ele via macOS não resolveu, só piorou.

Entretanto, como já removeste o o rEFInd, tente limpar a NVRAM e a PRAM, depois disso, de boot no mac os, desfaça o bootcamp ou a partição manualmente do ubuntu, cheque a partição EFI para ver se não restou nada do rEFInd e/ou ubuntu, só então tente instalar o Ubuntu sem o rEFInd.