Instalação do Linux em partição de HD indesejada

Poxa, @anon99219498, devo admitir que está um pouco confuso pra mim. Sou completo iniciante em Linux, então, sem instruções mais detalhadas, eu me sinto mais confortável fazendo pelo gerenciador do Windows. Vou fazer umas perguntas e comentários que eu acho que podem ajudar a me ajudar.

  • Farei a formatação do HD por onde, pelo Windows?
  • O Windows foi instalado no SSD, não há nada dele no HD.
  • Sobre o formato GPT, eu me lembro de ter visto isso somente na gravação do pendrive bootável. É disso que você fala?

Minha dica é a seguinte: quando você liberar espaço no Windows para poder instalar o Linux, não precisa criar uma partição, deixe o espaço como não alocado. A maioria dos instaladores das distribuições mais populares são capazes de identificar o espaço não alocado como um espaço livre para a instalação do sistema, cuidando do ajuste do particionamento e da instalação do carregador de inicialização (boot loader).

Observe que o esquema de unidades do Windows não se aplica no mundo Linux e não necessariamente se aplica no firmware da máquina, principalmente quando você cria uma unidade e atribui uma letra arbitrária. No Linux os discos são representados por dispositivos de bloco, que são gerados automaticamente e colocados em “/dev”.

Eu vejo que você tem um SSD na primeira porta SATA, “/dev/sda”, e acredito que o “/dev/sdb” é um HD de 1 TB.

Não é trivial consertar. Se você tiver dados que gostaria de tentar recuperar, vai ficar ainda mais trabalhoso.

Sugiro que você refaça o particionamento usando o Windows e deixe um espaço não alocado para o Linux. É o jeito mais fácil.

3 curtidas

Olha, se quiser fazer do jeito “fácil” mesmo, sendo que vc não tem nada do windows nesse HD, vc pode desconectar o disco do windows do computador, iniciar o instalador do Linux e usar “instalação de disco inteiro”. Use o modo UEFI pra instalação, mais moderno.

Depois conecte o seu disco com o windows novamente e vc poderá escolher qual sistema iniciar pelo menu de boot do seu computador. Verifique o manual da placa ou notebook em como acessar a firmware (Antiga BIOS) e menu de boot.

Assim vc deixa a instalação de forma automática.

Se você quiser criar uma partição de dados para trocar arquivos entre os sistemas operacionais, aí já precisará fazer do jeito “difícil” criando partições manualmente.

—Edit:
Formatação não existe no linux. format é um comando do msdos e windows. O correto é “criar sistema de arquivos”. Isso evita a confusão entre criar uma partição e criar o sistema de arquivos, que pode ser muitos tipos diferentes. Além do mais o termo formatação as vezes é utilizado erroneamente como sinônimo de reinstalação completa do sistema operacional, criando mais confusão na hora da gente prestar suporte!

Oi @knimer e @anon99219498 . Obrigado aos dois pelas respostas e explicações.

Não tenho dados com os quais precise me preocupar. O primeiro passo seria formatar a partição ou seria formatar a unidade D:/ por completo? Eu precisaria desfazer essa partição que criei?

Pra facilitar 1000%, recomendo seguir a dica do @Deleterium. É só desconectar o disco do computador, instalar o Ubuntu no seu HD selecionando “Apagar todos os dados do disco e instalar uma cópia do Ubuntu” ou algo assim (se você não tem nada a perder nesse HD).

Estou analisando melhor as fotos e ficou confuso porque na primeira foto a partição / está no disco sda, numa partição de aprox. 53 GB.

Depois na outra foto a partição / está no disco sdb, partição com aprox. 430 GB.

Se vc instalou no disco sdb (hd 1 TB) está tudo certo já… Vc tem o seu sistema instalado no hd e tem uma partição de 500 GB pra arquivos.

Não, não, a primeira foto não tem nada a ver com o meu computador, é uma screenshot do vídeo do tutorial do canal Diolinux no YouTube. Só a segunda é a do estado deste computador. Quanto ao restante, sim, é isso mesmo.

Pessoal, eu não tenho problema com o mais difícil, não. O objetivo continua o mesmo, colocar o Ubuntu numa partição de 500GB, deixando o restante para o Windows 10. Estou só sem saber por onde começar e quais passos seguir.

Minha sugestão é que você volte no gerenciador de discos do Windows, apague as partições do HD de 1 TB, crie uma partição para dados em formato NTFS com o tamanho que julgar melhor e deixe pelo menos uns 50 GB não alocados para instalar uma distribuição da sua preferência.

Observe ainda que dedicar 500 GB só para o Linux é overkill. Nossos binários são pequenos. Por isso mesmo, não acho que o particionamento ficou bom. Se tiver receio com o espaço na raiz, aloca 100 GB, mas 500 GB realmente não tem necessidade, já que você vai usar uma partição separada para os arquivos, em formato NTFS, para poder ser lida pelos 2 sistemas operacionais.

É importante que fique claro que o Windows não vai acessar nativamente nada do Linux. Ele não vai reconhecer como um sistema-de-arquivos válido, nem vai atribuir uma letra de unidade. O Linux, por outro lado, vai acessar os dados do Windows.

Se pra você 500 GB para a raiz não são um problema, não precisa fazer mais nada, como disse o Deleterium, talvez apenas mudar o nome da partição NTFS que está como “Ubuntu” para outra coisa (talvez “Dados”) e utilizá-la para intercambiar arquivos. Com uma raiz gigantesca de meio terabyte, se você joga, uma dica é colocar os jogos que rodam nativamente no Linux no Linux e os que rodam nativamente no Windows no Windows, assim o uso do espaço fica mais equilibrado. Há muito espaço para virtualizar outros sistemas operacionais também.

Acho que é isso.

2 curtidas

Ok! Obrigado.

Vou editando para documentar o que estou fazendo.

  • Apaguei as partições antigas e criei uma nova, deixando 75GB não alocados:

  • Estou fazendo a reinstalação com o pendrive bootável. @knimer, por favor, eu notei que ainda tem esse “3. Windows Boot Manager”, que apareceu depois da instalação do Ubuntu. Acho que costumava ser o “▒▒▒▒▒” que eu mencionei. Poderia me ajudar a entender do que se trata? Não era pra ter sido apagado quando eu deletei as partições do HD? Pesquisei um pouco e parece que é um programa de inicialização do Windows, o que é estranho, não? Por que um terceiro se o Windows está no SSD?

Apagar as partições no HD não altera nada com relação ao bootloader. A tendência para quem instala muitos e muitas vezes o sistema operacional em modo UEFI é que as entradas de boot vão se acumulando. Pra entender melhor funcionamento do UEFI lembrei desse tópico: Problemas com o Grub, Pop!_OS e UEFI - #4 by Deleterium

Bem, você pode investigar qual entrada é a válida e apagar as demais, embora eu ache desnecessário uma vez que vc é iniciante. Também não sei como funciona o windows, talvez ele insira seu bootloader em todos os discos que tiverem na máquina…

Acho que entendi. Bom, eu gostaria de ter essa ordem de prioridade de boot mais “organizada”, digamos assim. Antes de fazer qualquer instalação, só apareciam essas duas:

  • Windows Boot Manager (WDC WDS240G2G0B-00EPW0)
  • Windows Boot Manager (WDC WD10SPZX-21Z10T0)

Por que seria desnecessário, além de se tratar de um processo avançado? E, eu poderia seguir com a instalação mesmo assim, não vai atrapalhar em nada?

Quando um usuário iniciante for fazer operações (Ex: dualboot) desse tipo recomendo sempre pedir ajuda a um usuário mais experiente, pois por mais que vc tenha visto um vídeo ensinando a fazer as vezes muda um detalhe ou outro na configuração, coisa q um usuário mais experiente vai perceber.

É desnecessário porque não afeta a instalação dos próximos sistemas operacionais. Vai ser apenas uma entrada a mais pra vc escolher, que o máximo que pode acontecer é ela não funcionar. Mas se vc apagar a entrada errada, vai ter problemas para iniciar o computador no sistema operacional que acabou errando para apagar a entrada (e ter que iniciar o modo de recuperação naquele sistema).

Entendi. Então, pegando o gancho do que o @anon96679446 disse, eu posso seguir com a instalação me orientando pelo tutorial?

se quiser entrar em contato comigo por alguma rede social e explicar o q exatamente vc quer fazer eu tento te ajudar. Assim vc evita fazer algo que possa prejudicar sua instalação do Windows.

Parece que tudo correu bem na reinstalação. O estado atual é este:

Ainda me pergunto por que tem essa Microsoft reserved partition no HD. Tem a ver com aquele Windows Boot Manager mencionado acima?

Há algo que poderia ser melhorado, ou então corrigido?

Agradeço muito a ajuda de vocês.

Ela armazena código que antes ficava em setores ocultos, algo que discos com MBR permitiam fazer e discos com GPT não permitem mais. Da documentação oficial:

The Microsoft Reserved Partition (MSR) reserves space on each disk drive for subsequent use by operating system software. GPT disks do not allow hidden sectors. Software components that formerly used hidden sectors now allocate portions of the MSR for component-specific partitions. For example, converting a basic disk to a dynamic disk causes the MSR on that disk to be reduced in size and a newly created partition holds the dynamic disk database. The MSR has the Partition GUID:

DEFINE_GUID (PARTITION_MSFT_RESERVED_GUID, 0xE3C9E316L, 0x0B5C, 0x4DB8, 0x81, 0x7D, 0xF9, 0x2D, 0xF0, 0x02, 0x15, 0xAE)

Qual código exatamente? Não ficou claro pra mim.

Quanto ao seu esquema de particionamento, não, acho que está excelente agora. Você tem um / com um tamanho legal e uma partição de dados bem grande, que pode ser acessada pelos dois sistemas operacionais.

1 curtida

Bom, então muito obrigado a todos vocês.

Foi um apanhado de comentários e explicações de vários usuários, mas acabei sendo mais influenciado por sua resposta @knimer, então vou marcá-la como a solução.

Quanto à dúvida sobre o MSR, devo reconhecer que ainda é avançado para mim, então vou me limitar a essa explicação. Espero que sirva de pista para outros usuários.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.