Instalação Geforce 940MX - Ideapad 320

Prezados,

Uso Ubuntu (KDE caso seja interessante saber) em um notebook Ideapad 320, com uma Nvidia (Geforce 940MX).

Diante do meu quase nulo conhecimento nesse sistema operacional, e da necessidade de instalar essa placada de video, estou para reinstalar o Ubuntu, ja que não sei mais como proceder ou instalar outro OS. Mas não é o que eu quero por isso venho até vocês.
Constatei que quando abro o dota2 (jogo) em uma resolução que não é a mais exigente, mas que também não é a pior, percebo que a placa de video não está operando (FPS está entre 15 e 25). O simbolo da Nvidia que deveria aparecer na barra de tarefas também não aparece e quando tento abrir o gerenciador de drivers aparece a seguinte frase: Obtendo informações sobre o seu sistemas. Mas foram poucas as vezes que saiu dessa tela.

agradeço desde já a quem se disponibilizar com essa ajuda.

Olá, @Levy! Bem vindo ao fórum!

Pelo jeito o problema que você enfrenta não é exclusivo seu:

Eu não uso o KDE então não posso confirmar o problema, e nem saber a causa, mas eu também tenho um Ideapad 320 com nvidia e fiz diversos testes no Ubuntu padrão nos últimos dias em relação ao driver de vídeo, e posso afirmar que ele está funcionando na base Ubuntu.
O que você pode fazer é instalar o driver pelo terminal, usando o seguinte comando:
$ sudo apt install nvidia-driver-440

Depois reinicia e faça um teste executando o comando nvidia-smi. Isso deve mostrar uma tabela com os processos que estão sendo executados pela placa.

1 curtida