Instalação do Rstudio falha no arch

Estou tentando instalar o Rstudio em uma máquina nova com Arch Linux mas a instalação sempre falha. Estou usando yay para isso, tentando instalar algumas das opções disponíveis no repositório.

Ao colocar

yay rstudio

ele retorna duas opções: ‘rstudio-desktop-git’ e ‘rstudio-desktop-bin’

Acontece que a opção bin instala sem problemas, mas na hora de abrir a tela do Rstudio fica em branco, não carrega o console, o script, árvore de arquivos… Já a segunda, rstudio-desktop sai com o erro abaixo.

Já tentei usar “pacur rstudio” mas os problemas são os mesmos. Fazendo a compilação do pacote também. fiz da seguinte forma:

tar -xf rstudio-desktop-bin.tar.gz
cd rstudio-desktop
makepkg -si

Ao ter a opção bin instalada já tentei reiniciar o notebook após instalar mas não funcionou. Também tentei lançar do terminal mas os termos “rstudio”, “rstudio-desktop-bin” tem retorno de “comando não encontrado”.

alguém pode me ajudar nessa?

obrigado.

o erro da segunda opção:

[ 36%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionConsoleProcessTable.cpp.o
[ 36%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionContentUrls.cpp.o
[ 36%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionDirs.cpp.o
[ 36%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionRpc.cpp.o
[ 36%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionHttpMethods.cpp.o
[ 37%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionInit.cpp.o
[ 37%] Building CXX object src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionMain.cpp.o
In file included from /usr/include/signal.h:328,
                 from /usr/include/c++/11.2.0/csignal:42,
                 from /usr/include/boost/asio/detail/posix_signal_blocker.hpp:22,
                 from /usr/include/boost/asio/detail/signal_blocker.hpp:25,
                 from /usr/include/boost/asio/detail/impl/scheduler.ipp:25,
                 from /usr/include/boost/asio/detail/scheduler.hpp:240,
                 from /usr/include/boost/asio/io_context.hpp:43,
                 from /usr/include/boost/asio/io_service.hpp:18,
                 from /home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/session/SessionMain.cpp:20:
/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/tests/cpp/tests/vendor/catch.hpp:10827:58: error: call to non-'constexpr' function 'long int sysconf(int)'
10827 |     static constexpr std::size_t sigStackSize = 32768 >= MINSIGSTKSZ ? 32768 : MINSIGSTKSZ;
      |                                                          ^~~~~~~~~~~
In file included from /usr/include/boost/config/stdlib/libstdcpp3.hpp:78,
                 from /usr/include/boost/config.hpp:48,
                 from /usr/include/boost/asio/detail/config.hpp:27,
                 from /usr/include/boost/asio/io_context.hpp:18,
                 from /usr/include/boost/asio/io_service.hpp:18,
                 from /home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/session/SessionMain.cpp:20:
/usr/include/unistd.h:640:17: note: 'long int sysconf(int)' declared here
  640 | extern long int sysconf (int __name) __THROW;
      |                 ^~~~~~~
In file included from /home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/tests/cpp/tests/TestRunner.hpp:25,
                 from /home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/session/SessionMain.cpp:227:
/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/tests/cpp/tests/vendor/catch.hpp:10886:45: error: size of array 'altStackMem' is not an integral constant-expression
10886 |     char FatalConditionHandler::altStackMem[sigStackSize] = {};
      |                                             ^~~~~~~~~~~~
/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/session/SessionMain.cpp: In function 'int main(int, char* const*)':
/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/session/SessionMain.cpp:1823:31: warning: loop variable 'envvar' of type 'const string&' {aka 'const std::__cxx11::basic_string<char>&'} binds to a temporary constructed from type 'const char* const' [-Wrange-loop-construct]
 1823 |       for (const std::string& envvar : {"HOME", "R_USER"})
      |                               ^~~~~~
/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/rstudio-2021.09.2-382/src/cpp/session/SessionMain.cpp:1823:31: note: use non-reference type 'const string' {aka 'const std::__cxx11::basic_string<char>'} to make the copy explicit or 'const char* const&' to prevent copying
make[2]: *** [src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/build.make:342: src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/SessionMain.cpp.o] Error 1
make[2]: Leaving directory '/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/build'
make[1]: *** [CMakeFiles/Makefile2:685: src/cpp/session/CMakeFiles/rsession.dir/all] Error 2
make[1]: Leaving directory '/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/build'
make: *** [Makefile:156: all] Error 2
make: Leaving directory '/home/vinicius/.cache/yay/rstudio-desktop/src/build'
==> ERROR: A failure occurred in package().
    Aborting...
 -> error making: rstudio-desktop

tela do rstudio-desktop-bin:

Não entendo destes erros, e muito menos de Arch, mas…

Já tentou fazer o download direto do site da RStudio? Tentou instalar a Public Key?

E você instalou o R antes?

Eu tinha esse erro quando usava no windows. Se não me engano, resolvia apagando o arquivo das configurações.

EDIT -----

Sobre a tela ficar branca, tem esse stackoverflow

Adicionar o código abaixo aqui: /usr/lib/qt/libexec/qt.conf

[Paths]
Prefix = /usr/lib/qt
Data = /usr/share/qt
Translations = /usr/share/qt/translations

então, o site do Rstudio fala para buscar os pacotes no AUR. Eu achei agora o arquivo fonte para instalar. Vou tentar por ele mas agora acho que o problema não seja tanto a instalação, já que você comentou que tinha no windows e verificando o R e o Rstudio estão instalados.

Esse arquivo das configurações é o que fica na home? eu tenho uma em /home/local/share/rstudio, só essa. Apago tudo dela?

com esse seu edit eu percebi que não tinha instalado o qt por que não havia esse diretório. Após instalar o qt ele apareceu. Mas mesmo editando o arquivo não resolveu o problema

Eu seguia esse tutorial no Windows:

No Linux, aparentemente, são as pastas /.local/share/rstudio e /.config/RStudio

uma atualização: fiz o reset do rstudio mas não funcionou. No forum do rstudio achei uma pessoa que conseguia rodar com sudo e consegui aqui também. Só que o problema lá não foi resolvido. Será que é problema de permissão?
se sim, como devo proceder?

edit: para lançar pelo terminal tem que rodar

sudo /usr/bin/rstudio-bin

Não sei não :frowning:

Nesse forum tem bastante gente reclamando de white screen. Alguns recentes. Deve ter dado alguma zica na atualização do Rstudio no repositório, sei lá.

Alguns falaram que o comando rstudio-bin --no-sandbox resolveu.

Mas não sei o que mais pode ser não :frowning:

1 curtida

é, aqui abriu também, mas é um mais um paliativo né.

Obrigado pela ajuda até aqui, tem sindo muito bom.

Sim, sim! Não é a solução ideal, mas quebra o galho até que eles arrumem esse bug.

Magina, espero que logo funcione.

Cara, lembrei agora, tenta perguntar isso no fórum da curso-r

Como lá o foco é em R, talvez possam te ajudar melhor.

1 curtida

https://aur.archlinux.org/packages/rstudio-desktop

Fala para criar um link simbólico

ln -s /usr/share/qt/resources ~/.QtWebEngineProcess

2 curtidas

Olá pessoal,

apenas para deixar registrado caso alguém venha a enfrentar o mesmo problema:

a solução achei no github, bastando editar /usr/share/applications/rstudiob-bin e adicionar o seguinte na linha ‘exec’:

–disable-seccomp-filter-sandbox

obrigado pela ajuda

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.