Instalação Dual Boot Windows 10 + Manjaro

Já tentei instalar algumas outras distros Linux antes via dual boot, porém com mais erros do que acertos. Estou recorrendo a perguntar nesse fórum pois gostaria de dicas/links/resources sobre como instalar de forma segura e eficiente o Manjaro na minha máquina sem tirar o Windows 10, e sem apagar nenhum arquivo do meu notebook. A situação é a seguinte: tenho um SSD de 220 GB com o Windows 10, e um HD de 1 TB que uso pra jogos e afins. Gostaria de instalar o Manjaro usando uma partição separada do HD de 1 TB, assim deixando o SSD com o Windows 10, e alternar entre eles usando o GRUB na tela de inicialização do notebook. Estou tentando pedir por aqui pois tenho um certo “trauma” de perder meus arquivos depois de certas tentantivas de fazer dual boot no meu notebook.

Pelo que eu entendi, você esta com a seguinte configuração:

SSD - Windows
HD 1TB - Arquivos
HD2 1TB - Quer instalar o Manjaro

Ou você quer fazer assim:
SSD - Windows
HD 1TB - Arquivos - particionar este HD para ter 1 partição Arquivos para o Windows e 1 partição para o Manjaro.

Se for a 2 opção, eu no seu lugar faria os seguintes passos:

Utilizando o Windows:
Criaria uma partição no HD de arquivos para ser utilizado na instalação do Manjaro.

No Manjaro:
Não lembro muito bem se na instalação você selecionar a partição, ele cria as partições necessárias utilizando apenas a partição que você escolhe, porém caso não faça isso, terá que criar e montar as seguintes partições:

Dentro da partição reservada para o Manjaro, você deletará esta partição para criar uma nova tabela de particionamento (muito atento para não apagar a tabela toda do HD, apenas a partição), deixando da seguinte forma:

Partição | Tipo | Ponto de Montagem | tamanho

1. fat32 /boot 512mb
  2. Ext4 ou Brtfs / você define o tamanho
  3. Ext4 ou Brtfs /home você define o tamanho (Lembrando que esta partição é opcional, caso queira uma partição externa para o home, tem suas vantagens e desvantagens)

OBS: Você pode utilizar o Gparted para fazer o particionamento, é uma aplicativo com interface gráfica e bem tranquilo de se mexer.

Vantagem:

• Se der problema no sistema, basta formatar a partição do sistema sem se preocupar com seus dados. (senão estiver separada a pasta home, você terá que entrar no sistema via livecd e fazer o backup para outra partição ou hd).

Desvantagem:

• Você pode deixar pouco espaço para o sistema.

OBS: Eu prefiro usar a home na mesma partição do root por causa do gerenciamento de espaço, porém tenho outros hds, SO e pen drive com livecd para caso de algum problema.