Olá a todos, e sim, isso mesmo que você leu, agora o Gentoo conta com um script gráfico de instalação, mas eu lhe dou duas recomendações, caro leitor:
-
A primeira é não instalar de primeira o Gentoo a partir do script, eu recomendo você instalar ele normalmente pelo menos uma ou mais vezes para obter o conhecimento necessário, pois existe algumas opções que requerem conhecimento prévio e, após a instalação, você deve prosseguir por conta própria.
-
A segunda é ler atentamente todo o progresso do script, pois ele pode reclamar de algum problema, no meu caso, não foi possível instalar por algum motivo o pacote chamado gentoolkit, mas não é nada sério, afinal o pacote fornece apenas algumas ferramentas para o Portage (gerenciador de pacotes do Gentoo).
Dito isso, vamos à explicação:
Inicialização da iso de auxílio (Arch Linux) e Download do Script.
Baixe a iso da distribuição Arch Linux, pois o script foi configurado para ser utilizado a partir dela.
Depois de baixar, colocar-la no pendrive e iniciar-la como manda o figurino, você deve baixar o Git:
$ pacman -Syu (A principio, você só precisa do -S, mas é melhor atualizar os mirrors da iso do Arch) git
Então, você baixará a partir desse repositório do GitHub desse nobre herói, criador do script:
Ou seja:
$ git clone https://github.com/oddlama/gentoo-install.git
Depois, entre na pasta de instalação do script:
$ cd gentoo-install
Configuração do script.
Particionamento.
E depois, abra o script de configuração:
$ ./configure
Ele pedirá para baixar o pacote dialog, mas não precisa se preocupar, o script pedirá para baixar todos os pacotes necessários, então você não precisa digitar tanta coisa .
Então, ele irá abrir essa tela de configuração:
- Particione o disco.
- Escolha o tipo de boot.
- Se deseja utilizar o Swap, marque a opção e escolha o tamanho da partição Swap.
- Escolha o disco rígido desejado.
- Então, você vai particionar a sua escolha, com direito ainda ao LUKS, que permite a criptografia completa do seu disco:
- Ao selecionar o primeiro menu, ele irá mostrar outros formatos de instalação além do tradicional:
-
Tipo de boot, se é UEFI ou BIOS.
-
Prossiga para Swap, se você deseja utilizar e selecione o tamanho da partição Swap:
- E, na última aba da parte de particionamento de disco, selecione esse modelo (Imagino que a maioria, se não todos, utilizam esse modelo para selecionar qual local será a instalação do Gentoo, caso você tenha mais de um SSD ou HD, olhe o fdisk -l, ele serve para listar as suas unidades de armazenamento):
Nome da máquina, idioma, fuso horário e formato do teclado.
Agora, o próximo passo é definir o nome da máquina, idioma e fuso horário. Isso tudo é bem tranquilo
Inicializador do sistema e repositórios
Defina o inicializador do sistema e o resto deixe como está, inclusive, não marque “Run Mirrorlist”, deu erro na minha instalação, mas haverá a oportunidade de mudar o espelho a qualquer momento após a instalação .
Sshd, pacotes adicionais e finalização da configuração do script.
E por último, caso você tenha algum pacote adicional, peça para baixar. Prefiro não baixar nada, ali eu havia apenas selecionado o dhcpcd para garantir a internet após a instalação, mas não precisou, ele já instala normalmente.
Você irá salvar, através do opção “Exit” e confirmar o salvamento, agora, rode o seguinte comando para instalar o Gentoo:
Instale o Gentoo
$ ./install
- Note que não há configuração de senha de root aqui, mas ele pedirá ao longo do progresso do script, já a criação de usuário comum é por sua conta. E o Kernel do Gentoo, que normalmente você iria compilar, não será instalado, ele usará um kernel binário e se você quiser depois, compile por conta própria.
O script irá pedir para baixar algumas coisas, você confirma e agora é só assistir e ficar atento a qualquer reclamação, caso a sua também dê o mesmo erro que o meu, apenas digite “continue” e prossiga a instalação.
Ah, ele virá sem o grub, então, se você quiser ele, você terá que instalar ele depois.
E após isso tudo, reinicie e instale seus programas, selecionando CFLAGS desejadas, perfis do Gentoo, etc. E por isso uma instalação de sondagem do Gentoo é necessária.
E isso é tudo pessoal !