Instalação Netbeans 10 Vs Ubuntu 18.04

Olá galera!
Sou novato em Linux, uso Ubuntu 18.04.
Estou tendo dificuldade em instalar o Netbeans 10.
Alguém pode ajudar?
Desde já, obrigado!

1 curtida

Não sei se o 10 é a mais nova mas se for você tem que baixar do site , dar permissão de execução e rodar. Só não lembro se você roda um instalador ou o netbeans direito. Para dar permissão de execução você vai no gerenciador de arquivos e clica com o botão direito sobre o arquivo que você quer mexer. Aí é só ir em propriedades e permissões. Você pode também tentar instalar a versão do snap mas não tenho certeza de qual versão ele instala.

1 curtida

Primeiro Passo é ver se você possui o Java instalado. Caso não tenha instalado ele. Vou deixar o passo a passo aqui para você baixar, e instala-lo.

sudo add-apt-repository ppa:linuxuprising/java
sudo apt update
sudo apt install oracle-java11-installer
sudo apt install default-jdk

Logo após ter instalado o java em seu computador, vá para o site e baixe o Netbeans 10 Aqui!

Depois de baixado descompacte o arquivo no qual foi para pasta Downloads.
Dentro da pasta Netbeans você irá ver uma pasta chamada bin, dentro dela você irá ver o arquivo netbeans. No qual você irá abrir o terminal dentro desta pasta para executa-lo. Ou ir navegando até a pasta caso não ter aberto o terminal ali dentro da propria pasta bin.

Não esqueça de mover a pasta do netbeans para uma pasta da sua escolha

Já dentro da pasta no terminal. Execute o seguinte comando ./netbeans

Feito isto, é só seguir o passo a passo que o programa solicita.

Espero ter ajudado.

Abraços!

1 curtida

Muito obrigado! Valeu mesmo!

1 curtida

Você pode instalar via flatpak também. Funciona super bem.

Se não tiver o flatpak instalado, é só seguir o que é explicado neste site: Flatpak—the future of application distribution
Depois disso, basta usar o seguinte comando no terminal:

flatpak install flathub org.apache.netbeans

A partir daí, o NetBeans vai aparecer no seu menu de programas.

1 curtida

Se der certo, coloque como resolvido depois
abraços e tchau ! :wave:

está no “Ubuntu Software” do seu sistema (loja de apps) pesquise por “netbeans” ou instale via loja online Install Apache NetBeans on Linux | Snap Store