Instalação manual de programas - Linux

Olá amigos, nos ultimos tempos eu tenho instalado diversos programas de forma manual em meu Debian, Programas como Steamtinker launcher, dependencias como vad além do CoreCtrl.

Não sei exatamente a terminologia, em todos os github mencionam como instalação manual, alguns se referem como “compilar da fonte”

Passei umas 3 horas caçando dependencias e compliando esses programas, Minhas duvidas são o quão “popular” é essa forma de instalação hoje em dia?
Os programas que são instalados dessa forma se atualizam sozinhos ou eu teria que recompilar eles pra instalar novamente?

Essa forma de instalação é padrão em todas as distros linux?(Caçar dependencias, sudo make install e etc…)

Existem tantas formas de instalação hoje em dia(appimage,repositório,flatpak,snap) há alguma vantagem de instalação nesse metodo sobre os outros citados?

Obrigado pela ajuda.

Tirando entusiastas e profissionais que realmente precisam compilar programas por motivos específicos como customização, suporte ou testes, diria que hoje em dia não é um método muito comum.

Depende de cada projeto, mesmo que o programa seja capaz de se atualizar, geralmente ele ainda vai depender que você inicie o processo manualmente.

Compilar programas não é exclusivo de nenhum sistema operacional. Porém, cada ambiente e projeto pode exigir requisitos diferentes para funcionar corretamente.

Para um usuário comum? Acho bem difícil.
Mas, para profissionais e entusiastas, pode fazer algum sentido para ativar opções específicas na compilação.

Em relação ao desempenho, o ganho costuma ser marginal e varia muito de hardware para hardware.

Inclusive, você pode até mesmo ter um desempenho pior, caso faça ajustes que não são suportados pelo seu sistema/hardware.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Nada popular, só desenvolvedores usam porque precisam compilar com suas novas implementações/correções antes de enviar o codigo ao git do projeto.

Acho que a confusão por sempre ter um “como compilar” em projetos open source, é que os devs querem facilitar para outros devs contribuirem, nao que seja o “metodo recomendado/oficial para usuarios comuns” rs

2 curtidas

Existem tantas formas de instalação hoje em dia(appimage,repositório,flatpak,snap) há alguma vantagem de instalação nesse metodo sobre os outros citados?

Para usuário comum, absolutamente nenhum. Agora a gente que faz programa(lá ele) é coisa do dia a dia compilar na mão. E mesmo assim utilizamos vários artificios para dar somente poucos comandos para compilar.

Último programa que eu tive que compilar na mão foi o simple-torrent, e de cabeça eu lembro também que o android você tem que compilar também para seu próprio celular.(As versões beta)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.