Instalação Linux Dell Gaming I15-7567-A20P

Bom dia, sempre simpatizei com Linux, mas nunca consegui instalar decentemente qualquer distro no meu PC. Eu já tentei de tudo que um usuário intermediário poderia configurar para fazer a instação do Linux, porém sempre com erros. Principalmente erros de Kernel na tela do boot. Depois de esgotar todos os meus recursos resolvi vir até o fórum pedir ajuda. Alguém que possui o mesmo modelo que o meu notebook passou por perregue para fazer o Linux rodar na sua máquina?
Por que eu suspeito que o “problema” esteja na minha máquina e não na forma de instalação? Na primeira vez que tentei, consegui instalar perfeitamente o Linux Mint no notebook do meu pai (Lenovo Ideapad 330 - placa gráfica integrada) porém já testei 12 distros diferentes no meu computador e sempre tenho algum problema estranho. Cada distro se comporta de uma maneira diferente: Por exemplo o Mint na minha máquina, trava depois de instalar (no box de pedir o reinício) e quando eu tento entrar após forçar o desligamento a tela fica escura logo após digitar a senha do usuário, no caso do Ubuntu ele trava ainda mesmo na instalação… E por aí vai.

1 curtida

Olá @Italo_Felipe tudo beleza?

Não consegui localizar a página oficial da Dell sobre esse modelo, apenas a do modelo A30P, mas me parece que não seja um notebook com placa hibrida então a instalação deveria ser simples.

Sem maiores detalhes sobre os problemas que ocorreram o que posso sugerir é:

• Confirme se o secureboot está desativado na bios.
  • Confirme se o fastboot está desativado na bios.
  • Se pretende usar dual-boot verifique se está usando modo Legacy (msdos) ou UEFI (gpt) na Bios para poder gerar o pendrive da forma correta para instalar uma distribuição.

Como opção de distribuição, recomendo testar o Pop!OS 19.10 (baixe a mídia Nvidia) que é uma das mais amigáveis e possui um ótimo suporte às placas de vídeo Nvidia.

Vou deixar alguns vídeos aqui que podem te ajudar:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Obrigado pela atenção Eddie, porém absolutamente tudo que você já recomendou eu já fiz. Apesar de ser novato em Linux, sou um usuário avançado em Windows e tenho uma boa noção de computação. Andei pesquisando sobre como resolver o problema e tudo que achei foi sobre reescrever os parâmetros do GRUB durante a instalação. Mas não acho os comandos específicos na internet.

@Italo_Felipe testa essa solução, meu amigo tem esse notebook e só deu certo desativando o PTT.

@Italo_Felipe tudo bem man?? Cara, da um pulinho no meu canal, la tenho algumas dicas sobre notebooks híbridos (tenho um e a galera sabe da saga haha). Se preferir, pode baixar a iso q saiu hj (11/05) e ve se lhe ajuda.

1 curtida

Com o PTT ativado sempre travava após o GRUB, agora que eu o desativei trava após fazer o Login. Sempre a mesma coisa, tela preta. :frowning:

Hoje eu tentei instalar novamente o Ubuntu 20.04, mas foi uma iso de anteontem, amanhã tento essa nova. Mas não tenho muitas esperanças não. Já que nenhuma distro de Linux roda no meu PC, por mais que eu tente :frowning: ah sim, vou lá ver o conteúdo do seu canal!

Italo, bom dia!

Tenho o mesmo modelo que você. No meu a unica distro que nao consegui instalar, mas acho que foi por falta de experiencia minha mesmo foi o Arch. Ubuntu: Sempre que for fazer uma instalação, use a opção safe graphics para instalar, e mande instalar os drivers da nvidia já na instalação. Caso ainda tenha problema, use o parametro nomodeset no grub para iniciar e depois instale os drivers da nvidia.