Instalação do xubuntu em pen drive

Oi, gente! Tenho dual boot do windows 10 e do kubuntu. Queria instalar o xubuntu inteiro num pen drive como o Dio mostra nesse video: Já pensou em usar Linux assim? - YouTube

Segui o passo a passo normalmente sem maiores problemas. Coloquei o bootloader na mesma partição e tal. O que rola depois disso é que o grub do meu Kubuntu para de funcionar. Diz que tem que carregar o kernel e que um arquivo do efi não foi encontrado. Resolvi esse problema com outro tutorial aqui do forum mesmo, mas depois não consigo bootar no pen drive. Daí fico nesse dilema: ou meu pen drive ou meu Kubuntu. Não posso formatar a máquina toda como eu gostaria de fazer porque preciso do windows 10 pro trabalho.
Eu acho que o problema está no instalador do Xubuntu que confunde os dois Ubuntu 19.04 (meu kubuntu e o xubuntu a ser instalado). Como no fundo o instalador é como um script com os comandos que se usa no Arch por exemplo pra instalar, acho que em algum momento um argumento de qual dispositivo deve ser passado pra algum dos comandos se confunde e daí a coisa dá problema.
Edit: testei o pen drive no computador da minha mãe e não funcionou o boot também. Fica eternamente numa tela preta com um cursor de terminal piscando.

Alguém tem alguma ideia do que posso fazer? Quero usar o pen drive e o Kubuntu (sem formatar o Kubuntu de preferência. O pen drive não me importo de formatar).

Você pode instalar o Xubuntu numa máquina virtual, dentro do Kubuntu, e passar ela pro pendrive.

Ou tentar reinstalar o carregador de boot do pendrive, mais aí eu precisaria que você fizesse ls -l /dev/disk/by-uuid/ em um terminal, com o pendrive plugado, para eu saber qual o nome que ele assume para o sistema. Daí poderíamos resolver esse problema com um chroot.

1 curtida

Não sei fazer esse esquema de passar a instalação da máquina virtual pro pendrive :confused:

Esse que é o resultado do comando que tu mandou.