Instalaçao do zanmap no KALI LINUX

Preciso de ajuda com uma certa urgência.
Estou tendo muitos problemas ao instalar o zenmap no Kali Linux, aparece sempre um erro e eu não consigo arrumar esse erro.

A mensagem de erro é a seguinte: “Could not import the zenmapGUI.App module: ‘No module named gtk’. I checked in these directories: (ai aparece uma lista enorme de diretórios)” e no final aparece outra mensagem: “If you installed Zenmap in another directory, you may have to add the modules directory to the PYTHONPATH environment variable.”

Alguém pode me auxiliar? Estou começando agora no Linux e a estudar segurança de redes.

Você poderia descrever quais passos seguiu para instalar o programa?

Olá, eu segui o tutorial desse vídeo: - YouTube. Até tentei mudar de tutorial, mas literalmente todos os tutoriais que eu procurei, ensinam exatamente da mesma forma.

Ah, entendi agora. O upstream (desenvolvedor) não tem mantido o programa e o downstream (distribuidor, no caso, o Kali Linux) decidiu abandonar seu empacotamento em razão disso. Talvez o pacote tenha perdido os metadados de dependências quando você fez a conversão usando o alien.

Pelo que verifiquei lendo uma issue no GitHub, o Zenmap depende do pygtk para Python 2, uma dependência não existe mais no Kali também. Eu localizei uma reclamação no bugtracker oficial e a equipe reiterou que a dependência não é solucionável.

The real issue is that it’s still using Python 2 and that nobody upstream is doing the work to port it to Python 3. Debian is removing any Python 2 code that has not been ported… so for now your custom package is still working as Python 2 is still available in Debian but once everything has been dropped, this will no longer be the case.

Você tem poucas opções, porque precisaria reempacotar ou tentar instalar pacotes antigos do Debian para suprir a dependência ou, alternativamente, usar uma distribuição mais estável que ainda apresente esse frontend.

Como você está estudando, eu sugiro que não se acanhe: pode cair de cabeça na linha-de-comando. Vou até facilitar pra ti. A coisa mais básica que o frontend te dá são varreduras pré-definidas. Vou colocar aqui os parâmetros:

  • Intenso: nmap -T4 -A -v
  • Intenso + UDP: nmap -sS -sU -T4 -A -v
  • Intenso + TCP (todas as portas): nmap -p 1-65535 -T4 -A -v
  • Intenso sem pingar: nmap -T4 -A -v -Pn
  • Pingar: nmap -sn
  • Rápida: nmap -T4 -F
  • Rápida+: nmap -sV -T4 -O -F --version-light
  • Rápida traçando rota: nmap -sn --traceroute
  • Normal: nmap
  • Varredura mais lenta e abrangente: nmap -sS -sU -T4 -A -v -PE -PP -PS80,443 -PA3389 -PU40125 -PY -g 53 --script "default or (discovery and safe)"

Agora é contigo.

2 curtidas

Isso pede um modulo GTK do python que não existe mais porque a maioria das distros Linux removeram… um pacote base sem motivo nenhum pra ser removido…

1 curtida

Tenta rodar com o Wine ou faz um script de automação

1 curtida

Dá uma olhada:

https://hellolibre.blogspot.com/2020/09/how-to-install-zenmap-in-kali-linux.html

2 curtidas

O Python 2 não recebe mais atualizações de segurança desde abril desse ano, e apenas a versão Python 2 foi removida.


No GitHub, já tem um bocado de pull requests para atualizar o código em Python 2 do Nmap e companhia do Python 3 (o Debian mesmo já pegou a pull request pro ndiff e embutiu preliminarmente).

Uma que eu cheguei a testar aqui:

Baixe o zip do repositório, extraia a pasta zenmap e execute o zenmap (chmod +x zenmap caso falte a permissão).

Pacote necessário: apt install python3-gi

2 curtidas

Um pacote ainda pode trazer ele embutido então isso não torna necessariamente nada seguro, a remoção foi só uma quebra forçada de compatibilidade mesmo

1 curtida

A remoção do Python 2 e do PyGTK só atingiu os Debian Sid e Testing (a compatibilidade com os Debian 8-10 vai ser mantida até o suporte dessas distribuições acabar).

Enfim, dá pra ficar o dia todo apontando dedo aqui
  • Kali poderia copiar o PyGTK e companhia do Ubuntu/Debian 10
  • Kali/Debian poderia compilar e disponibilizar o Zenmap modificado
  • Zenmap poderia disponibilizar AppImage e/ou Flatpak
  • Debian ou alguma fundação poderiam tentar continuar o desenvolvimento do Python 2
  • Debian poderia chutar o balde e continuar empacotando Python 2 até ele não compilar mais,
  • etc.
3 curtidas

É basicamente o que o @hiyan disse, pelo menos no kali, o problema foi ter cortado o pygtk, o python2 ainda tá lá

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.