Instalaçao do zanmap no KALI LINUX

Preciso de ajuda com uma certa urgência.
Estou tendo muitos problemas ao instalar o zenmap no Kali Linux, aparece sempre um erro e eu não consigo arrumar esse erro.

A mensagem de erro é a seguinte: “Could not import the zenmapGUI.App module: ‘No module named gtk’. I checked in these directories: (ai aparece uma lista enorme de diretórios)” e no final aparece outra mensagem: “If you installed Zenmap in another directory, you may have to add the modules directory to the PYTHONPATH environment variable.”

Alguém pode me auxiliar? Estou começando agora no Linux e a estudar segurança de redes.

Você poderia descrever quais passos seguiu para instalar o programa?

Olá, eu segui o tutorial desse vídeo: - YouTube. Até tentei mudar de tutorial, mas literalmente todos os tutoriais que eu procurei, ensinam exatamente da mesma forma.

Ah, entendi agora. O upstream (desenvolvedor) não tem mantido o programa e o downstream (distribuidor, no caso, o Kali Linux) decidiu abandonar seu empacotamento em razão disso. Talvez o pacote tenha perdido os metadados de dependências quando você fez a conversão usando o alien.

Pelo que verifiquei lendo uma issue no GitHub, o Zenmap depende do pygtk para Python 2, uma dependência não existe mais no Kali também. Eu localizei uma reclamação no bugtracker oficial e a equipe reiterou que a dependência não é solucionável.

The real issue is that it’s still using Python 2 and that nobody upstream is doing the work to port it to Python 3. Debian is removing any Python 2 code that has not been ported… so for now your custom package is still working as Python 2 is still available in Debian but once everything has been dropped, this will no longer be the case.

Você tem poucas opções, porque precisaria reempacotar ou tentar instalar pacotes antigos do Debian para suprir a dependência ou, alternativamente, usar uma distribuição mais estável que ainda apresente esse frontend.