Instalação Office 2016 no Bottles

Fala pessoal, blz?

Estou tentando fazer a instalação do Office 2016 utilizando o Bottles, mas sem sucesso. Sempre que executo o .exe do Office recebo estas mensagens de erro:

image

image

Tentei a instalação utilizando os executores sys-wine-8.0, soda-7.0-9, cafe-7.20 e wine-ge-proton8-12.

A instalação só funciona mesmo utilizando o PlayOnLinux. Gostaria de saber se é possível a instalação pelo Bottles, pois gostaria de centralizar todos os aplicativos do Windows nele.

1 curtida

Já testou a função de Importar do PlayOnLinux?

Provavelmente é a falta de alguma dependencia. Tente instalar o VCRedist 2015, all fonts e .NET 4.X

Tentei a importação e o Bootles consegue copiar o diretorio do PlayOnLinux, mas não consegue executar os aplicativos instalados (Excel, Word, etc.) Tentei trocar o runner, mas continua não executando os aplicativos.

Fiz a instalação dessas dependências por aqui, mas ainda tenho os mesmos erros de execução.

E no final das contas? conseguiu instalar? Estou enfrentando o mesmo problema, mas comecei as investigações somente agora

Ainda não consegui pelo bottles. Tentei pelo PlayOnLinux e a instalação funciona, mas quando você tenta fazer a ativação do office o PlayOnLinux não consegue abrir a janela de ativação pq ele usa uma página da internet pra poder conectar e parece que no ambiente que ele cria não tem um navegador instalado. Ainda estou quebrando a cabeça com isso rsrs…

1 curtida

Oi, conseguiu? Estou no mesmo problema aqui, pesquisei o código de error é era relacionado a firewall. O curioso é que o instalador instalou os arquivos nas dar erro nessa etapa.

1 curtida

Cara, meu humilde conselho é para não tentar. A Microsoft adora usar travas de segurança “anti-pirataria”, o que é cômico pois não deixa o Office rodar no Linux, mas pode-se crackear o windows com o Linux e usar o Office. Minha sugestão mais simplificada é que use o onlyoffice, é a suíte de escritório que a Unesco e a Honda estão usando para fazer planilhas e documentos, o onlyoffice consegue ler todos os arquivos do ambiente Microsoft.

@Pallas @Rennan_crf

3 curtidas

É por isso que eu falo sempre, quem for instalar app do windows no wine verifique se o mesmo encontra-se no “appDB WineHQ” lá a galera diz se funciona ou não, se não rodar não há mais nada o que fazer. É como o rapaz de cima disse, use o Only_office, apache_office, libre_office, no linux existe muitas opções de office e que estes programas fazem a comunicação e compartilhamentos de arquivos entre si tanto no linux quanto no windows.

Entendi, vejo que melhor é assim mesmo. Obrigado pelo conselho :slight_smile:

1 curtida

De nada, boa noite.

Sim, infelizmente o caminho é esse. Atualmente eu utilizo o OnlyOffice para visualização dos arquivos localmente.

O que me atrapalha um pouco é que utilizo muito planilhas e a maior parte das fórmulas e atalhos de teclado não são os mesmos do Excel. Fora que o OnlyOffice e os outros apps similares (LibreOffice, OpenOffice, etc.) ainda tem problemas de formatação/layout para impressão e na conversão de planilhas para .pdf. :expressionless:

A opção que encontrei para edição das planilhas foi usar o Google Sheets, pois as fórmulas e atalhos são mais parecidos e por enquanto não estou tendo problemas na conversão para .pdf

1 curtida

Tenta o Microsoft Office online.

2 curtidas

Olha, você pode mudar para que toda a equipe use o onlyoffice. Ou fazer como o @Melk disse e usar a versão online do microsoft.

1 curtida