Instalação gráfica do Gentoo

Olá a todos, e sim, isso mesmo que você leu, agora o Gentoo conta com um script gráfico de instalação, mas eu lhe dou duas recomendações, caro leitor:

• A primeira é não instalar de primeira o Gentoo a partir do script, eu recomendo você instalar ele normalmente pelo menos uma ou mais vezes para obter o conhecimento necessário, pois existe algumas opções que requerem conhecimento prévio e, após a instalação, você deve prosseguir por conta própria.

• A segunda é ler atentamente todo o progresso do script, pois ele pode reclamar de algum problema, no meu caso, não foi possível instalar por algum motivo o pacote chamado gentoolkit, mas não é nada sério, afinal o pacote fornece apenas algumas ferramentas para o Portage (gerenciador de pacotes do Gentoo).

Dito isso, vamos à explicação:

Inicialização da iso de auxílio (Arch Linux) e Download do Script.

Baixe a iso da distribuição Arch Linux, pois o script foi configurado para ser utilizado a partir dela.

Depois de baixar, colocar-la no pendrive e iniciar-la como manda o figurino, você deve baixar o Git:

$ pacman -Syu (A principio, você só precisa do -S, mas é melhor atualizar os mirrors da iso do Arch) git

Então, você baixará a partir desse repositório do GitHub desse nobre herói, criador do script:

Ou seja:

$ git clone https://github.com/oddlama/gentoo-install.git

Depois, entre na pasta de instalação do script:

$ cd gentoo-install

Configuração do script.

Particionamento.

E depois, abra o script de configuração:

$ ./configure

Ele pedirá para baixar o pacote dialog, mas não precisa se preocupar, o script pedirá para baixar todos os pacotes necessários, então você não precisa digitar tanta coisa :smiley:.

Então, ele irá abrir essa tela de configuração:

1. Particione o disco.
  2. Escolha o tipo de boot.
  3. Se deseja utilizar o Swap, marque a opção e escolha o tamanho da partição Swap.
  4. Escolha o disco rígido desejado.

1. Então, você vai particionar a sua escolha, com direito ainda ao LUKS, que permite a criptografia completa do seu disco:

Screenshot_2021-06-03_01-13-37

1. Ao selecionar o primeiro menu, ele irá mostrar outros formatos de instalação além do tradicional:

1. Tipo de boot, se é UEFI ou BIOS.

2. Prossiga para Swap, se você deseja utilizar e selecione o tamanho da partição Swap:

1. E, na última aba da parte de particionamento de disco, selecione esse modelo (Imagino que a maioria, se não todos, utilizam esse modelo para selecionar qual local será a instalação do Gentoo, caso você tenha mais de um SSD ou HD, olhe o fdisk -l, ele serve para listar as suas unidades de armazenamento):

Nome da máquina, idioma, fuso horário e formato do teclado.

Agora, o próximo passo é definir o nome da máquina, idioma e fuso horário. Isso tudo é bem tranquilo :smiley:

7

Inicializador do sistema e repositórios

Defina o inicializador do sistema e o resto deixe como está, inclusive, não marque “Run Mirrorlist”, deu erro na minha instalação, mas haverá a oportunidade de mudar o espelho a qualquer momento após a instalação :slight_smile:.

a

Sshd, pacotes adicionais e finalização da configuração do script.

E por último, caso você tenha algum pacote adicional, peça para baixar. Prefiro não baixar nada, ali eu havia apenas selecionado o dhcpcd para garantir a internet após a instalação, mas não precisou, ele já instala normalmente.

b

Você irá salvar, através do opção “Exit” e confirmar o salvamento, agora, rode o seguinte comando para instalar o Gentoo:

Instale o Gentoo

$ ./install

• Note que não há configuração de senha de root aqui, mas ele pedirá ao longo do progresso do script, já a criação de usuário comum é por sua conta. E o Kernel do Gentoo, que normalmente você iria compilar, não será instalado, ele usará um kernel binário e se você quiser depois, compile por conta própria.

O script irá pedir para baixar algumas coisas, você confirma e agora é só assistir e ficar atento a qualquer reclamação, caso a sua também dê o mesmo erro que o meu, apenas digite “continue” e prossiga a instalação.

Ah, ele virá sem o grub, então, se você quiser ele, você terá que instalar ele depois.

E após isso tudo, reinicie e instale seus programas, selecionando CFLAGS desejadas, perfis do Gentoo, etc. E por isso uma instalação de sondagem do Gentoo é necessária.

E isso é tudo pessoal ! :wink:

10 curtidas

Sempre fiquei curioso sobre como é usar o Gentoo. Se puder me responder algumas questões, ficaria grato. Vamos lá…

Quanto tempo demorá para realizar a instalação do Gentoo em uma máquina atual e com boa conexão com a internet?

A compilação de apps é automatizada, existe “receitas” prontas para a instalação dos apps? Quanto tempo demorá para realizar a instalação dos apps?

Existe algo como o AUR ou o xbps-src?

3 curtidas

Olá @Yofiel.

É impossível lhe dar alguma precisão correta, a instalação mínima você conseguirá instalar bem rapidamente, algo de 30 minutos, 1 hora. Já a instalação do sistema completo com aplicativos é impossível lhe dar precisão, por exemplo, se você utilizar o i3, sway, dwm (gerenciadores de janela em geral), você instalará bem rápido os seus aplicativos, em um dia está tudo rodando numa boa, agora, se for um desktop, pode levar horas, são projetos onde o código fonte é enorme, mas você pode ir fracionando a instalação, instalando de pouquinho em pouquinho seus pacotes, ou tudo de uma vez, aqui entra um fator fundamental: Sua máquina. Eu vi pessoas no fórum e no Reddit do Gentoo que baixaram os seus programas muito rapidamente, projetos enormes como o chromium, webkitgtk em 1 hora. Então, resumindo: Sua máquina é que decide em tudo, em uma máquina atual eu chuto que em 3 dias, fracionando, tá tudo rodando.

Conexão com internet não é problema não importando onde está o espelho selecionado, o Gentoo instala os aplicativos a partir do código fonte e esse código fonte é muitoo leve, então, problemas com internet é o de menos.

A compilação é automatizada pelo Portage (o gerenciador de pacotes do Gentoo), existe a receita para a construção do pacote e o Portage é o engenheiro disso e o tempo de instalação dos pacotes depende do pacote, projetos enormes, como libreoffice, chromium, requerem mais tempo, mas a maioria dos pacotes, mesmo numa máquina mais antiga como a minha, demora pouco tempo, um xorg uns 15 minutos, aplicativo de calculadora, menos. Então, o tempo que você gasta compilando depende do pacote. Ah, se um pacote desejado estiver fora dos repositórios do Gentoo, você pode compilar a partir do código fonte como faria em qualquer distribuição Linux.

E, sim, existe um similar ao AUR, que é o GURU (Project:GURU - Gentoo wiki) mantido pela comunidade, não baixaria por ai nunca, os pacotes não são confiáveis como no repositório padrão de qualquer distro e também nunca precisei, mas não vá na minha opinião, se desejar realmente utilizar o GURU, verifique o código fonte dos programas. E a analogia com o xbps-src não é correta, porque os pacotes do xbps-src é adicionado com supervisão do pessoal do Void Linux, já no GURU, não.

6 curtidas

Um bom tempo depois, O gentoo ,com esse script ja e “facil”,mais da para instalar o gerenciador de pacotes nix:
curl -L https://nixos.org/nix/install | sh

e da para acessar por : NixOS Search

com esse gerenciador voce pode instalar de “tudo” teoricamente .

nota: so funciona no systemD

e combinando a instalacao do gentoo com esse script com o gerenciador de pacotes nix voce tem um gentoo “facil”
e qualquer coisa que faltar voce pode compilar ,ai configurando direitnho e ate que da “bem rapido”.
O tanto de aspas e por causa do uso para isso.

Eu sei que isso vai contra teus princípios, @RuKsu, mas vc viu isso?

1 curtida

Mesmo com o script ainda parece muito complicado para um usuário que não se enquadre como avançado.
Será muito interessante, o dia que lançarem algo próximo aos instaladores gráficos que tem saído para Arch nos últimos anos.
Tenho certeza que muita gente gostaria de usar a excelente otimização de hardware para alguns casos específicos de hardware do Gentoo, mas, a tarefa hercúlea que é instalá-lo, desanima qualquer um que não seja profissional da área, estudante ou hobbysta e que não disponha de muito tempo e dedicação em aprender.

3 curtidas

Acho que o calculate faz esse trabalho!
Mais normalmente distros com gentoo ,arch, os “criadores” não ligam tanto para usuários novos…

3 curtidas

:wave:t2:

Eu aprendi e venho aprendendo, learn to learn, que Fácil e Difícil são palavras desafiadoras de acordo com as habilidades e gostos de cada pessoa.

Fácil e o Difícil são sinônimos de Desafio, ou seja, este desenvolvimento de uma ferramenta gráfica para instalar o Gentoo é um desafio, tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário.

Mas daí acontece oque eu acho ser uma confusão destas palavras Fácil e Difícil que poderia ser designada a outra palavra Injusto.
Por exemplo, se pedirmos para o Lionel Messi instalar o Gentoo, seria da habilidade dele, o gosto dele? Vamos fazer o inverso: eu desafiando o Lionel Messi para um “Mano a Mano” afim de ver quem fica mais tempo com a bola.
Isso significa que não é nem Fácil nem Difícil para mim enfrentar o Messi no o Futebol e o Messi me enfrentar com o Gentoo, na verdade é Injusto.

Qualquer coisa, Futebol, Formula 1, Linux:

• Fácil: são desafios que já tiramos de letra mas que podem se tornar Difíceis se pararmos de praticar;
  • Difícil: são desafios que estamos aprendendo a lidar com eles e que podem nos demandar muito tempo praticando e estudando;
  • Injusto: Comparar, Propor, Exigir algo que não é da area e habilidade da pessoa e ainda querer resultados.

Perdão se divaguei do tópico mas :sweat_smile:… O mundo Open Source na minha opinião é mágico e lindo! Para mim é super válido este projeto de instalar o Gentoo via GUI, assim como tantos outros projetos que ajudam as pessoas a se desenvolverem juntas. Particularmente eu prefiro fazer o procedimento “mais crú” mas eu mesmo mudo de gostos varias vezes, hoje é uma coisa, amanhã é outra. Se voltarmos no tempo, Windows ou MacOS? Ou seguiriamos a “religião” da Apple ou seguiriamos a “religião” da Microsoft. Felizmente nosso anjo da guarda Linus Torvalds nos libertou destas e nos deu inúmeras opções e oportunidades de satisfazer nossos próprios gostos. Eu prefiro 100% o Windows para games, só não sei opinar do MacOS pois, sabemos o porquê :joy:… Mas acredito que oque a Apple faz de excelente é o Ecossistema deles. Eu acredito que ninguém tem um Ecossistema melhor que o da Apple.

Excelente este projeto de instalação gráfica do Gentoo!

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

saberia me dizer se esse script instala algum bootloader(grub,refind,systemd-boot)
queria testar mas em modo efistub

1 curtida

Creio que ele instala sem nenhum ( eu acho , não testei o script )

Falou tanta verdade! O poder de escolha é o que mantém qualquer tecnologia! seja um sistema,app,ou hardware.

2 curtidas

Nesse caso, acho eu, que o único problema seria perder a instalação particularmente compilada para cada máquina, que para mim seria o grande atrativo ao tirar o máximo desempenho de cada hardware, pois, pelo que andei pesquisando e perguntando aqui no fórum, as derivadas não tem essa função em particular.

2 curtidas

Infelizmente sim,um usuario aqui no forum que me explicou isso.
Não lembro quem foi.
Mais esse é o problema de uma distro source-based completa…
Agora estou baixando o redcore linux para testar,me pareceu legal,(baseada em gentoo).
so que ela não vira “turbinada”…

1 curtida

Pelo que me lembro, não.

1 curtida

ótimo vou testar

Acrescento: nem todo profissional da área vai querer. Hoje o mercado exige agilidade e praticidade no uso; você ficar + de 2h p instalar um S.O, é algo p pessoas que se dedicam a este nicho mesmo.
É o que acontece quando falamos de popularização de x distribuições. Vários devs optam por uma distro mais plug-and-play.

2 curtidas

Pois é, acaba sendo bem segmentado mesmo.

1 curtida