Instalação do Microsoft Office e fontes do Windows no Linux

Decidi criar este tópico para usá-lo sempre que alguém tiver dificuldades para instalar o Microsoft Office no Linux. Também comentarei aqui a respeito da instalação de fontes do Windows no Linux.

Estarei sempre editando este post para trazer atualizações e correções.



INSTALAÇÃO DO MICROSOFT OFFICE

Introdução

Você certamente deve usar a versão 64 do Linux, portanto, por padrão, todo prefixo wine criado será em 64 bit. Um prefixo wine é tipo um mini-Windows onde seus arquivos ficam na pasta ~/.wine (ou outra que você definir). Se você é novato no Linux, saiba que esse ~ significa o caminho para a sua pasta de usuário, se seu nome de usuário no Linux é carlos, sua pasta de usuário será em /home/carlos, portanto ~/.wine significa /home/carlos/.wine. Outra coisa, todo arquivo ou pasta com um ponto antes, o que é o caso de .wine, é oculto, estou logo avisando isso porque lidaremos com tais arquivos e pastas, portanto não se esqueça de configurar seu gerenciador de arquivos para exibir arquivos e pastas ocultos se você achar isso necessário. Estamos entendidos?

Um prefixo 64bit do wine funciona da mesma forma que uma instalação Windows 64 bit; é 64 bit, mas permite a instalação de programas 32 bit na pasta Program Files (x86) . Entretanto, a instalação do Microsoft Office só funciona com um prefixo puramente 32 bit.

Reparou que até agora eu não especifiquei a versão do Microsoft Office? É porque essa regrinha, até a data da publicação deste post, era válida para as versões 2007, 2010 e 2013. Não comento de versões mais antigas ou mais novas porque nunca as tentei instalar no Linux. E sim, como você já deve ter entendido, é perfeitamente possível instalar essas três versões no Linux via Wine (e certamente é possível para as versões ainda mais antigas).

Portanto você terá que criar um segundo prefixo do wine, só que em 32 bit. Você mantém o prefixo 64 bit para a maioria dos programas Windows e reserva esse prefixo 32bit que criaremos para o Microsoft Office e qualquer outro programa que exija um prefixo exclusivamente 32 bit. Acho que não precisa dizer que a versão do Microsoft Office, que você instalará, deverá ser em 32bit, né?

Vamos criar um prefixo 32bit

Para criar um prefixo 32 bit, primeiro é necessário dar suporte a pacotes 32bit no sistema. Aparentemente o Manjaro e ArchLinux já vem com esse suporte. No caso do *ubuntu 18.04 e derivados (como Linux Mint) eu creio que esse suporte também já venha ativado, mas por precaução use o comando sudo dpkg --add-architecture i386 para ativar esse suporte.

Baixe a versão 32bit (aproveite e baixe a versão 64bit também) do Gecko daqui, procure baixar os arquivos .msi com as versões mais novas e coloque-os na pasta ~/.cache/wine (se ela não existir, crie-a), assim os novos prefixos do Wine serão criados já com o Gecko instalado.

É agora que criamos o nosso prefixo 32 bit, para isso o comando abaixo:
WINEPREFIX='~/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot'
É necessário que você substitua esse ~ pelo caminho da sua pasta de usuário!!! Portanto, se o usuário do sistema é ricardo, o comando será:
WINEPREFIX='/home/ricardo/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot'

Na pasta principal do seu usuário, abra o arquivo .bashrc (se ele não existir, copie o que se encontra na pasta /etc/skel/ (ele estará oculto!) e cole-o na sua pasta de usuário) e adicione a linha…

alias wine32="WINEPREFIX='~/.wine32'"

no finalzinho do arquivo, depois de todo o conteúdo (novamente, por favor não se esqueça de trocar esse ~ !).

Há uma diferença na hora de usar o prefixo wine padrão em 64bit e o prefixo 32bit que você acabou de criar. O prefixo padrão é usado com os comandos normais, por exemplo:

  • wine <nome_do_executável> (comando para rodar determinado programa para Windows, por exemplo, wine setup.exe)
  • winecfg (para abrir a janela de configurações do Wine)

Já para usar o prefixo 32bit, você precisa colocar o nome wine32 antes, portanto:

  • wine32 wine <nome_do_executável> (portanto, para rodar o executável setup.exe o comando seria wine32 wine setup.exe)
  • wine32 winecfg

Para instalar o Microsoft Office, é imprescindível a presença do winbind (em distribuições que não são o *ubuntu ou derivados, muito provavelmente você não encontrará um pacote chamado “winbind” nos repositórios, mas não tem problema, você conseguirá esse software através do pacote samba ).

Abra as configurações do wine 32bit através do comando abaixo:
wine32 winecfg

Abrirá uma janela, vá na aba Bibliotecas porque você precisará instalar algumas bibliotecas para que a suíte de escritório funcione.

  • No caso do Microsoft Office2007: riched20 (talvez você só possa adicionar essa biblioteca DEPOIS de instalar o Office, é porque caso contrário você não vai conseguir digitar o Product Key, mas isso só aconteceu comigo numa versão antiga do Wine. Você é quem sabe)
  • No caso do Microsoft Office 2010: riched20 e msxml6
  • No caso do Microsoft Office 2013: riched20, msxml6 e usp10

winecfg

Ativando o Microsoft Office.

Se você tem a versão original ou pode ativar a suíte de escritório de forma legal, ótimo, mas se você precisar recorrer ao ativador (a versão 2007 pode ser ativada com um simples serial, mas as mais novas necessitam de um ativador), talvez seja necessário alguns cuidados a mais.

O ativador Microsoft Toolkit exige o .NET Framwork, entretanto o Mono (implementação livre do .NET Framwork para Linux) não é capaz de rodá-lo. Você precisará instalar o verdadeiro .NET Framework no seu prefixo Wine.

Primeiro observe se você tem o Winetricks instalado, esse é um programa que automatiza a instalação de uma série de coisas do seu prefixo Wine. Instále-o e depois rode o comando abaixo para que ele baixe e instale o .NET Framework 4.0 no seu prefixo Wine. Sim, não é a versão mais nova do .NET Framework, mas essa versão é o suficiente e apresenta menos problemas no Wine.

wine32 winetricks dotnet40
Observe que usei o nome wine32, pois o comando winetricks dotnet40 instalaria o .NET Framework no prefixo 64bit.

Há outra maneira de ativar e não faz uso de softwares (portanto a instalação do .NET Framework seria dispensável neste contexto). Esse método é feito através da alteração do registro.

Abra o Regedit

wine32 wine regedit

É normal que demore um pouquinho

Siga esse caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Office > 15.0
Dentro dessa pasta 15.0 , delete a pasta com o nome Registration ou Registro

Pode ser que continue aparecendo a janela com a mensagem “Assistente para Ativação do Microsoft Office”, mas basta apertar em “Cancelar”.
E também pode ser que, no título da janela do programa, fique com o nome “(Produto Não Licensiado)”, mas você não precisa se preocupar com isso

Fontes

O Microsoft Office está instalado e está tudo perfeito, correto? Não, tem mais um detalhe. O Microsoft Office assume que você já terá instalado uma série de fontes no seu computador, como a fonte Arial regular/simples. Portanto é comum quando você usa o Microsoft Office instalado via Wine, o texto em arial continua em negrito mesmo quando você o deixa no modo normal, é porque o Arial normal não vem com o Micrososft Office, pois ele já vem com o Windows. Temos ainda que colocar as fontes básicas do Windows no nosso prefixo wine.

Há muitas soluções, geralmente o pessoal sugere baixar as fontes (originais ou alternativas) pelo Winetricks, mas você quer a melhor opção?

Procure ter acesso a um sistema operacional Windows (pode ser em qualquer versão, mas quanto mais nova melhor; também não importa se está instalado de fato numa partição real ou numa máquina virtual) e baixe todas as fontes da pasta C:\WINDOWS\Fonts pra um pendrive (ou CD, HD externo, nuvem, não tem importância) e cole essas fontes na pasta ~/.wine32/drive_c/windows/Fonts/ do prefixo 32bit do wine.

Agora sim está tudo OK.

27 curtidas

Confesso que já havia instalado e sempre apresentava erro, não me impedia de usar, mas era chato sempre receber a crítica.

Favoritei esse tópico para me lembrar de testar de casa. :laughing:

3 curtidas

Após substituir o Deepin pelo Mint no início da semana, acabei instalando o Microsoft Office 2010 também.

Acontece que a correção ortográfica não está funcionando. Vi que os Revisores de Texto não estavam instalados. Baixei pelo link indicado no próprio Word 2010 (página de suporte do Office) mas não consegui fazer a instalação.

Alguém tem alguma dica para fazer a correção ortográfica funcionar?

ward para caso alguém consiga com o office 365.

1 curtida

Você já configurou as bibliotecas riched20 e msxml6 para o seu prefixo 32bit? A falta delas acarreta uma série de problemas.

1 curtida

Obrigado pela resposta. Acabei optando por usar o FreeOffice.
Muito bom. Recomendo principalmente para quem está saindo do MS Office.

Demorei, mas estou aqui de volta, só para agradecer, acabei de seguir e funcionou perfeitamente!

Antes instalava pelo playonlinux e sempre acusava erro ao abrir, sem contar que meu office 2010 é original, instala e já ativa, sem necessidade de serial, e dificilmente ativava (lembro de apenas uma vez).

@williamcardoso não sei se chegou a testar para o office 365, mas vale o esforço.

6 curtidas

Fico feliz que tenha dado certo

1 curtida

Amigo. Você conseguiu instalar o office 365? Se sim, tem algum tutorial? Eu tenho a licença dele e preciso dele para o trabalho (queria poder usar algum outro nativo do linux, porém infelizmente a compatibilidade da escrita matemática não permite).

Parabéns, baita tutorial.
Mas o trabalho é tanto que prefiro o Libre Office mesmo (Não sei porque reclamam tanto, ele nunca me deixou na mão).

1 curtida

Gostaria de poder usar só ele amigo. Sou professor de Matemática, tenho que receber arquivos docx de outros professores, muita das vezes formatar ou acertar equações já escritas, salvar e reenviar para o secretario fazer a formatação final. Acredite, nem o office online tem compatibilidade para isso. Por isso sou refém do Microsoft Office.

2 curtidas

Cara, tem uma configuração que você pode fazer nele pra ele só salvar arquivos em formato docx. Acho que isso resolveria seu problema, não sei. Uso o Office só pra fazer meus trabalhos da universidade, e nunca tive problemas com ele.

1 curtida

Pior que não. Os textos ficam ótimos, nada a reclamar, as vezes só uma configuração ou outra.

Porém as formulas, essas infelizmente na maioria das vezes da algum erro. Uns sinais viram uma exclamação de ponta cabeça. O “tal que” vira um sinal de V. E as vezes umas formulas.mais elaboradas vira uns hieróglifos marcianos.

1 curtida

Nunca testei com o Office 365, as versões a que me referi foram a 2007, 2010 e 2013.

Dá uma olhada nesse tópico aqui. Fiz uma fórmula bem complexa e só tive um único problema com a fórmula, como você pode ver naquele tópico.

Cara, quando você vê esse tipo de coisa, você tem que fazer um bug report. Às vezes é um problema que os desenvolvedores podem resolver facilmente, mas eles não os fazem simplesmente porque eles não sabem que o problema existe! Você reporta os bugs neste site.

Você poderia fazer a gentileza de mostrar essas fórmulas pra mim que dão problema no LibreOffice? Você tira um print screen e faz o upload da imagem aqui no tópico mesmo. Quero ver porque pretendo fazer uma nova comparação e testarei essas fórmulas problemáticas para então fazer novos bug reports.

Qual versão do LibreOffice que você usa e qual é a versão do Microsoft Office das pessoas com quem você trabalha?

1 curtida

Eu não tenho essa pasta na minha /home, eu tenho que criá-la ou ela deveria ser gerada automaticamente? O wine já está instalado.

A minha do Libre é a “Versão: 6.4.2.2” veio com o Ubuntu 20.04. Já a do office depende da pessoa que me manda os arquivos.

Vou printar alguns de umas formulas simples que eu ví hoje.

Ela provavelmente está oculta. Vai na sua home e aperte CTRL+H

Captura de tela de 2020-05-05 21-01-40

Razão e proporção

Vou postar um que peguei do WPS na tentativa de achar algo compativel.

Esse aí parece coisa de Alien. :smiley:

Já fiz isso

@Pablo8, essas fórmulas que você me mostrou, estão sendo visualizadas no LibreOffice e no WPS Office (e foram criadas pelo Microsoft Office), correto? Você pode me dizer onde estão exatamente os erros em cada uma delas?

Suponho que todos esses “¿” não deveriam aparecer, mas não sei, se no lugar, deveria ter outra coisa ou simplesmente estar vazio. E nas fórmulas sem esse “¿”, onde está o erro?