Instalação Linux Mint em SSD - Dell Inspiron 3780 17"

Salve galera, estou com problemas na instalação do Linux no meu notebook, mencionei o linux mint mas ja testei em outras distribuições e me deparo com o mesmo problema.
consigo dar boot normalmente pelo pendrive, entrar no linux fazer o processo de iniciar a instalação até chegar na parte de escolher o HD não esta listando o meu SSD que é aonde gostaria de trabalhar com o Mint instalado direto como meu core system.

já revi todas as configurações da minha BIOS, mas posso ter deixado passar algum detalhe, então recorro a comunidade mais uma vez.

OBS.: Estou usando o Etcher - Balena para criar o Pendrive, mas ja testei com YUMI, RUFUS etc…
Segue algumas fotos das configurações e demais informações do sistema. Vlw!

Link das Imagens → https://drive.google.com/open?id=1-34gG7Abh_W5N77iHei1jCZ0WYHeffYl

Secure boot está desativado? Uefi habilitado?

2 curtidas

vim aqui para perguntar isso HAHAHA

2 curtidas

Sim. Lembrando que essa tela preta de erro só aparece quando tento usar o RUFUS e fazer o pendrive com sistema GPT.

1 curtida

boa tarde primeiramente, @skiterhack você trocou o HD padrão pelo SSD ou colocou o SSD num cabby? passe mais informações de como estar instalado o SSD.

2 curtidas

Então, o SSD já veio instalado no notebook por padrao de fabrica.

SSD - 128GB M.2 PCIe NVMe Solid Stat e Drive (Boot)
HD - 1TB 5400 rpm 2.5" SATA Hard Drive

1 curtida

o etcher e bem melhor, com o RUFUS sempre tenho problemas em algumas distros.

1 curtida

Sim, estou usando ele. O RUFUS foi só mais uma tentativa no desespero.

@skiterhack após você selecionar o SSD e fazer a formatação e instalação do sistema no momento de escolher a partição para colocar o grub para inicialização estar dando algum erro?

No Menu de Boot da Bios estão aparecendo os 2 modos no Pendrive ?? UEFI e Legacy ?

Galera problema resolvido.
Primeiramente obrigado a todos pelas dicas.
O que eu fiz para conseguir?
Entrei na BIOS, resetei para os padrões de fabrica.
Também não sei pq… Mas foi assim.
Kkkk

1 curtida